Bem-vindo(a)! 👋

Com esse passo-a-passo, você aprenderá como montar a lista técnica do produto que é fabricado pela sua empresa ou a empresa em que você trabalha.

Essa lista ajuda a produção a separar as matérias-primas e peças por meio da lista de explosão (BOM) que é gerada no momento da produção. E, além disso, facilita o desconto (dos itens de composição) e adição (do produto acabado) no estoque de maneira automática.

Então, vamos ao tutorial? Basta seguir 3 passos:

Passo 1: Cadastrar as composições;

Passo 2: Cadastrar o produto com a composição;

Passo 3: Passar o produto final pela Ordem de Produção.

Veja como é simples e prático:

Passo 1: Cadastrar as composições

Para cadastrar um item de composição,

  1. Você pode irá em: cadastros > itens > adicionar:

  1. Agora, vamos simular o cadastro de matérias-primas para a fabricação de um bolo, por exemplo:

Obs: É importante lembrar de classificar o tipo correspondente ao que você está adicionando no sistema, neste caso, marcamos a opção matéria-prima para os itens farinha e manteiga.

Passo 2: Cadastrar o produto com a composição

Neste passo, iremos cadastrar o bolo em si. 

  1. Na aba de composição você irá colocar as matérias-primas que o compõem e, também, as quantidades a serem utilizadas na receita do bolo:

Obs: Depois de colocar os ingredientes, ainda na aba de composição, você notará que o sistema fará o cálculo do custo para montar o bolo, incrível, né?

  1. Agora você pode voltar na aba de “Info” e precificar o seu produto final e definir, também, a unidade de medida do produto. Após isso é só salvar o item, como mostramos abaixo:

Passo 3: Passar o produto final pela Ordem de Produção

Para fabricar o produto final, nós precisamos passá-lo pela ordem de produção e isso é possível partindo de um pedido de venda ou fazendo a fabricação do item, veja como:

  • Partindo de um pedido de venda: 

  1. Você pode ir em vendas > incluir vendas:

  1. Agora você poderá clicar em ações, dentro do pedido de venda mesmo, e gerar a ordem de produção:

Obs: caso prefira, você pode personalizar o seu sistema para que a cada novo pedido de venda, a OP desse pedido seja criada automaticamente, só ir em: configurações (símbolo de engrenagem) > configurar > selecionar a aba de opções gerais > marcar a opção “Criar Ordem de Produção automaticamente com novos pedidos”.

  1. Agora você pode acessar a Ordem de Produção e seu pedido de venda já estará em produção:

  • Fazendo a fabricação do item:

  1. Para isso, você terá que acessar vendas > ordens de produção > criar OP > marcar a opção controlar por item:

  1. Feito isso, você agora irá selecionar o item e salvar:

Obs: como você pode observar, no primeiro estágio/fase da produção temos a fabricação do bolo partindo da venda Pedido 175 (OP #98), e também, a ordem de produção Teste 2 (OP #99).

Após a OP do pedido de venda ou do produto ter “caído” no quadro de produção ou quadro Kanban, como é conhecido, você pode:

  1. Personalizar as fases da produção indo em: ações > gerenciar estágio. Importante você definir um estágio em que as matérias-primas do bolo irão sair e o produto final entrará:

  1. Agora basta você clicar e arrastar a ordem de produção pelos estágios, indo até o estágio de finalizado e confirmando a quantidade produzido do produto:

  1. Agora basta conferir as quantidades descontadas em estoque das matérias-primas e a entrada do produto acabado:

A dúvida ainda continua? Sem problemas… Acesse já os vídeos sobre o assunto: