O histórico de vendas é a principal variável do cálculo de previsão da demanda. Nesse caso, seja a previsão de um produto feito sob encomenda, seja a previsão de um produto de prateleira, esse processo deve ser adaptado ao modelo de negócio da indústria.

Imagine a sequência de dados da sua empresa: calcule a média e o desvio padrão dessa sequência e estime o nível ideal de produção. Pronto! Você terá em mão uma boa estimativa da sua demanda. 

Se quer aprofundar nesse assunto, basta continuar a leitura e conferir como um sistema industrial é a ferramenta que facilita o processo que acabamos te ensinar. Se liga!

Modelo de Previsão de demanda

A previsão de demanda realiza a projeção da programação de produção. Com isso, todo o planejamento da empresa, desde da compra de materiais, relacionamento com os fornecedores até a quantidade produzida, é construída a partir dessas informações.

Nesse sentindo, é preciso que todos os departamentos tenham uma comunicação integrada para ter o resultado esperado. Como assim? A centralização dos dados e a integração de todas as frentes administrativas permitem que as etapas produtivas, chão de fábrica, setor de compras, financeiro, comercial, caminhem lado a lado.

Todo esse processo exige organização e agilidade, uma vez que esse modelo de gestão movimenta muitas informações, antes de conseguir realizar a previsão de demanda. 

Lembre-se que o histórico de vendas é a variável mais importante do cálculo, porém não é a único. Para realizar uma boa previsão também é essencial considerar fatores externos, como política, economia e empresas concorrentes etc.

O modelo de previsão de demanda é uma estratégia útil para antecipar possíveis problemas e acertar em todas as ações de vendas. Isso porque a capacidade produtivo dependerá de: 

  • disciplina;
  • execução;
  • análise;
  • previsão.

Compreender o sistema por trás da previsão é primeiro passo: analisar o histórico, calcular a previsão, entender em qual cenário a empresa se encontra e traçar estratégias a partir disso são as principais etapas desse processo. 

No entanto, é nas estratégias que a mágica acontece. Um modelo muito usado é a previsão de demanda e operações, processo pelo qual o gerente de operações e logística são responsáveis ​​por ajustar o planejamento de materiais (pedidos de fornecedores e estoques) e programar toda a cadeia produtiva e as quantidades produzidas juntos.

Com isso, toda a empresa determinará em conjunto como suprir sua necessidade. Por um lado, podem surgir situações em que, para atender a uma determinada demanda, uma área industrial tenha que investir pesadamente em equipamentos ou em mão de obra.

Por outro, podem surgir cenários em que não há recurso suficiente para atender uma produção específica e, novamente, a instituição deverá buscar novas soluções. Esses são apenas alguns exemplos do que acontece em uma organização, por isso, o planejamento deve respeitar as normas e cumprir os pré-requisitos estabelecidos pelas análises de venda e demanda. 

Aqui, cada lado cumprirá a sua função, produzindo com equilíbrio e alcançando bons resultados, sem contar na redução de falhas e custos.  

Foi tranquilo para você entender esse esquema? Lembre-se que isso é apenas mais um modelo dos muitos que sua empresa pode utilizar, de acordo com suas características. Mas, talvez, sua maior dúvida seja diferenciar a previsão de demanda e a de vendas. Não se preocupe! Falaremos sobre isso no próximo tópico. 

Previsão de Demanda é o mesmo que Previsão de Vendas?

É comum que os gestores confundam a previsão de demanda com a previsão de vendas. No entanto, esses termos não devem ser utilizados como sinônimos. Para não haver nenhuma dúvida, leia com atenção as definições abaixo:

  • Uma previsão feita por uma empresa sobre o valor da receita que espera receber em um determinado período futuro é definida como previsão de vendas. Aqui começa o planejamento de negócios.
  • Por sua vez, as previsões de demanda dependem das condições econômicas e de consumo do mercado. Embora, pensemos nisso como um tipo de previsão de vendas, seu objetivo difere: uma previsão de demanda fornece dados importantes sobre os mercados em que uma empresa opera e onde espera operar. 

Como realizar a previsão de demanda 

A demanda futura é prevista por meio de análises quantitativas e qualitativas. Para entender o processo de previsão de demanda, mostraremos passo a passo de como realizar a previsão da sua indústria:  

Tenha um objetivo

Ter objetivos claros é essencial para iniciar qualquer análise (seja ela de longo, médio ou curto prazo) com base no segmento industrial. Para direcionar a previsão de demanda, é necessário determinar o alvo principal. Por exemplo, quando falamos de produção sob encomenda, precisamos saber qual será a demanda por produtos nos próximos meses devido para planejar a cadeia produtivo para esses períodos.

Visão de temporalidade

Após decidir os objetivos, deve-se delinear a duração da demanda esperada. Exemplo: determinemos que o aumento na produção será efetivo dentro de 1 ano ou quando houver aumento significativo das vendas. 

Definição do modelo de previsão

Os profissionais responsáveis ​​pela previsão de demanda estão em melhor posição para escolher o método conforme os objetivos da empresa. Por exemplo, definiremos que o modelo que a indústria usará é o modelo de pesquisa. 

Coleta de dados

O próximo passo é coletar os dados necessários. Exemplo: selecionamos um grupo de brasileiros que compram os produtos da empresa e um grupo de brasileiros que não compram, aplicando um questionário estruturado sobre intenção de compra. 

Estimativa e interpretação de resultados

Uma vez coletados os dados e concluída a metodologia de previsão de demanda, a etapa final é estimar a demanda com base no período definido. Assim, os gestores podem analisar as respostas do questionário para avaliar se a intenção de compras desses consumidores são suficiente para aumentar o nível de produção. 

Conclusão

Como vimos, a previsão de demanda fornece aos gestores informações valiosas sobre os segmentos de mercado em que atuam, além do mercado-alvo. A partir disso, o responsável por tomar as decisões consegue prever o que acontecerá no futuro, caso nenhuma interferência externa aconteça. 

Nesse caso, lembrar que não existe um modelo ideal para a seguir é fundamental. Isso porque é necessário analisar diversos fatores que afetam o negócio, como finanças, orçamento, estoque e fatores externos.

Um sistema industrial é um grande aliado nesse processo, automatizando tarefas e melhorando a eficiência operacional. Ele utiliza as informações de vendas para saber quando as mercadorias são encomendadas, ou seja, a hora exata em que o chão de fábrica deve iniciar sua produção para evitar desperdícios. 

As indústrias podem obter essas e outras vantagens ao implementar um sistema de gestão, como:

  • controle da produção e qualidade;
  • redução dos desperdícios;
  • precificação coerente;
  • relacionamento com clientes e fornecedores.

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