É muito comum ouvirmos que uma empresa para dar certo precisa ter planejamento, a fim de evitar perder tempo com erros e falhas. 

Esse tipo de estratégia é extremamente importante para o mundo dos negócios, tornando-se um consenso entre as empresas que apresentaram sucesso ao longo das últimas décadas.

Apesar disso, o que não falam, principalmente para pequenos empreendedores, é como as instituições devem e podem basear seu planejamento se querem melhorar sua produtividade e aumentar seus ganhos. 

A curva de ABC é um exemplo prático de como uma cadeia produtiva pode se tornar mais eficiente quando implementada do jeito certo.

Quer saber mais a respeito ou o que esse tipo de prática pode trazer para seu negócio? Continue a leitura que te contamos tudo. 

Vamos?

O que é Curva ABC

A curva ABC é uma metodologia que classifica as causas dos problemas, em uma empresa ou indústria, por ordem de importância e de forma visual.

Nesse padrão de gestão, o uso de ferramentas estatísticas e gráficas para entender toda a cadeia produtiva é muito comum.

O principal objetivo desse método é auxiliar na tomada de decisões, baseando-se  na teoria de que os problemas ou defeitos observados têm origem nas mesmas causas e com isso, criar um foco principal para a aplicação de melhorias.

Ao identificar essas possíveis melhorias, poderão ser feitos reajustes que tornem a empresa mais eficiente no sentido operacional, evitando desperdício e esforços desnecessários.

Porque você deve fazer

Independentemente do ramo de atuação, é importante obter a classificação dos produtos por volume de estoque e quantidade vendida. E isso é o que a curva ABC  mostra a você.

Por se tratar de um método que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro de um determinado contexto, essa técnica faz com que os gestores busquem implementar soluções tecnológicas e estratégias de marketing, por exemplo, para produtos e itens que apresentam mais importância para o operacional de uma empresa. 

Além disso, os resultados observados na análise da curva ABC, podem ser utilizados de forma geral para:

  • Identificar, detalhar e analisar os problemas e suas respectivas causas (operador, equipamento, etc.);
  • aplicar melhorias, priorizando as ações que focam apenas nos melhores resultados;
  • dar argumentos fundamentais para a construção de mais ações de melhorias;
  • explicar as causas de grandes problemas e encontrar outras soluções possíveis para resolver e assim gerar mais know how para o mundo dos negócios.

Desta maneira, a qualidade e a produtividade podem ser alcançadas em todos os setores de uma instituição, desde o chão da fábrica até o departamento financeiro. 

Para além de todas essas vantagens, as empresas que utilizam a curva ABC conseguem construir dados mais assertivos e mapear as preferências dos seus consumidores. 

Essa característica é extremamente importante para a jornada de compra dos clientes, o que a torna experiência dele mais positiva e vai de encontra com o novo comportamento industrial: a era do Customer experience

Como fazer

Em primeiro lugar, a classificação da curva ABC pode ser feita da seguinte forma: 

“os produtos que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para sua empresa ficam classificados na curva C.”

A seguir vamos te explicar melhor como funciona exatamente essas etapas.

Etapas da classificação

Ao construir essa metodologia dentro de uma instituição, você passa a entender as principais relações que uma cadeia produtiva apresenta. 

A curva ABC não vai classificar somente problemas, mas também outras informações necessárias para administração da empresa, como por exemplo o volume de estoque.

Utilizando o princípio de Pareto de que 20% das causas  é responsável por 80% do problema principal, muitas vezes é verificado que uma pequena parte do estoque tem um elevado consumo, enquanto o restante tem uma rotatividade menor, sendo dividida em 3 classificações diferentes:

A - 20% dos itens que representam 80% dos custos/receita;

B - 30% dos itens que representam 15% dos custos/receita;

C - 50% dos itens que representam 5% dos custos/receita.

Enquanto a classificação A representa a maior parte dos custos, as classes B e C possuem maior parte dos itens, mas com utilização de 20% no total, mesmo que sejam os maiores volumes estocados. Isso acontece com base na regra do 80/20 do diagrama de Pareto.

Diagrama de Pareto 

O conceito de qualidade utilizado na aplicação de melhorias para uma empresa, teoria por trás da curva ABC, foi desenvolvida pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran, após verificar que poucos fatores seriam responsáveis pela maioria dos problemas.

O consultor usou como base a Lei de Pareto, desenvolvida pelo economista Vilfredo Pareto de que somente 20% das pessoas possuem 80% da riqueza de um país. Essa observação passou a fazer parte de outras análises, até ser usada no meio empresarial.

Um caso prático para aplicação: controle de estoque

Imagine que na sua empresa, na gestão de estoque, pode-se concluir que o produto x é o grande responsável por boa parte do faturamento. 

Para chegar nesse resultado, liste seus produtos, coloque valor unitário, a quantidade e o valor total de cada item. Após isso, é indicado utilizar um software de gestão ou uma planilha de Excel para estimar esses resultados. 

O próximo passo é calcular a participação de cada produto no total de vendas e para isso utilize a seguinte fórmula:

Valor total de produtos X Valor total de vendas

Agora, você pode conhecer os produtos que são mais vendidos, ou seja, que mais saem do seu estoque, separando-os de acordo com a metodologia ABC.

Com essas informações você já consegue criar sua curva ABC, onde sua tabela de produtos estará organizada de acordo com os percentuais de vendas, do maior para o menor. 

Em seguida, basta somar os produtos que estão no topo da lista até atingir 80% (classe A) e assim por diante para conhecer a classe B e C. 

Pronto, agora você já conhece os produtos que mais contribuem para o seu resultado, é possível evitar erros com o estoque insuficiente de produtos que vendem um grande número de unidades ou que fique com muitos produtos que quase não saem do seu negócio.

Que tipo de curva ABC é ideal para o seu negócio?

Agora que entendemos os objetivos da análise de uma curva ABC. Como você acha que sua análise precisa ser para alcançar os resultados e insights desejados?

Você está procurando uma análise ABC simples baseada em apenas um critério? Ou você precisa de uma análise ABC mais detalhada que analise vários fatores?

Para um resultado rápido e fácil que todos possam entender, provavelmente não faz sentido fazer uma análise complexa, assim como fizemos no exemplo prático de controle de estoque. 

No entanto, se você precisar de uma riqueza maior de detalhes ou entender as características de um setor mais complexo, a Curva ABC precisará mergulhar um pouco mais fundo.

ABC mais complexo 

Se sua empresa estiver interessada em identificar quais itens geram mais dinheiro, a fim de orientar sua equipe de planejamento a priorizar esses produtos, é preciso analisar o seguinte contexto:

“Ao observar duas dimensões diferentes, podemos obter uma visão muito mais rica de como cada item se comporta nos dois fatores em questão. Por exemplo, se um produto tem uma classificação baixa em termos de margem, mas alta em termos de número de pedidos de clientes, ainda podemos ver que esse é um produto-chave em nosso sortimento.”

Análise ABC simples 

Imagine que ao montar uma empresa, você precise de um armazém. Para aumentar a eficiência dos trabalhadores responsáveis por esse setor, é essencial saber quais itens precisam ter a melhor localização ou um fácil acesso. 

Com isso, a  análise ABC simples pode te ajudar, ao calcular apenas o número de linhas de pedido ou volume de vendas seria suficiente. Ou seja, você pega os critérios mais importantes e categoriza os produtos com base na extensão em que cada produto contribui.

Considerações Finais

Graças à tecnologia, as pequenas empresas vêm conquistando uma gestão mais eficiente. Na era da indústria 4.0 e da análise de dados, não se pode tomar decisões anotando tudo no caderno, como antigamente. Muito menos acreditar que você ou seus funcionários  vão preencher manualmente planilhas e mais planilhas para fazer este controle manual.

Logo, concluímos que o aumento da eficiência e o planejamento mais produtivo, só é possível graças a conciliação de teorias como as do teorema de Pareto e a curva ABC com ferramentas que potencializam o sistema de controle de estoque. 

O erro de pequenas fábricas é pensar que não estão aptas a fazer esse investimento e não ter um controle eficiente sobre o seu estoque, por exemplo, perdendo tempo, dinheiro e comprometendo todo o seu planejamento a médio e longo prazo. 

Nesse caso, a Sensio ERP pode te ajudar de duas formas:

  • A segunda é que desenvolvemos um sistema de gestão integrado inteligente e intuitivo para te ajudar nas operações da sua cadeia produtiva, inclusive com o método de análise para Curva ABC.

Para saber como o sistema da Sensio utiliza esse método, nossa central de ajuda preparou um passo a passo para que você implemente a sua Curva ABC

Agora se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso setor comercial e faça um teste grátis da nossa plataforma. 

Até a próxima!