Como adicionar um lançamento financeiro

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Gestão Financeira

Os lançamentos constituem a base da gestão financeira de uma empresa no Sensio ERP. Eles podem ser de dois tipos: a pagar ou a receber.

Existem algumas situações em que o sistema gera lançamentos automaticamente, são elas: quando você emite uma nota fiscal, quando importa uma nota fiscal de entrada ou quando emite um conhecimento de transporte.

Entretanto, muitas vezes nos deparamos com situações em que precisamos incluir manualmente uma conta a pagar ou mesmo a receber.

Esse processo é simples vamos mostrar como nesse guia.

Lembrando que para adicionar um lançamento, é necessário ter pelo menos uma conta cadastrada. Se você não tem, pode conferir como fazer no guia Como cadastrar uma conta bancária.

Incluindo um lançamento manualmente

  1. No menu superior, clique em Financeiro, e então em Incluir Lançamento.
  2. Selecione o tipo do lançamento, a pagar ou a receber.
  3. Selecione a pessoa (cliente/fornecedor/prestador) do lançamento. Caso a pessoa não esteja cadastrada no sistema, não precisa sair da página. A última opção da lista é Adicionar Pessoa. Selecione essa opção e uma janela irá se abrir para o cadastro. Preencha os dados e clique em Salvar.
  4. Preencha a descrição do lançamento. Essa é uma forma de identificação.
  5. Selecione o método de pagamento, a categoria financeira e a conta do lançamento.
  6. Esses dados podem ser mudados depois, então se você ainda não sabe qual vai ser a forma de pagamento ou a conta, não se preocupe, selecione uma padrão e se necessário, edite depois.
  7. Preencha o valor total da conta. Se for apenas uma parcela, preencha a data de vencimento.
  8. Caso seja uma conta parcelada, você pode gerar todas as parcelas de uma vez, sem precisar lançar individualmente. Selecione Várias parcelas, e então selecione as condições de pagamento.
  9. Na tabela logo abaixo, serão mostrados os lançamentos com o vencimento e valor.
  10. Caso as condições de pagamentos disponíveis não sejam suficientes, você pode escolher as parcelas da maneira que desejar clicando em Escolher parcelas manualmente. Você pode remover, adicionar e alterar parcelas, seus vencimentos e valores.
  11. Quando estiver satisfeito, clique no botão Salvar, e pronto, seu(s) lançamento(s) serã(o) gerado(s).
incluir lançamento

                   

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