Ao começar pela invenção das rodas, rodas d’água, moinhos movidos por vento ou força animal, não é de hoje que o ser humano tenta mecanizar suas atividades. Essas criações demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho.

Levando em consideração todo esse contexto, a mecanização das atividades de uma economia levou ao desenvolvimento da automação. Esse conceito engloba as novas necessidades empresariais de integrar e realizar trabalhos manuais de forma automatizada e programada. 

Exatamente por se tratar de algo tão primitivo e que está se reinventando ao longo dos anos que preparamos esse artigo para te explicar as principais características da automação industrial.

Ficou curioso? Então bora para mais uma leitura!

O que é automação industrial 

A definição do conceito de automação, antes de qualquer coisa, precisa ser separada da noção de mecanização. Essa premissa tem como objetivo facilitar o seu entendimento a respeito dos impactos tecnológicos que ambos podem ter na capacidade produtiva de uma empresa. 

Em suma, a mecanização industrial se limita apenas ao emprego de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico. Ao contrário dessa dinâmica, a automação é o que vai permitir realizar o trabalho das máquinas de forma controlada e automática.

Logo, a automação industrial envolve a automatização total, controle e monitoramento direcionado à manufatura e tecnologia da Informação (TI). Sendo assim, a capacidade de transmitir dinamismo tecnológico para empresas usuárias, resultando no aumento da produtividade da economia como um todo, é uma das principais características desse modelo.

Isso acontece pois o mercado para esse modelo de negócio é diretamente afetado pelo ritmo de crescimento da economia. E portanto, os investimentos são vistos como um termômetro das expectativas dos agentes econômicos, uma vez que parte da própria empresa acompanha ou não essas expectativas. 

Nos períodos de recessão, por exemplo, as incertezas quanto ao futuro reduzem novos investimentos que não são fundamentais para as operações produtivas. Por outro lado, em momentos favoráveis a economia, a ideia de automatizar as cadeias produtivas é fortemente alavancada pelas expectativas dos setores usuários de aumento da demanda e consequente necessidade de expansão da produção.

Com isso, podemos concluir que ao olhar com carinho para o setor produtivo de uma empresa, as possibilidades de negócio são inúmeras. A começar pelo próprio setor de automação industrial que sempre se reinventa a partir do surgimento de novas soluções tecnológicas.

Tipos de sistemas de automação 

É justamente por se tratar de algo novo, sensível ao mercado e, muitas vezes, pouco aprofundado por pequenos empresários, que precisamos falar com mais riqueza de detalhes sobre automação industrial. 

Podemos categorizar os seguintes tipos de sistemas de automação: fixa; programada; flexível.

A seguir, vamos discutir um pouco sobre as características de cada tipo, abordando algumas vantagens e desvantagens, e quando será mais adequado a aplicação.

  • Fixa

A automação industrial é caracterizada pela rigidez da configuração do equipamento. Isso faz com que sua dinâmica seja fixa, ou seja, uma vez criada a configuração de controle não é possível alterá-la sem realizar um novo projeto.

Apesar da relativa inflexibilidade, se bem configurada, consegue gerar ganho de eficiência e produtividade e redução de custo. Esse tipo de automação é útil para quem precisa de uma produção elevada.

Como exemplos de sistemas deste tipo, podemos citar as primeiras linhas de montagem de automóveis nos Estados Unidos.

  • Programada

A automação programada traz mais facilidade para processos produtivos que fabricam uma variedade de produtos, o que a torna muito útil para produção de lotes de mercadorias.

A dinâmica dessa automação é feita a partir de classes específicas de produtos, previamente definidas no sistema da planta. Após isso, basta selecionar os diferentes programas da máquina para que um novo produto possa começar a ser feito, o que também vai facilitar a alternância na produção de diferentes produtos.

Apesar de apresentar uma dinâmica extremamente eficiente, a automação programada requer bom planejamento de produção. Isso porque a reconfiguração do maquinário pode demandar um tempo considerável para cada mercadoria diferente, fazendo com que parâmetros de trabalho de máquinas e de ferramentas precisam ser ajustados.

  • Flexível 

A automação flexível é uma evolução da automação programável. Este sistema fornece o equipamento de controle automático, permitindo uma grande flexibilidade para modificações no design do produto.

Um sistema como esse é capaz de gerar variedades de produtos, sem perda significativa de tempo de produção devido a ajustes. As alterações podem ser feitas de maneira ágil por meio de comandos fornecidos com uso de códigos por seus operadores, o que facilita as várias combinações de mercadorias sem a necessidade de organizá-las em lotes separados.  

Benefícios da automação industrial 

Para quem acompanha o mundo da tecnologia, não é surpresa que a automação industrial seja um dos grandes marcos alcançados pela humanidade nas últimas décadas. 

O foco principal de qualquer um dos tipos de automação está no aumento da qualidade do produto final, confiabilidade e capacidade produtiva, ao mesmo passo que a redução de custos para a produção torna-se consequência. Com tudo isso e para acompanhar as novas práticas das linhas de produção, a evolução tecnológica vem implementando novas melhorias e ideias para o setor industrial.

  • Aumento da produtividade

A automação industrial trouxe mais assertividade para a realização de tarefas repetitivas e manuais, o que permite aumentar significativamente o nível de produção das empresas. O uso desse conjunto de tecnologias para administrar máquinas favorece a busca contínua de processos cada vez mais eficientes.

Além disso, o aumento da produção trará impactos diretos ao desempenho do PIB, pois o setor de automação é permanentemente estimulado pelo acirramento do processo competitivo e a necessidade de buscar novas rotas para o desenvolvimento industrial (a exemplo de tecnologias mais limpas), o que proporcionam estímulos à inovação.

Em países industrializados, por exemplo, a automação é incorporada com o objetivo de melhora da qualidade do produto, aumento da segurança do processo, redução de emissões de gases poluentes e uso eficiente dos recursos. 

  • Redução dos custos

Com aumento da produção e a diminuição de erros que podem gerar prejuízo e perdas de produto, a redução de custo é o segundo benefício encontrado a partir da automação industrial. 

Esse fenômeno ocorre por muitos motivos: seja pelo aumento da eficiência das máquinas ou pela aplicação mais eficiente dos insumos com base no histórico e análises que buscam a melhoria nos processos industriais. 

Muitos sistemas, por exemplo, operam de forma a otimizar o consumo energético. Nesse caso, máquinas passam a ter a capacidade de desligar quando não se encontram em uso ou tentam consumir energia de maneira aprimorada quando estão em funcionamento, assim contribuindo para a diminuição de custos.

  • Ganho de vantagem competitiva

Ao fomentar o aumento da produtividade e a redução de custos , a automação dos processos industriais contribui para que as empresas obtenham vantagem competitiva perante a concorrência. 

As vantagens que surgem a partir disso são enormes. Afinal, com um custo menor é possível praticar preços  mais atrativos, sem interferir na qualidade dos produtos mesmo com a produção em escala.

Quais são exemplos de automação industrial

Existem muitos exemplos de automação industrial, que visam aumentar a eficiência e a produtividade nas linhas de produção.

Um exemplo comum é o uso de controladores programáveis, que monitoram e controlam processos industriais de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção humana constante.

Esses controladores podem regular a temperatura, pressão, velocidade e outras variáveis ​​dentro de uma linha de produção. Outro exemplo é o uso de robôs industriais, que podem executar tarefas repetitivas com precisão e rapidez, aumentando a eficiência e diminuindo os custos de mão de obra.

Outro exemplo são sistemas de visão computadorizada são usados ​​para inspeção de qualidade e controle de peças, identificando defeitos ou desvios nas especificações.

O uso de sensores inteligentes em equipamentos industriais é outro exemplo de automação, pois eles coletam dados em tempo real e podem ajustar automaticamente o funcionamento do equipamento para otimizar a produção.

Em resumo, a automação industrial engloba uma ampla gama de tecnologias e dispositivos, incluindo controladores programáveis, robôs industriais, sistemas de visão computadorizada e sensores inteligentes, que trabalham juntos para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade do produto e reduzir os custos de produção.

Em quais segmentos posso aplicar a automação industrial?

A automação industrial pode ser aplicada em uma variedade de segmentos, como manufatura, agricultura, mineração, petróleo e gás, automotivo, farmacêutico, alimentos e bebidas, entre outros.

Em termos de manufatura, a automação industrial pode ser utilizada em linhas de produção para aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos, reduzindo custos e tempo de produção.

Na agricultura, a automação pode ser aplicada em sistemas de irrigação automatizada, colheita e processamento de alimentos.

No setor de mineração, a automação pode ser utilizada em equipamentos de perfuração e transporte de materiais, aumentando a segurança e reduzindo os riscos para os trabalhadores.

Na indústria automotiva, a automação pode ser aplicada em linhas de montagem de veículos, pintura e inspeção de peças.

No setor farmacêutico, a automação pode ser utilizada em logística e controle de qualidade de medicamentos.

Já o setor de alimentos e bebidas pode se beneficiar da automação em processos de empacotamento, rotulagem e controle de qualidade.

Em todos esses segmentos, o projeto de automação industrial é essencial para identificar as necessidades específicas de cada processo e implementar soluções personalizadas que atendam aos requisitos de cada indústria.

Além disso, a automação industrial permite a integração de sistemas de controle, supervisão e monitoramento, tornando os processos mais eficientes e seguros. Com a evolução contínua da tecnologia, novas oportunidades de aplicação da automação industrial surgem constantemente, proporcionando benefícios significativos para diversas indústrias.

Automação industrial na prática

Agora que você já conhece bastante a respeito da automação industrial vamos entender como aplicar esse conceito na prática. 

Em primeiro lugar, para empresas que desejam implementar esse tipo de tecnologia é preciso planejar e investir.  

Os investimentos em atualização de plantas existentes costumam ser feitos em etapas, tanto para diluição de custos de investimentos quanto para evitar paradas longas no processo produtivo. 

No campo da gestão, o primeiro passo para começar o processo de automação é instalar uma sala de controle para monitorar instrumentos de campo, o que gera um aproveitamento eficiente dos recursos existentes. Nesse caso, você pode investir em um sistema de gestão integrado, o famoso ERP.

O ERP centraliza dados estratégicos de várias áreas, como produção, logística e do financeiro, cujo principal objetivo é ajudar as empresas a gerenciar suas informações, rotinas e operações. 

A era digital vem transformando as estratégias competitivas das empresas no sentido de mudar o foco da produção, a fim de priorizar equipamentos que tragam mais capacidade produtiva e melhorem o relacionamento com o mercado consumidor. 

Mas como melhorar o relacionamento com seu público? Bom, através da análise de dados.

Para além da automação, outro conceito importante para uma empresa é a análise de Big Data. Em suma, essa análise tem como objetivo processar e manipular um volume gigantesco de dados, de forma ágil, para gerar informações estratégicas.

Tais informações, que podem ser estatísticas apuradas, avaliações de desempenho e outras, são utilizadas tanto por gestores e colaboradores quanto por sistemas inteligentes que tomam decisões mais assertivas, podendo ser controladas através de um sistema ERP.

As fábricas estão se tornando altamente reconfiguráveis e flexíveis visando uma adaptação às mudanças tecnológicas e ao novo comportamento social do mercado consumidor.

Com isso, a visão típica da Indústria 4.0 é a de construir operações totalmente automatizadas, contando com robôs inteligentes e capazes de atender rapidamente a uma ampla gama de clientes online e informações sobre produtos.

É nesse aspecto que investir em soluções tecnológicas que tragam mais referência e transparência torna-se importante.

Imagine que você precise calcular o volume de produção adequado para uma época sazonal de modo que não falte e nem sobre produtos em seu estoque? No geral, a automação que um sistema ERP oferece vai poder te ajudar.

Qual a relação entre automação industrial e indústria 4.0?

A automação industrial e a indústria 4.0 estão intrinsecamente relacionadas, uma vez que a automação é um dos pilares fundamentais da Indústria 4.0. A automação industrial pode ser definida como a aplicação de tecnologias para operar processos e sistemas, realizando tarefas de forma autônoma, sem a intervenção humana.

Com o avanço da tecnologia, a automação industrial tem evoluído significativamente, contribuindo para o surgimento da Indústria 4.0. A Indústria 4.0 é uma revolução industrial que se baseia na digitalização, interconexão e automação dos processos produtivos. Ela utiliza tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial, realidade aumentada e impressão 3D para aumentar a eficiência, produtividade e qualidade na indústria.

Dessa forma, a automação industrial é uma peça-chave para a implementação da Indústria 4.0, uma vez que possibilita a integração de sistemas e processos, a coleta e análise de dados em tempo real, a tomada de decisões mais precisas e a personalização da produção.

Além disso, a automação industrial permite a criação de fábricas inteligentes, capazes de se adaptar às demandas do mercado e de produzir de maneira mais ágil e eficiente.

Com a automação industrial, é possível automatizar tarefas repetitivas e perigosas, aumentar a segurança dos trabalhadores, reduzir custos de produção e minimizar o tempo de inatividade das máquinas.

Portanto, a relação entre automação industrial e Indústria 4.0 é de interdependência, uma vez que a automação é essencial para a implementação bem-sucedida dos princípios e tecnologias da Indústria 4.0.

Como a Sensio pode te ajudar?

A Sensio desenvolve um sistema de gestão voltado para pequenas indústrias de forma inteligente, intuitiva e prática, oferecendo todos os recursos e benefícios que um bom sistema ERP precisa ter. 

Por se tratar de serviço do tipo cloud, os custos de investimento para as empresas são relativamente menores. Isso porque a adesão desse serviço é feita por meio de assinaturas, o que faz com que todo o seu banco de dados fique armazenado nas nuvens. 

O legal desse sistema é que você consegue acessá-lo em qualquer equipamento que tenha acesso a Internet, até mesmo por um aplicativo móvel para celulares, o que já é realidade para clientes da Sensio. 

Além dos relatórios de vendas, aquisições, estoque e despesas, o sistema da Sensio permite que sua empresa atue sobre duas frentes de produção: a sob encomenda e a produção para estoque. 

Esse diferencial torna nosso sistema exatamente o que pequenas empresas precisam se quiserem se consolidar no mercado. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo.

Até a próxima!