Um cliente cancelou uma venda? Ou você percebeu depois de faturar que digitou algum dado errado? Basta cancelar o pedido. Confira nesse guia como realizar essa operação.

Cancelando um pedido

  1. Clique em Vendas no menu superior, e então em Vendas
  2. Localize o pedido que você deseja cancelar. Isso pode ser feito facilmente pela barra de busca no canto superior direito. É possível buscar por cliente ou código do pedido.
  3. Clique no pedido e uma página com seus detalhes será aberta.
  4. Clique no botão superior direito Ações, e uma lista de opções será mostrada. Clique em Cancelar.
  5. Será mostrada uma caixa de diálogo para que você confirme que deseja realizar a operação. Clique no botão Cancelar.
  6. Pronto! O pedido foi cancelado.
cancelar pedido

Para pedidos já faturados e com lançamentos em aberto, os lançamentos também serão cancelados ao cancelar o pedido. Além disso, o estoque movimentado no faturamento também será movimentado de volta.

Para pedidos com NF-e emitida, não há a opção de cancelar o pedido, pois é necessário cancelar a NF-e se assim for desejado. Para fazer isso, acesse a página da NF-e clicando na informação sobre ela na própria página de resumo do pedido. Então clique em Ações, forneça um motivo para o cancelamento e aperte o botão Cancelar. Lembrando que essa é uma operação fiscal, que irá cancelar a NF-e e consequentemente o pedido automaticamente.