Como implantar uma cultura de feedback

Feedback é algo que pode melhorar o ambiente da sua empresa e ainda crescer os resultados. Confira como implementar uma cultura de feedback nesse artigo.

Renata Parma
Gestão

Até aí, tudo bem. Muito provavelmente os funcionários sabem desse fato. Entretanto, um problema muito comum que pode acontecer é quando os colaboradores não são informados a respeito de seus pontos de melhora, ou seja, em que atividades eles precisam reajustar sua forma de atuação.

Sendo assim, é preciso uma comunicação clara entre o que realmente se espera desse colaborador e como ele pode reajustar seus pontos fracos. Para conseguir esse feito, a aplicação de uma cultura de feedback é uma excelente maneira de comunicar esses empregados e dessa forma manter um diálogo franco a respeito das questões da empresa.

Para entender mais sobre a cultura de feedback, bem como suas vantagens e como implantá-la na empresa, não deixe de ler o artigo de hoje!

O que é uma cultura de feedback?

O feedback profissional consiste em emitir uma opinião sincera, mas não agressiva, a respeito do desempenho do colaborador após a conclusão de uma determinada tarefa ou um conjunto de práticas.

Considerado um ponto-chave da área de recursos humanos, o feedback pode ajudar bastante as empresas a identificarem erros de percurso, para que assim, junto dos profissionais, sejam constatados pontos de melhoria e/ou formas diferentes de ação, sempre visando o sucesso do estabelecimento.

Em geral, é mais adequado os gestores aplicarem esse método após um período de tempo considerável, e não de forma repetitiva, sem necessidade, após cada tarefa realizada. Isso não significa que essa ação deve ser realizada em espaços de tempo muito distantes; pelo contrário, é importante que essa cultura seja implantada aos poucos e depois solidificada como um procedimento da rotina administrativa.

O problema neste caso seria emitir opiniões de forma excessiva, e com um mesmo colaborador, pois isso pode despertar um sentimento de perseguição ou desconfiança no funcionário. 

Estabelecer um planejamento pode ajudar e dar tempo e oportunidade ao colaborador colocar em prática os aprendizados do último feedback recebido, além de propiciar a janela de tempo necessária para uma nova avaliação.

Dessa forma, é essencial que os gestores saibam os melhores momentos para expor os pontos que precisam ser ajustados. Em suma, é vital também não adotar uma postura desafiadora, porque essa ação pode prejudicar negativamente o desempenho do profissional.

Quais os benefícios para a empresa após a aplicação de feedbacks?

Uma cultura de feedback não é simplesmente algo a ser implementado porque todos estão fazendo. É um processo que tem resultados e benefícios que podem melhorar não só o ambiente como os resultados do seu negócio.

A seguir você confere os benefícios de adotar uma cultura de feedback em sua empresa.


Alinhamento com as metas da empresa

Quando há uma cultura de feedback dentro da organização, os colaboradores sabem que podem contar com um apoio para saber se estão no caminho certo. Ou seja, quando os gestores informam aos empregados aquilo que eles estão fazendo de forma eficiente e, ao mesmo tempo, as atividades que precisam de mais esforços, esses indivíduos se sentem melhor assistidos.

Portanto, após o alinhamento das ações visando o cumprimento das metas individuais, o alcance das metas da instituição também têm mais chances de serem alcançadas com êxito.

Objetividade e clareza

Com uma comunicação clara, problemas como fofocas e desentendimentos são evitados. Isso acontece porque com a aplicação de um feedback eficaz, transtornos dessa natureza são prevenidos, uma vez que os colaboradores não se sentem diferentes entre si nem muito menos “perseguidos” pelo gestor, dado que essa prática de receber opiniões se torna algo natural. Logo, a organização só tem a ganhar.

Desenvolvimento profissional

Não podemos dizer que todas as críticas construtivas são recebidas de forma positiva por todos os funcionários, primeiro porque cada um tem uma personalidade diferente e segundo porque isso tem a ver com o grau de amadurecimento profissional desse trabalhador.

A propósito, é possível melhorar até mesmo o desempenho desses funcionários que têm dificuldades de receber críticas, sendo que a não aceitação dos posicionamentos dos gestores já é, por si só, o primeiro passo para identificar esse ponto de Aquiles.

O desafio nesse caso é conseguir mostrar a esse profissional que os pontos apontados são uma maneira de ajudá-lo e apoiá-lo, facilitando a concretização das suas tarefas.

Estímulo para o trabalho

Com relação aos colaboradores que sabem receber os feedbacks como algo construtivo, estes têm mais chances de evoluírem na sua função dentro da instituição, pelo fato de que o reconhecimento do seus trabalhos promove a valorização individual, dado que essa pessoa se sente mais satisfeita ao desempenhar seus cargo, ainda mais sabendo que está o fazendo com eficiência. 

É importante ressaltar  que o feedback não é apenas baseado em destacar pontos negativos a respeito do trabalho do funcionário. Pelo contrário: é essencial que os empregados não olhem esse retorno como uma espécie de “apontamento de dedos”, quando alguma coisa não sai conforme o esperado.

Por outro lado, os líderes empresariais também necessitam saber direcionar seu discurso de forma assertiva, procurando destacar os aspectos positivos do trabalho desempenhado pelo colaborador, para só depois, informá-los sobre os quesitos que carecem de melhorias. 

Nesse momento, é interessante sugerir atitudes palpáveis para alcançar essa mudança, e sempre procurando saber se o mesmo está se sentindo confortável e em comum acordo para a efetivação dessas modificações.

E como implantar essa prática no ambiente corporativo?

Ao implantar a prática de feedback na empresa, os gestores podem utilizar-se de algumas técnicas e/ou ações. Confira a seguir cada uma delas.

Procure fazer uso de críticas construtivas

Muito raramente o funcionário não sairá desapontado após ouvir um comentário desagradável sobre o seu trabalho, onde o mesmo se sinta diminuído. Apesar de ser uma atitude extremamente insensível, infelizmente alguns administradores ainda pecam nesta questão. Ou seja: falta empatia, saber colocar-se no lugar do outro.

Outro ponto que merece atenção é procurar não expor o colaborador na frente dos outros colegas; é importante chamá-lo para conversar em particular, para evitar constrangimentos.

Elogie os colaboradores

Assim como mencionar os pontos de melhora, é essencial que os funcionários sejam motivados por meio de elogios genuínos, principalmente antes de os chefes exigirem novas posturas desse profissional. A partir disso, os empregados sentirão peças importantes (como de fato, são) para o sucesso da empresa.

Adote o feedback continuamente

Não deixe para aplicar o feedback apenas após uma reunião ou quando algo parece estar dando errado. É primordial saber fazer conversas de forma regular, de maneira que essa prática seja vista como um procedimento constante da empresa. 

Desse modo, a cultura de feedback não é vista como algo momentâneo e nem apenas como um ato para emitir críticas.

Saiba receber feedbacks 

É fundamental saber também ouvir o retorno do funcionário sobre um feedback emitido. Afinal, é preciso humildade e saber dar espaço para que o colaborador exponha seu ponto de vista. Por vezes, o próprio é quem sugere melhorias a respeito de sua prática profissional.

Conclusão

Como vimos, a inserção de uma cultura de feedbacks é algo que precisa ser naturalizado dentro das empresas, de forma contínua e sem tantas tantas dificuldades na comunicação, como data e horário marcados.

Dessa maneira, o desempenho dos funcionários será melhorado, graças à motivação gerada por feedbacks constantes, o que contribui para resultados proveitosos para toda a organização.

O sucesso de uma organização depende de muitos fatores, e um deles é o alinhamento das equipes de acordo com o objetivo da empresa e das metas a serem alcançadas visando o crescimento do negócio.

Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.