Sustentabilidade para pequenas fábricas

Cada vez mais, os gestores estão se conscientizando sobre a importância de desenvolver ações de responsabilidade ambiental dentro das empresas - e com as pequenas fábricas não é diferente. Além do aumento da exigência por parte dos consumidores, o Brasil enfrenta no momento diversos problemas ambientais, como a destruição dos mananciais, a derrubada das florestas e as secas dos rios. Confira neste artigo 5 ideias para implementar iniciativas de sustentabilidade no setor industrial!

Luiz Pires
Produção

Cada vez mais, os gestores estão se conscientizando sobre a importância de desenvolver ações de responsabilidade ambiental dentro das empresas - e com as pequenas fábricas não é diferente.

Afinal, já se foi o tempo em que apenas criar bons produtos era suficiente para cativar o público e manter a marca em alta. Hoje, os consumidores estão mais exigentes e procuram comprar de empresas que compartilhem dos mesmos valores que eles - como, por exemplo, a preservação da natureza.

Além disso, o Brasil enfrenta no momento diversos problemas ambientais, como a destruição dos mananciais, a derrubada das florestas e as secas dos rios. Todos estes fatores afetam não só a economia como a sobrevivência humana; e cuidar do nosso planeta compete a todos nós.

Quer saber mais sobre o conceito de sustentabilidade nas pequenas fábricas e como implementá-lo no setor industrial? Então, continue a leitura!

Por que investir na sustentabilidade?

As práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance - em português “Governança Ambiental, Social e Corporativa”) são indicadores financeiros cada vez mais essenciais na hora de decidir entre uma marca ou outra.

Quando uma empresa atua com base no ESG, significa que ela procura expor ao público os fornecedores que compõem os seus produtos, assim como busca revelar a reciclagem de peças (caso haja) e o reaproveitamento de matéria-prima. 

Uma pesquisa da consultoria Mckinsey revelou que 85% dos brasileiros optam por produtos sustentáveis na hora das compras - e, inclusive, se sentem mais satisfeitos ao fazer isso -, o que só reforça a relevância das pequenas fábricas zelarem por iniciativas ecológicas.

Você deve estar se perguntando: mas afinal, como uma pequena fábrica pode implementar ações efetivas de preservação da natureza? Pois bem, é justamente sobre isso que falaremos a seguir. 

Saiba 5 alternativas de como tornar a sustentabilidade uma realidade na sua empresa!

1. Trabalhe com máquinas inteligentes

Possuir um maquinário de qualidade é essencial para qualquer fábrica que deseja ser mais sustentável.

Ao adquirir novos equipamentos, priorize máquinas mais modernas, que possuem tecnologia capaz de diminuir a poluição e evitar o desperdício de materiais, reduzindo o impacto ambiental da produção.

2. Repense os processos de produção

É sempre bom lembrar que cada insumo desperdiçado vira lixo gerado pela sua fábrica e, quanto mais lixo você gera, mais está prejudicando a natureza.

Não adianta somente investir em maquinários melhores, é preciso repensar e planejar os processos e métodos industriais para evitar as perdas na fabricação.

3. Otimize o uso de recursos naturais

De acordo com a realidade e as possibilidades do seu negócio, planeje estratégias para otimizar o uso de recursos naturais, como água e luz.

A água talvez possa ser reaproveitada em alguns momentos - como por exemplo, para limpeza de alguns espaços ou para regar as plantas.

Outra ideia é verificar se ela pode ser adicionada a processos químicos que a tornem menos danosa assim que estiver em contato com o meio ambiente.

Já em relação à luz, verifique os melhores pontos de utilização da iluminação natural na sua fábrica, de forma que não atrapalhe os serviços, é claro. E não a deixe ligada sem ninguém nas salas ou diversos aparelhos funcionando sem necessidade.

Aqui, abrimos um parênteses sobre a relevância dos gestores em adquirir fontes renováveis de energia, como a eólica e solar, duas descobertas inovadoras que reduzem a demanda de energia elétrica ao mesmo tempo em que diminuem o impacto ambiental e o alto custo gerado pela energia tradicional. 

4. Invista em produtos com potencial de reciclagem

Ao planejar a sua linha de produção, atente-se ao potencial reciclável dos produtos e matérias-primas.

A garrafa pet, por exemplo, pode ser utilizada na confecção de poliéster, material que, por sua vez, é utilizado na produção de roupas.

5. Incentive políticas sustentáveis na sua fábrica

Fora o investimento em equipamentos inteligentes e as soluções que mencionamos, é primordial que sua equipe esteja empenhada na aplicação de ações sustentáveis. 

Isso quer dizer que pequenas atitudes do dia a dia, como separar o lixo e evitar desperdícios já são um ótimo começo de como ter sucesso nessa meta.

Para tanto, seu empreendimento precisa focar em treinamentos e políticas internas que valorizam a prática de iniciativas sustentáveis. 

Assim, essas pessoas não serão apenas funcionários preocupados com o meio ambiente, já que seu comportamento será levado para a vida, contribuindo com todos os seres do planeta. 

Como o sistema de gestão ERP Sensio pode ajudar minha fábrica a ser sustentável?

O software de gestão ERP Sensio utiliza as funcionalidades da Inteligência Artificial, um recurso inovador que pode ser bastante útil na sustentabilidade para pequenas fábricas, gerando economia.

É o caso do módulo de produção, que pode controlar o abastecimento do estoque de acordo com a real necessidade da empresa, sem excessos de insumos ou produtos que precisem ir para o lixo. 

Além disso, com a previsão de demanda por IA, você consegue gerenciar suas compras de uma maneira muito mais eficiente e evitar estoque em excesso, reduzindo não só o gasto financeiro, mas também que mais bens descartáveis sejam jogados no meio ambiente.

Outro fator importante é a redução do uso de papel, ponto essencial para preservação das florestas. Através do nosso sistema os documentos fiscais estão sempre disponíveis em nuvem e podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, a qualquer momento. Isso evita, por exemplo, que você precise imprimi-los ou fazer algum tipo de backup físico.

Conheça o Sensio ERP e solicite um teste grátis da nossa ferramenta de gestão empresarial!



Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.