Atuação: A Portuense é uma indústria familiar, situada em Minas Gerais, que atua no ramo alimentício há mais de 35 anos.

Sobre a Portuense: fundada em 1985 em Astolfo Dultra, a condimento Portuense é sinônimo de qualidade em especiarias, molhos e temperos. Seu crescimento e sucesso é baseado na busca por fornecedores com alto padrão de qualidade, atendendo e superando as expectativas dos clientes e consumidores. 

Uma das características marcantes da Portuense é a inovação em embalagens e a diversificação do mix de produtos que sempre se propõe a atender as necessidades dos clientes, além de superar as expectativas do nosso consumidor.

“... a gente usava o Dropbox, que é uma plataforma que você pode ter vários acessos …. E aí edito, ela edita. Quando salva, dá uma confusão danada, perde informação, duplica o arquivo. Às vezes você abre uma planilha e aí o Dropbox ainda não atualizou a planilha. Então, você tá vendo uma coisa que já está atualizado, mas você está vendo o antigo.”
Isadora Chagas - Gestora da Qualidade Portuense e Gabriel Chagas - Gestor da Produção

Os Resultados

  • Otimiza tempo e minimiza erros ao centralizar todos os processos em um só lugar.
  • Estrutura a composição dos produtos, para calcular automaticamente quando o setor de compras ou vendas precisa agir. 
  • Integre financeiro, produção e vendas, melhorado a tomada de decisão.
  • Rastreabilidade das informações, com possibilidade de geração de relatórios financeiros

Depoimento

“ Então, sempre foi uma confusão, porque a gente tinha sistema, só que o sistema não era fácil de usar e nem todo mundo sabia mexer nele. Então, o pessoal usava muito o excel e,  assim, era uma pasta de Excel de tudo quanto é jeito que você imaginar, em todos os computadores. E aí a gente ainda usava o Dropbox, que é uma plataforma que você pode ter vários acessos. Eu compartilho, a Isadora acessa, outra pessoa, acessa. Com isso, começamos a ter muito problema de se estou com uma planilha aberta e ela também, se eu edito, ela edita. Quando salva, dá uma confusão danada, perde informação, duplica o arquivo. 

Às vezes você abre uma, uma planilha e aí o Dropbox ainda não atualizou a planilha. Então você tá vendo uma coisa que já tem atualizado e você está vendo o antigo. E aí a gente tinha muito problema com isso, porque às vezes chegava a matéria-prima, o funcionário do compras já dava a entrada de que chegou o produto. Só que aí a minha mãe, quando abria a planilha, o Dropbox ainda não havia atualizado, então ela achava que não tinha comprado. E assim, isso foi um exemplo, mas isso acontecia também em todos os setores da empresa.

A informação ficava muito contida em quem estivesse ali, vendo aquilo na hora. A pessoa que viu que chegou a matéria-prima, ela ia e colocava lá no sistema e dava entrada na planilha do Excel que chegou. Mas por conta dessas confusões, essa pessoa sabia, mas o resto da empresa às vezes estava desconexa ou não sabia. Assim que as mercadorias chegavam na produção, elas às vezes não entravam para produção, porque não sabíamos que tinha. Esse processo dependia muito de você ter que buscar a informação ao invés da informação vir até você.

E com relação à produção, não tinha essa questão de ordem de produção, onde todo mundo visualizar o que está rodando hoje na empresa, qual como será o setor, o que está produzindo hoje. Isso não tinha. O gerente da produção tinha na cabeça lá o que ia produzir e ele executava. E caso ele precisasse de alguma informação, ele tinha que correr no administrativo. Caso o administrativo precisasse de informação, tinha que correr na produção. 

E como foi inicio com o Sensio ERP?

O início que foi muito sofrido! Não sei se você já passou por alguma implantação que funcione 100%, mas eu nunca vi, porque acaba que a gente erra alguma coisa em cadastro e arrepende de ter feito alguma coisa de uma forma. Numeramos de tanto a tanto e depois vemos que podíamos ter feito por ordem alfabética. Então, é muita coisa, tem que pensar. 

A gente envolveu muita gente, colocamos até o pessoal da produção para ajudar, contar parte de cadastro de todos os insumos, embalagem, matéria-prima, caixa de papelão, muita coisa. Aí que entra o nome do item, o código do item, o preço do item. É muita coisa, muita coisa. Então assim foi que foi bastante trabalhoso, mas hoje a vida é outra.

Com certeza hoje a vida é outra. E contamos com informações que a gente pode confiar. Com relação ao estoque, tudo o que era feito manual antes, agora você abre a ordem de produção, os insumos, ele já faz a reserva do estoque, daquilo que vai usar, quando vai finalizar a ordem de produção, ele confirma se finalizou, se foi executado aquilo que tinha sido planejado, se não foi dito ali na hora. E aí, assim que você finaliza, ele já dá a abaixo da matéria-prima e já dá entrada no produto acabado. Então, sim, é sensacional. 

… Mas, acho que foi uma das facilidades que a gente teve foi como o sistema é fácil de entender. Qualquer pessoa pode pegar.”

“ Assim, hoje, eu vejo muito que o Sensio ERP atende a gente super bem, mas se você parar para pensar, não atenderia só gente. Ele atenderia outras empresas também. Com toda certeza! Eu acho que esse sistema vai desde da empresa grande que mexe com o alimento, que mexe com composições, com receitas, até uma empresa talvez mais simples, que mexe com um único produto e só uma revenda. Então, assim, eu acho que ele poderia atender tudo.”