O Balanced Scorecard é uma ferramenta para aplicações de gestão estratégica, que atua parecidamente com os indicadores de desempenho.

Por se tratar de uma metodologia para melhorar a visualização dos processos internos, identificando o que precisa ser feito para potencializar os resultados, as chances de que as estratégias deem certo são maiores.

Vale lembrar que ela monitora, mensura e direciona as melhores ações a serem tomadas para um crescimento saudável e duradouro.

Por isso, para implementar o BSC na sua gestão é preciso considerar 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. 

Bom! Ao longo desse artigo explicaremos melhor como funciona esse modelo e o passo para implementá-lo, na prática. Confira!

Perspectivas do BSC: como funciona esse modelo?

O primeiro ponto para implementar o BSC é considerar os indicadores financeiros e contábeis da empresa, olhando para as métricas escolhidas de forma abrangente e sistêmica.

Os gestores precisaram ter em mente:

  • os objetivos do negócio;
  • como tudo será mensurado;
  • as estratégias que podem ser adotadas;
  • indicadores;
  • e as metas realizáveis;

Dessa forma, os resultados do Balanced Scorecard serão positivos, fazendo com que cada vez mais as instituições tenham vantagens competitivas perante ao mercado.

O segredo para o sucesso é fazer com que toda a empresa consiga entender claramente os objetivos do planejamento e, assim, definir o que é possível ou não realizar para bater as metas.

Nesse sentido, as quatro perspectivas definidas, mensuradas e acompanhadas pelo modelo serão: 

Perspectiva financeira

A maioria das iniciativas empresárias requer recursos para serem consolidadas. Por isso, o planejamento financeiro é o primeiro passo para criar boas estrategias de gestão.

Essa deve ser a orientação inicial de um gestor, pois os indicadores financeiros também avaliam se a execução das estratégias está dando resultados.

Logo, a pergunta que devemos fazer para responder à lógica dessa perspectiva é: a empresa pode arcar com as iniciativas? Os resultados estão dando a satisfação esperada, ou seja, lucro? 

Perspectiva dos clientes

O mercado consumidor vem se transformando a cada dia, fazendo com que as empresas tenham compromisso em oferecer valor além de produtos de qualidades para os seus clientes. 

O BSC exige que a jornada do consumidor defina ações que possam ser controladas, organizadas com metas de tempo, qualidade e serviço.

Nesse caso, a pergunta norteadora a essa perspectiva é: o que posso melhorar no atendimento para atingir meus objetivos e satisfazer meus clientes?

Perspectiva dos processos internos

O foco de toda instituição que presta serviços ou fábrica produtos deve ser melhorar os processos internos para aumentar sua produtividade e reduzir custos. 

Como resultados, essas vantagens trarão mais oportunidades de vendas, assegurando uma liderança contínua no mercado, além de identificar as habilidades tecnológicas que ela possui.

Nesse caso, podemos considerar a pergunta objetiva sobre: quais processos internos a empresa deve ter excelência para satisfazer o mercado.

Perspectiva do Aprendizado e crescimento

Seguindo todas as etapas anteriores e respondendo todas as perguntas, os gestores podem entender com facilidade o que é mais importante para a credibilidade da marca, facilitando o processo de inovação.

É essa etapa que trará o tão sonhado crescimento saudável, planejando com eficiência todas as etapas da cadeia produtiva. Aqui, pergunte-se: como as grandes empresas buscam conhecimento e inovam a partir de metas realistas, e o que posso fazer para acompanhá-las?

Dicas para implementar o BSC na sua empresa

Começamos explicando as perspectivas do modelo, pois precisamos que cada empresa analise e responda às perguntas de acordo com suas particularidades. 

O contexto no qual elas estão inseridas fará total diferença na hora de implementar o BSC e, a partir desse momento, a pergunta passa ser: qual a melhor forma de implementar esse processo?

Nesse sentindo, separamos as boas práticas a serem seguida, facilitando o entendimento sobre o assunto. Confira as dicas a seguir: 

1. Crie seu mapa estratégico

O mapa estratégico é o documento que descreve os pontos essenciais de um plano empresarial, como missão, objetivo e os pontos de interseção entre as diferentes áreas.

Nesse momento, os gestores podem criar um clima colaborativo entre seus funcionários para promover mais aceitação relativo às mudanças, melhorando a sensação de pertencimento.

2. Defina os objetivos

O objetivo é o que se deseja atingir, a meta que se cogita alcançar para gerar beneficio próprio. Para que o BSC dê resultado é fundamental traçar uma estratégia com ideias claras e definidas. 

Aqui, os líderes devem afinar suas metas atendo as perspectivas que vimos ao longo deste artigo:

  1. Financeiro;
  2. Clientes;
  3. Processos internos;
  4. Aprendizado e crescimento.

3. Escolha os indicadores

Com indicadores bem definidos é mais fácil construir novas estratégias, mensurando periodicamente o que deu certo e o que pode melhorar.

O Balanced Scorecard é bem flexível, aceitando diferentes tipos de métricas e objetivos. Por isso, é fundamental estruturar esse processo com clareza, permitindo que o método realize os ajustes necessários ao longo do tempo. 

Lembre-se que medir os resultados das ações é fundamental para traçar melhorias internas e, isso não pode ser colocado de lado. 

4. Construa metas realizáveis

As metas, individuais e coletivas, são responsáveis por criar expectativas, direcionando bons resultados. O ideal é que esse desdobramento, colaboração entre gestor e colaborador, garanta informações centralizadas e de comum acordo entre todos.

 5. Estruture as estratégias

É fundamental desenvolver ações alinhadas aos objetivos comerciais e operacionais da instituição. Essa ideia vai desde da compra de matérias-primas até aquisição de equipamentos, tudo o necessário para melhorar a produtividade e aumentar suas vantagens competitivas.  

6. Motive os funcionários

A gestão de pessoas é um ponto importante na adesão do BSC, mesmo os departamentos tendo metas e objetivos diferentes. 

Nesse sentindo, é normal que cada liderança desenvolva suas abordagens conforme as funções e atividades de cada setor, mas considerando a sintonia de toda empresa e seu objetivo geral.

7. Saiba priorizar 

Esse modelo oferece a visão nítida do planejamento, sendo possível consultar a melhor rota, modificar aquilo que não funciona e superar os desafios. Nesse momento, priorizar as etapas essenciais farão com que a instituição empregue energia, tempo e dinheiro naquilo que dá retorno. 

Para facilita, aprenda a priorizar!

8. Realizar reuniões de monitoramento 

As reuniões e levantamentos mensais sobre os processos em andamento, ou até sobre os colaboradores, também mostram o que está de fato funcionando e trazendo resultados. 

Logo, os principais pontos debatidos serão ajustados e feedbacks direcionados para melhorar tudo for necessário.  Lembre-se que esse é o momento de analisar os indicadores de desempenho, reconhecer as falhas e corrigi-las.

Por isso, todos os envolvidos, colaboradores e líderes, devem sugerir alternativas para promover inovação, garantindo mais fôlego financeiro para a instituição.

9. Testar, adaptar e inovar

Um bom projeto empresarial precisa testar, adaptar e, quando há necessidade, implementar melhorias para potencializar os resultados. No Balanced Scorecard o mapa ficará sujeito a alterações, a medida que as reuniões de revisão ocorrem. 

Portando, os gestores não devem tratar planos como um manual de instruções vitalicio, pois eles estão mais para uma síntese de ideias, dinâmicas, que se adaptam à realidade.

Lembre-se que o mercado está sempre se transformando, devido a uma crise internacional ou a mudanças no comportamento dos consumidores, e se deve ser considerado durante as análises.

Por que utilizar o Balanced Scorecard (BSC)?

O uso do Balanced Scorecard (BSC) alinha o planejamento estratégico das empresas, melhorando os objetivos definidos e o andamento das metas.

Afinal, ele mensura e gerência as ações e as atividades que atuam nas etapas produtivas, servindo como base para determinar o que é melhor para uma companhia. 

Existem outras metodologias clássicas e que também podem auxiliar bastante em seu planejamento estratégico, principalmente, se uma empresa atua no setor industrial. 

Agora que você sabe o que é o Balanced Scorecard, conheça também a metodologia kanban e o Lean Manufacturing. Leia esses e outros artigos do blog da Sensio!

Até a próxima!