Olá, bem-vindo(a)! 🤗


Hoje vamos falar um pouquinho de como você pode deixar o seu sistema, ainda, mais completo utilizando-se de forma eficiente o módulo de produção… 


Então, ‘bora’ ver como podemos utilizar esse módulo??


Bem, para começar, você já deve ter visto que o módulo de produção no Sensio ERP foi desenvolvido no estilo de quadro Kanban, certo? 


E, você imagina por que? Porque isso faz com que a sua produção fique mais automatizada e muuuito mais visual!! 


Pois bem, agora, você pode estar se perguntando… Tem como controlar uma produção por demanda por meio desse quadro… Tem como sim, viu!?  


Como a gente sabe, as organizações podem produzir de acordo com a demanda ou não, e com o Sensio ERP sua empresa pode utilizar-se do módulo de produção do jeitinho que ocorre na sua empresa, seja ela uma produção por demanda ou não. 


Bom demais, né não!?


Nesse sentido, primeiro vamos mostrar como é o caso de quando uma empresa produz por meio de demanda, ok!? 


Logo, nós sugerimos que você configure seu acesso para que a cada nova venda feita no sistema já “caia” as informações direto no seu quadro kanban, como mostramos no passo-a-passo a seguir:







Feito isso, ao incluir uma venda, o pedido já cairá automaticamente na sua produção:


Dentro da OP, você consegue observar os itens que estão em produção, o pedido de origem e as tarefas da OP. Em relação às tarefas, você concorda que, muitas vezes, faz-se necessário delimitar o que cada funcionário irá fazer? 


Assim, sendo, com o Sensio você consegue determinar as tarefas a serem desenvolvidas por cada funcionário dentro de uma OP. Para isso, basta você ir em ações > adicionar tarefas. Isso é extremamente importante, pois você consegue, por exemplo, direcionar um funcionário responsável por determinado lote ou fase da produção, como mostrado abaixo:



Além disso, no botão de ações > editar, você consegue incluir tags, com o objetivo de criar urgência (colocando diferentes cores e informações importantes), o que torna sua produção muito visual:





Bem bacana, né!?


Ainda no botão de ações > gerar lista de materiais (BOM), você consegue acessar uma “ficha técnica” do produto a ser fabricado, onde gera-se um PDF com as quantidades de peças/matérias-primas de composição. Assim, os funcionários já conseguem fazer a separação dos itens necessários, como demonstrado abaixo: 




Para tornar sua produção ainda mais eficiente, é importante que ela retrate a realidade da sua empresa, não é mesmo!? 


Logo, na página do quadro kankan, em ações, você pode gerenciar os estágios/setores de produção, bem como a fase em que ocorrerá o movimento automático dos itens (matéria-prima sai/ produto entra). 


OBS: Vale destacar que este movimento só ocorrerá caso, no cadastro do item, você inclua a composição do produto que você produz, beleza? 😉











Para passar uma OP de um estágio/setor para outro, basta clicar e arrastar:



Ao fazer esse movimento, o sistema já começa a contabilizar o lead time médio de cada estágio, assim como o lead time individual da OP (basta clicar no OP para visualizar), estes índices são extremamente importantes, uma vez que, por meio deles você consegue observar algum gargalo da produção.




Por fim, arrastando-se a OP para a fase final, você irá indicar para o sistema quantos itens foram realmente produzidos. E o mais interessante, você não precisa terminar sua OP por aí, pode continuar tomando conta das fases/estágios “pós-produção”!! Isso faz com que os colaboradores fiquem por dentro do andamento da OP até a entrega ao cliente de maneira fácil e eficiente, tudo em um só lugar!




Neste segundo momento, trataremos das organizações que produzem, independentemente da demanda, ou seja, fabricam para manter itens em estoque. Sendo assim, a única coisa que altera em relação ao primeiro caso é que a OP não parte de um pedido de venda. 


Portanto, basta ir em vendas > ordens de produção > criar OP e marcar a opção de controlar por itens:





Sendo assim, espero que tenhamos ajudado sua empresa a tornar a sua Ordem de Produção mais eficiente, com todas essas informações… Até mais!! 👋