Bons empreendedores sempre estão atentos a todos os detalhes importantes para gerir seu negócio, principalmente, quando o assunto é pagamento de tributos.

Para melhorar a gestão fiscal das empresas é importante conhecer as melhores estratégias, soluções tecnológicas, buscando sempre melhorar os processos internos para dar mais autonomia aos colaboradores. 

A parametrização fiscal, por exemplo, é um método que ajuda na hora e pagar tributos, permitindo um melhor controle para as empresas e evitando gastos desnecessários. 

Entender mais sobre esse assunto é importante para empresas das mais diversas áreas e tamanhos. Neste artigo, explicaremos o que é esse conceito e quais as boas práticas para na hora de realizar a parametrização.

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O que é Parametrização Fiscal 

A parametrização fiscal é um método que reclassifica os códigos dos produtos vendidos por uma empresa, fazendo com que as operações de entrada e de saída se tornem mais fáceis de executar. 

Dessa forma, será possível realizar uma análise contábil eficiente que, ao calcular os impostos corretamente, conseguem apurar o que precisará ser pago com facilidade. 

Como resultado, os gestores observam uma diminuição de custos, uma vez que essa técnica também verifica se algum produto possui benefícios tributários — o que pode reduzir o valor a ser pago ou até mesmo isentá-lo. 

Vale ressaltar que é essencial estar informado sobre as leis reagem à cobrança de taxas. Essas informações mudam constantemente, por isso, realize o acompanhamento sempre que necessário para entender quais são alterações que interfere em cada produto e, assim, pagar menos impostos. 

Por fim, com a transformação digital cada vez mais presente na gestão empresarial, é possível investir em sistemas modernos que facilitem essa rotina. Dessa forma, os colaboradores terão melhores condições para organizar e manter os códigos dos produtos atualizados.

Quem precisa fazer 

A parametrização fiscal é essencial para qualquer negócio e retorna diversos benefícios. Essa medida é muito usada em empresa que lidam com o número grande de produtos e com potencial para economizar dinheiro.

A maior vantagem desse método, como já dissemos, é a redução de gastos desnecessários. Nesse caso, o dinheiro que se gastaria a mais poderá ser investido de outra maneira, desde da contratação de novos funcionários até a compra de novos equipamentos. 

É importante que você entenda que a classificação dos códigos dos produtos, quando feita corretamente, faz com que as empresas cresça e obtenha um diferencial de mercado. Aqui, as chances de sucesso são reais, uma vez que investir em melhorias traz mais oportunidades de negócio.

Para evitar dor de cabeça e problemas com fisco, ela também é útil. Toda empresa que implementa pagará menos impostos e, consequentemente, multas e outros tipos de penas. 

Como fazer 

Agora que entendemos o conceito e a importância da parametrização explicaremos o passo para que você consiga realizar esse processo na sua empresa. Confira!

Passo 1: as regras

O primeiro passo é estudar as regras de tributação. Geralmente, uma empresa responde por um CNPJ já possui uma regra estabelecida.

Nesse caso, os responsáveis por esse registro deverão cadastrar todas as combinações possíveis de CFOP x UF. Veja um exemplo a seguir:

Imagine uma empresa que comercializa diversos produtos, e vários deles possui isenção de PIS e CONFINS. Hoje, existem sistemas que calcula os valores automaticamente, baseado em informações previamente cadastradas. 

Por meio de soluções tecnológicas, também é possível atribuir alíquotas diferenciadas e realizar a substituição tributaria caso precise informar a alíquota MVA por estado. 

Passo 2: Operações fiscais

Após criar as regras, o próximo passo será implementá-las as operações fiscais. Essa etapa é a mais simples, e adota parâmetros como finalidade da nota (normal, devolução, etc.), operação (entrada/saída), base do custo dos itens (valor zerado? custo? tabela de preços?) entre outros.

O objetivo aqui é criar uma sequência operacional para cada processo referente as operações fiscais, por exemplo: 

  • Venda: Finalidade Normal, Operação de Saída, Valor dos Itens = Tabela de Preços;
  • bonificação: Finalidade Normal, Operação de Saída, Valor Zerado
  • Devolução para fornecedor: Finalidade Normal, Operação de Saída, Custo dos Itens;
  • Entrada de mercadoria ( Nf-e ): Finalidade Normal, Operação de Entrada, Custo dos Itens.

Passo 3: Itens

Por fim, é necessário organizar corretamente todas as etapas anteriores. Agora, é preciso cadastrar os produtos!

O primeiro passo é cadastrar cada item, com nome, modelo, fornecedor e outras informações que os diferencie uns dos outros.

Lembre-se de configurar o custo e, assim, garantir a aplicação do markup para tabela de preços. 

Dicas bônus: utilize a tecnologia a seu favor

Toda empresa visa alocar corretamente seus recursos financeiros para melhorar seus resultados. Mas, quais são os meios para chegar a eles?

Ao longo do texto vimos que a parametrização é uma estratégia útil para esse objetivo, uma vez que retorna uma economia de custo significativa. Além disso, essa iniciativa também permite processos mais organizados e até obtenção de benefícios tributários.

Acompanhar as alterações, entender as mudanças na legislação e atualizar as operações é um grande desafio para os gestores. Por isso, é fundamental investir em soluções para realizar o trabalho manual, oferecendo mais tempo para que eles lidem com questões mais complexas.

Pensando nisso, a Sensio oferece uma solução completa para que sua empresa faça atualizações tributárias, com informações parametrizadas e personalizadas diariamente. Isso fará com que a instituição opere alíquotas e regras tributárias, automatizando o faturamento e escrituração fiscal, e garantindo mais agilidade, confiança e qualidade nesses processos.

Nosso sistema vai além, permitindo a integração de todos os departamentos e centralizando as principais informações em um único lugar. Assim, você terá uma visão sistêmica do todo, construindo estrategias eficientes e tomando as melhores decisões.

O diferencial da Sensio é que o oferecemos um atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Aqui, faremos um estudo sobre a empresa, seus produtos e operações, de modo a entregar as melhores respostas do sistema e atender seus requisitos, tanto em relação às diferentes operações praticadas, produtos ou mesmo diferentes regimes normativos a que esteja submetida.

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Até a próxima.