O ERP é um sistema que oferece muitas vantagens e já mencionamos isso em vários artigos aqui da Sensio, como no “Sistema Industrial: solução que aumenta sua produtividade”.

Porém, apesar desse conceito ser popularmente conhecido entre os gestores, o que é e como funciona, ainda tem muitas aplicações que temos que entender e adaptar para realidade de diferentes empresas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, de forma clara e objetiva, para mostrar quais as principais vantagens de um sistema de gestão integrado.

Por fim, separamos um case de sucesso da Sensio para explicar esses benefícios, assim você perceberá na prática como tudo isso funciona. Ficou interessado? Continue a leitura!

Como um ERP otimiza processos?

Um sistema de gestão integrada, o Enterprise Resource Planning, é muito mais do que um software para gestão dos negócios. Essa é uma solução tecnológica que centraliza todas as informações da instituição, do chão de fábrica à as operações financeiras, para acompanhar e gerenciar as atividades internas. 

Com um sistema como o da Sensio, por exemplo, os gestores visualizam toda a movimentação de diversos setores, por meio de um dispositivo móvel e em tempo.

Essa ferramenta mostra o retrato atual da indústria, contribuindo para otimizar os processos a partir da automação do fluxo de trabalho. Essa estratégia trará mais agilidade e produtividade na execução das tarefas e na qualidade das entregas. 

Um exemplo prático dessas melhorias é a automação do setor de vendas e compras, onde o software efetua todo o cálculo das vendas diárias, emitindo automaticamente relatórios, com sugestões e análises para tomadas de decisão das empresas. 

A contagem automática, antes feita pelos colaboradores, libera as equipes para realizarem atividades mais estratégicas, além de trazer mais segurança as operações, que contam com dados reais e confiáveis, reduzindo o erro com o registro de informações incorretas.

Dentre as principais vantagens que um ERP oferece, o foco principal é na redução dos custos operacional por meio de vários benefícios, como: 

1) Agilidade no atendimento

O atendimento ao cliente é um dos assuntos mais discutidos em ambientes corporativos, visto que o foco de melhorias para muitas empresas é a jornada e a experiência do consumidor. 

Hoje, a competitividades entre as indústrias aumenta cada vez mais por conta das inovações tecnológicas. Logo, é preciso traçar estratégias que impactam positivamente o mercado. 

Com um sistema de gestão, é mais fácil criar um contato próximo e efetivo, tanto em relação a estratégias B2B quanto à B2C, otimizando todo o processo de atendimento.

Ao criar uma central virtual, por exemplo, que monitora os pedidos de produtos e outras informações relacionados aos clientes e a empresa, ações de vendas são trabalhadas com mais assertividade.

2) Redução de Estoque

Com informações em tempo real, os gestores contam com uma visão sistêmica de tudo o que acontece nas etapas produtivas. Portanto, saberão quando o problema acontece e se é possível solucionar.

Por esse motivo, haverá redução de custos operacionais quanto ao tempo de espera para receber informações e solucionar a questão, evitando erros graves, como falhas humanas. 

O ERP, além de gerar dados confiáveis, também propícia um planejamento estratégico ao identificar e solucionar problemas mais rapidamente, evitando risco de prejuízos com o estoque. 

3) Menos prejuízos financeiros 

Com uma central de informações eficiente, implementada por meio de um software de gestão, as indústrias eliminam ferramentas obsoletas e diminuem o quadro de funcionário, deixando uma equipe mais enxuta e qualificada em cada setor estratégico. 

Ou seja, os gastos mais pesados são reduzidos e podem ser direcionadas aos investimentos essenciais para um crescimento saudável, até mesmo em treinamentos e mais qualificação para os colaboradores.  

No mercado existem diversos tipos de ERP e preferência dos gestores deve considerar a hospedagem do sistema. Em sistemas hospedados na nuvem, os gastos com desenvolvimento, suporte e implementação são menores, eliminando a necessidade de gastos para manter a infraestrutura de software. 

4) Mais eficiência na produção

Um sistema ERP, por meio da otimização, aumenta a produtividade, melhora o gerenciamento da produção e o controle da cadeia produtividade. Como consequência, as indústrias contam com vantagens como: 

  • Maior fluxo de materiais na linha de produção;
  • Análise da necessidade de matérias-primas;
  • Redução de desperdícios;
  • Monitoramento e controle do desempenho;
  • Aumento da qualidade de produto.

Dessa forma, o planejamento de produção em conjunto com essa ferramenta estabelecem soluções adequadas às indústrias, melhorando o desempenho e contribuindo para as melhores estratégias sejam realizadas, a fim de evitar contratempos.

5) Melhores estratégias de crescimento

Ao acessar dados confiáveis, apurados por um sistema ERP, o processo de decisão dos gestores e dos colaboradores torna-se mais simples, uma vez que eles terão plena convicção de que estão fazendo uma escolha baseada em fatos e não achismos.

Quando os indicadores de uma indústria são claros e de confiança, os riscos com os processos produtivos diminuem drasticamente, sendo um diferencial importante para conquistar mais espaço no mercado. 

Além disso, a facilidade para acessar os dados, cria oportunidade para os gestores terem insights, novas ideias e estratégias de atuação.

6) Diminuição de Custos 

Por fim, considerando tudo o que discutimos ao longo desse artigo, as vantagens que o ERP oferece diminuem os custos com a produção. 

Ao impedir que erros e tarefas sejam sobrepostas ou realizadas continuamente, o ERP contribui para que todo o custo operacional reduza, evitando retrabalho e desperdícios de recursos e matéria-prima. 

Quais eram os desafios?

A Condimento Portuense é sinônimo de qualidade em especiarias, molhos e temperos. Seu crescimento e sucesso são baseados na busca por fornecedores com alto padrão de qualidade, atendendo e superando as expectativas dos clientes e consumidores. 

A Portuense virou parceira da Sensio, pois enfrentava enormes dificuldades no controle de estoque, onde todo o controle era realizado via planilhas e sistemas desatualizados, com grandes dificuldades em: 

  • prever demandas futuras;
  • controle de estoque e perdas no processo ponta a ponta;
  • acompanhar as atividades produtivas;
  • alinhar o controle financeiro com vendas, produção e compras;
  • Gestão financeira;
  • Gestão integrada das áreas.

Como resultado, eles conquistaram 18% de redução de estoque e 44% de lead time. Confira o video contando um pouco da experiência deles com o ERP da Sensio!   

Considerações Finais 

Como vimos, os sistemas de gestão integrado são soluções modernas e inteligente, que contribuem para redução de custo, por meio de processos otimizados. 

A Sensio oferece todos os recursos que sua indústria precisa para aumentar a produtividade. Nosso sistema possui inteligência artificial, aprendendo com o usuário e conduzindo as melhores práticas de gestão, além de onde estão os principais desafios da gestão. 

Assim como a Portuense, todos os clientes da plataforma Sensio percebem uma redução significativa nos custos. Para saber como podemos contribuir para uma gestão estratégica de ponta a ponta para a sua empresa, fale com um consultor.

Gostou deste artigo? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. 

Até a próxima!