Volta e meia, em algum momento da vida, às vezes por reflexão, ou às vezes por necessidade, as pessoas perguntam umas as outras “Qual o segredo do sucesso?”.

A resposta para essa pergunta para grandes empreendedores, como a Luiza Trajano, não é a mais fácil de ouvir. 

Para um empreendedor de sucesso, não há nenhum segredo para chegar lá. O que há é trabalho duro, investimento no negócio, comprometimento e conhecimento. 

Ao criar bons hábitos profissionais e se aprimorar a cada dia, bem como ter uma equipe qualificada e ferramentas que agregam valor para o crescimento do negócio, é o que todo empreendedor precisa fazer.

Um bom empresário é aquele que dá a devida atenção tanto aos seus direitos quanto às suas obrigações como líder e dono, de forma a abraçar todos os problemas e as necessidades da sua marca.  

Nesse artigo, vamos te apresentar os principais hábitos que bons empreendedores usam para se manterem no mercado. Você vai entender o que eles comem, bebem e pensam na hora de gerir sua empresa. 

E aí, quer ser um empreendedor de sucesso? Então, não perca o conteúdo desse artigo. 

O caso de sucesso de Luiza Trajano 

A Magazine Luiza, uma das três maiores varejistas do Brasil, cresceu muito nos últimos anos. Para chegar a esse patamar e se tornar a companhia que é hoje, foi preciso muita garra e dedicação. 

Luiza Trajano, atual presidente da empresa, é a responsável pelos resultados positivos que a marca vem alcançando ao longo de décadas. 

Com o seu lado empreendedor, desde de pequena quando trabalhava de balconista na loja do seus tios (atual Magalu), sempre atendeu bem os clientes e priorizou suas necessidades. 

Quando sua tia disse que ela iria se tornar dona da loja, ela não pensou duas vezes e aceitou o desafio.

Hoje, graças a ela, o Magazine Luiza é referência em inovações no mercado, procurando sempre estabelecer uma relação positiva com seus funcionários e com seu público. 

Ela é um exemplo de empreendedorismo, pois construiu sua carreira com muita garra e sabedoria. Dentre os principais ensinamentos de Luiza, destacamos:

  • Reclame menos e aja mais - um bom empreendedor tem pouco tempo para pensar no problema, pois gasta maior parte da sua energias na solução dele; 
  • Cliente o bem mais importante - uma empresa de sucesso coloca seus clientes no centro das suas decisões;
  • Críticas são mais valiosas - no mundo dos negócios você pode transformar críticas em grandes oportunidades, então não as coloque em segundo plano;
  • Um time de sucesso não tem só uma empresa, mas sim várias - a satisfação dos seus funcionários é tão importante quanto a satisfação do seu consumidor. Por isso, trate-os com a devida importância que merecem. 

As ideias em que a Luiza acredita não são diferentes das idealizadas por outros grandes empreendedores de sucesso, assim como Steve Jobs, Walt Disney, Bill Gates e outros importantes nomes do mundo dos negócios. 

Eles não acreditam em milagres e sim na dedicação de fazer dar certo, sempre com base na informação, no autoconhecimento e na valorização das pequenas conquistas do dia a dia. 

Ninguém nasce grande, mas torna-se ao longo da vida!

Para entender melhor o que estamos dizendo, mapeamos 7 hábitos que tornam um empreendedor um grande sucesso. Veja a seguir!

Um bom empreendedor precisa…

Existe uma teoria, criada pelo cirurgião plástico americano Maxwell Maltz, que sugere praticar uma certa rotina por 21 dias ininterruptos. 

Ao final desse período, você terá criado um hábito. A ideia apresentada por ele é que se faça algo repetidamente, até que se torne automático. 

Essa teoria garante o mesmo resultado nas mais diversas áreas da vida. Isso porque de acordo com o médico, é muito mais difícil condicionar nossa mente pensando nas mudanças como algo permanente e eterno.

Contudo, ao encarar os novos hábitos como algo mutável, transitório e de forma inconsciente enviar uma mensagem para a nossa consciência, o processo não será tão difícil quanto achávamos.

Hoje, se eu pudesse te dar um conselho, seria: faça tudo que discutimos aqui e veja como é possível melhorar os resultados da sua empresa com pequenas mudanças, pois esse é o poder do hábito.

Rotina organizada

A organização é a palavra de ordem no mundo dos negócios. Em qualquer área de atuação, manter uma rotina organizada é o primeiro passo para conquistar patamares mais elevados. 

A disciplina, não é importante apenas pensando na estabilidade da vida profissional. Ela é igualmente favorável para a lucratividade das empresas e para o bem-estar corporativo.

Isso porque, quanto mais tempo uma pessoa passa arrumando o ambiente de trabalho, menos tempo ele terá para problemas mais complexos. E, portanto, menos lucros traz para o negócio.

Para manter uma rotina organizada é preciso buscar o autoconhecimento sobre o seu negócio e construir um planejamento sólido a partir de então, o que não vai ser difícil se você se manter organizado.  

Estar em constante aprendizado

Algumas pessoas acreditam que estudar na escola ou na faculdade seria o bastante para uma vida profissional de sucesso, mas isso não é verdade. 

Com o mundo cada vez mais globalizado e as constantes transformações, um bom profissional passou a ser aquele que tem a capacidade de liderar diferentes frentes. 

O conceito de “lifelong learning”, muito conhecido no mundo dos negócios, prega justamente a necessidade de ser feita uma atualização constante. Isso não significa, porém, que os profissionais devem deixar de lado suas especializações e demais cursos. Ambos os conceitos devem caminhar em paralelo.

Além disso, quando falamos em aprendizado, por exemplo, queremos dizer que os processos envolvendo a rotina, operacional e administrativa de uma empresa, devem sempre ser revisto e melhorados continuamente. 

Essas melhorias são aplicadas ao longo de novas estratégias cujo foco sempre está no resultado obtido após a entrega.  E isso tudo depende do seu aprendizado.

Mais do que aprender, sempre colocar em prática

Estabelecer uma rotina e buscar conhecimento são pontos que só serão assertivos se colocados em prática. Por mais trivial que pareça, essa afirmação precisa sempre ser lembrada. 

Não tem como ser um empreendedor de sucesso se você não se dedicar a fortalecer a sua marca.

Nesse ponto, a participação dos colaboradores na busca por melhorias e objetivos encurta o caminho entre o desejo de acertar e as conquistas. 

Então, quando for começar a praticar, comece por fortalecer a aliança que você tem com eles para que mesmo quando você errar, eles acertem. 

Manter o corpo ativo

Um empreendedor de sucesso é aquele que cuida da empresa assim como cuida de si mesmo. Isso vale não só para a saúde física, mas também para a financeira. 

Ao cuidar da saúde, a disposição para realizar as tarefas aumenta, o que impacta diretamente nos resultados de uma empresa.

No mundo corporativo, por exemplo, está cada vez mais comum encontrar empresas que incentivam seus funcionários a praticarem atividades físicas e manterem hábitos saudáveis.

Se quer ter uma boa empresa, faça o mesmo. Mostre aos seus funcionários o que acontece quando todos os aspectos de uma pessoas estão em dia: saúde mental, saúde física, aprendizagem e inteligência emocional.

Focar no que traz resultado

A regra é clara: se não der produtividade, corta!

Essa frase ficou muito conhecida ultimamente em uma rede social, onde as pessoas produziam "memes" sobre situações em sua vida que não iam bem e precisavam de uma mudança significativa. 

O que pareceu engraçado para alguns, pode ser muito útil no mundo dos negócios. Isso porque o foco no resultado nem sempre é constante. 

Já dissemos que um empreendedor além de estabelecer uma rotina, precisa ser inteligente o suficiente para separar as melhores decisões e direcionar boa parte da energia para essas ideias. 

Não necessariamente essas serão as melhores escolhas, mas no mundo dos negócios, o jogo é de tentativa e erro. Por isso, é preciso arriscar e voltar atrás quando for necessário.

Um empreendedor de sucesso é capaz de entender essa ideia muito bem. 

Então, que fique claro para você leitor que deseja ser um empreendedor de sucesso: documente o máximo que puder suas estratégias para que seja possível analisar os erros, acertos e o resultado dela.

Criar e manter uma boa rede de contatos

Quando um bebe nasce é a rede de apoio que se construiu em cima de uma mãe que a mantém segura e salva dos perigos que é o trabalho de cuidar de uma criança. 

Essa analogia também é verdade dos negócios. Tanto os fornecedores, colaboradores e clientes serão a rede de apoio de uma empresa. Por isso, consolidar essa relação se faz necessário. 

O diálogo e informação serão importantes para construção desse relacionamento, principalmente se a intenção da empresa for melhorar a experiência dos seus clientes.

Para construir seu networking, tenha em mente as seguintes ideias:

  • Pratique a escuta ativa; 
  • Não tenha medo de iniciar uma conversa com alguém que você não conheça;
  • Tenha a sua história na ponta da língua;
  • Esteja em contato frequente com a sua rede;
  • Procure sempre por novos contatos.

Fazem o que deve ser feito independente da motivação

Se mesmo depois de ler esse artigo você ainda não se sentir motivado, lembre-se da regra dos 21 dias, ok?

A motivação não é algo constante ou um remédio que se compra na farmácia.

Em vários momentos, as dificuldades farão você pensar que tudo está perdido e que é chegada hora de desistir. Mesmo assim, você não deve se abalar.

Se a Luiza não acreditasse no potencial da sua empresa e que mesmo lá no começo, sem o alto investimento em publicidade, fosse possível chegar aonde ela chegou, o Magazine Luiza não seria uma das três maiores varejistas do Brasil. 

Um empreendedor é o cabeça da empresa que, felizmente ou infelizmente, é o responsável por manter a alma do seu negócio. 

Todas as dicas que demos até aqui vale para toda e qualquer pessoa que queira crescer mas, principalmente, se o sonho da vida for empreender. 

Como começar a ser um empreendedor de sucesso?

Para ser um empreendedor de sucesso, além dos hábitos que citamos, você precisa ter boas condições para gerenciar a sua empresa. 

A Sensio é capaz de oferecer exatamente essas características, através de um ERP simples e fácil de usar, que integra as informações dos setores mais importantes do seu negócio, como estoque, vendas, fluxo de caixa e produção. 

Com o ERP da Sensio, você tem à disposição o aplicativo móvel, o que facilita acompanhar ainda mais o dia a dia operacional da sua empresa. 

A praticidade que nosso sistema oferece te ajuda a ter uma rotina mais organizada e leve

Afinal, você fica livre do risco de sofrer com surpresas desagradáveis para sua empresa e para o cliente, como descobrir que um produto acabou no estoque após uma venda. 

Nossa empresa é voltada para pequenos negócios que, assim como a sua, deseja dar adeus ao retrabalho e aos erros devido a processos manuais. Com o Sensio, nunca foi tão fácil emitir notas fiscais e controlar a entrada e saída de mercadorias. 

Pensa que acabou? Ainda tem notícia boa!

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Até a próxima!