Um bom líder sabe que para revolucionar o mercado e melhorar a competitividade da sua marca é preciso criar algo inovador, agregando valor ao seu produto. Só que, geralmente, as pessoas acreditam que esse processo acontece apenas no longo e médio prazo, sendo difícil chegar no patamar almejado. 

De fato, se paramos para pensar apenas nos desafios, priorizando as complicações do dia a dia, ao invés das metas e objetivos, ter bons resultado será extremamente difícil.

Por isso, é fundamental alinhar o que seu negócio está fazendo hoje com as expectativas futuras, medindo todas as variáveis que interferem nesse processo. Esse é o princípio básico de uma gestão eficiente, que se aplica em qualquer cenário institucional. 

Nesse contexto, o Balanced Socored (BSC) atua muito bem, pois permite que as indústrias entendam como devem agir, estabelecendo objetivos e definindo estratégias e iniciativas mais assertivas.  

Daí, além de entender o que significa BSC, é importante conhecer os benefícios, além do funcionamento dessa metodologia.

Se você continuar essa leitura, prometemos que os principais pontos sobre esse assunto serão explicados. Vamos?!

O que é BSC?

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia usada para resolver questões complexas, medindo o progresso das indústrias em relação às metas de longo prazo. Ele se inicia a partir de uma estratégia traduzida em objetivos, metas, indicadores e ações que visam o objetivo da empresa.

Essa ideia surgiu com os professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan, que apresentaram um modelo sistêmico para definir metas, controlar e medir resultados, mas sem o uso de indicadores tradicionais, como financeiros, de mercado ou faturamento.

Com passa o tempo, o BSC se tornou uma das metodologias mais utilizadas para medir o desempenho, definir as melhores ações e estruturar todo o planejamento das organizações. 

Por isso, é aplicado em vários contextos, diversas empresas e diferentes tipos de negócio, considerando quatro componentes estratégicos: 

  • os objetivos: como o nome já diz, os objetivos mostram onde a empresa quer chegar, como marketing, custos ou gestão de pessoas;
  • os indicadores: também conhecido como métricas de desempenho, é um conceito que indica se os objetivos estão dando o resultado esperado;
  • as metas: a ideia aqui é parecida com os objetivos, porém, aqui, estaremos olhando para o nível de performance desejada em cada um dos indicadores;
  • as iniciativas ou os projetos estratégicos:  nesse ponto, é preciso intervir, utilizando iniciativas para garantir que as metas serão alcançadas.

Agora você conseguirá entender como tudo isso acontece de fato. Continue a leitura que explicaremos! 

Balanced Scorecard: como funciona? 

Na prática, o BSC define os objetivos e métricas que serão utilizadas conforme as perspectivas e habilidade das empresas.  

Nesse planejamento haverá uma hierarquia interligando a capacidade financeira, as metas futuras, os clientes e os processos que serão utilizadas a favor da metodologia. 

Tudo isso requer aprendizado, conhecimento e constância, formando os três pilares fundamentais para consolidar as conquistas no longo prazo. Além desse, 

Nesse tópico, separamos algumas perspectivas que podem ser usadas para guiar todo o processo interno das indústrias. São elas:

Perspectiva financeira:

Se quero que minha indústria cresça, eu preciso investir. Mas, para isso, eu preciso organizar todo o sistema financeiro da minha empresa. Agora que sei o que quero, como devo prosseguir?

Bom! Se organizar financeiramente requer tempo e planejamento para delinear os pontos de melhorias para esse setor. Para dar credibilidade e entender se o caminho percorrido é o ideal, precisamos olhar para as métricas. 

Os indicadores financeiros mostram se as iniciativas estão ou não dando o resultado esperado, sendo fundamentais para indicar a lucratividade do negócio, o faturamento bruto e o valor agregado do produto.  

Perspectiva dos Clientes:

Para melhorar nosso relacionamento com o mercado consumidor, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?

A resposta é simples: seu produto deve ser visto com qualidade superior ao da concorrência. Essa estratégia considera as melhores características de uma mercadoria, desde o preço até as funcionalidades, de modo que o público perceba por meio do marketing que sua marca é a melhor escolha. 

Além disso, é preciso considerar o pós-venda, criando ações para toda jornada de compra, além da imagem e reputação do negócio. 

Nesse momento, os gestores devem se perguntar: quais são as estratégias estão funcionando para atrair meu público e o que está encantando essas pessoas na hora de se relacionar com a minha marca? 

Como medir isso? Por meio de pesquisas de satisfação do cliente.

Perspectiva dos Processos internos:

Para ter bons resultados e entregar qualidade aos clientes, é importante contar processos internos otimizados. As etapas produtivas precisam evoluir por meio da inovação e técnicas novas, facilitando a rotina e o trabalho operacional da indústria. 

Para satisfazer seus clientes, quais processos de negócios você deve alcançar a excelência?

Pois bem! O caminho que te leva a excelência é simples. Aqui, você trabalhará para resolver as falhas e gargalos, implementar melhorias, testar os resultados e reiniciar o processo. 

Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:

A perspectiva de aprendizado e crescimento determina que todos os processos de uma empresa podem ser melhorados, seguindo único caminho que não falha: a busca por conhecimento.

O BSC também diz respeito ao valor que as indústrias conseguem alcançar, relacionando ativos intangíveis e que fazem toda diferença para um crescimento saudável, como investir em infraestrutura ou oferecer treinamento aos seus colaboradores. 

Para alcançar esse objetivo, como você pode sustentar a capacidade de mudar e melhorar de uma indústria? A resposta é simples! Verifique o número de horas gastas em treinamento e a quantidade de certificados que seus funcionários possuem em cursos terceirizados. 

Vantagens de utilizar essa estratégia

Para convencer que o BSC é a melhor escolha que potencializa seus resultados mais, listamos os principais benefícios do método abaixo!

1. Visão sistêmica do planejamento

O Balanced Scorecard fornece uma visão simples e intuitiva dos fatores mais importantes para o crescimento da empresa.

Com ele, é mais fácil entender quais são as principais metas e objetivos do negócio, permitindo um contato mais efetivo dos colaboradores em relação ao que precisa ser feito.

2. Melhoria contínua

As estratégias do BSC são construídos conforme as necessidades e particularidades da empresa, aperfeiçoando todos os pontos que precisam ser melhorado. Considerando os objetivos e metas, a estratégia é renovar os procedimentos internos, utilizando soluções tecnológicas para otimizar o desempenho. 

Em um mercado tão competitivo o método de gestão precisa ser o mais flexível possível, que acompanhe tudo o que tudo que acontece na empresa. 

3. Agregando pontos complexos

O Balanced Scorecard agrega pontos complexos da empresa, contemplando a relação com o mercado consumidor, o relacionamento com seus colaboradores, até o aprendizado e conhecimento da própria empresa.

Considerações Finais 

É muito importante que uma indústria, antes de começar a utilizar qualquer tipo de técnica ou método, realize um diagnóstico de qualidade na sua empresa. 

Isso levantará quais os pontos mais importantes, que precisam ser melhorados, bem como os que estão dando certo.

Se você deseja começar a utilizar, ou, quer aperfeiçoar o uso de ferramentas de qualidade, acesse nosso blog e leia os artigos sobre sistema flexíveis e tecnologia de gestão, soluções tecnológicas que podem ajudar seu processo de implementação da BSC.

Dessa maneira você terá uma visão mais ampla sobre as necessidades de sua empresa e as melhores maneiras de supri-las. Gostou desse artigo? Então siga a Sensio nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.