Todos os dias, novas soluções tecnológicas são desenvolvidas para nos auxiliar no dia a dia. E quando falamos em times de vendas, não seria diferente. Com o apoio da Inteligência artificial, é possível otimizar seus resultados e fechar mais negócios.

Mas como?

A gente preparou esse texto para te mostrar com detalhes como a IA pode te ajudar a vender mais. Continue lendo o artigo e saiba como!

Inteligência Artificial para vendas: qual a importância?

Antes de entendermos como a IA pode te ajudar a vender mais, precisamos entender por que essa tecnologia é tão relevante para os times de vendas.

A Inteligência artificial para vendas é muito importante para fechar negócios mais rapidamente. Afinal, a tecnologia pode automatizar inúmeros processos que, antes, eram feitos de forma manual. 

Por exemplo: uma IA pode extrair dados estratégicos para que o vendedor possa adaptar seu discurso e atender melhor às necessidades do cliente. Assim, fica mais fácil fechar a venda, pois o consumidor moderno prioriza boas experiências —  por vezes, até mais do que preços menores.

Além disso, a tecnologia pode ser uma boa aliada no processo de relacionamento com os clientes, já que torna as interações mais rápidas e assertivas. A Inteligência artificial também pode analisar dados diversos e identificar falhas na operação, prever cenários futuros e antecipar soluções para cenários futuros.

Por fim, é preciso entender que a IA funciona como o seu braço direito. Ela é a responsável por fazer o trabalho mais difícil e demorado. Assim, você e sua equipe podem focar no que realmente importa: em vender.

Portanto, não subestime o potencial da Inteligência Artificial para impulsionar as suas vendas. Nos tópicos abaixo, você vai entender como fazer isso na prática!

Como usar a Inteligência artificial para vender mais?

Agora, está na hora de colocar a mão na massa. Abaixo, vamos listar algumas Inteligências artificiais que podem auxiliar o seu time comercial a vender mais.

ERP - Sistema integrado de gestão empresarial

Você já deve saber disso! Mas um sistema de ERP, quando aliado a uma boa inteligência artificial, pode ser o melhor amigo do seu time de vendas.

Essa tecnologia apresenta relatórios, dashboards, pedidos de vendas e compras, trazendo mais informações sobre o andamento das vendas. Para a gestão, mais clareza sobre os processos, para os vendedores, mais automatização de processos que, antes, seriam feitos de forma manual.

De maneira geral, um sistema ERP deve auxiliar os times de vendas nas seguintes frentes:

  • No acompanhamento de indicadores;
  • Avaliação de desempenho das equipes;
  • Identificação de oportunidades para redução de custos;
  • Emissão de relatórios;
  • Agilidade nos processos administrativos e burocráticos;
  • Centralização de dados;
  • Aumento na produtividade da equipe;
  • Auxiliar na organização financeira;

Existem Inteligências Artificiais, como a utilizada no Sensio ERP, que faz recomendações de produtos personalizadas para seus clientes. Para isso, todos os dias o sistema analisa o histórico de compras dos seus clientes e calcula recomendações de produtos que eles podem gostar. Assim, você pode oferecer uma experiência de compra muito mais precisa e sofisticada, aumentando suas vendas.

Inteligência Artificial para geração de dados de voz.

Você já parou para pensar que a voz dos seus clientes pode ser uma fonte de dados? O Speech Analytics da PhoneTrack é a inteligência artificial que transforma voz em informações estratégicas para times de atendimento e de vendas. Então, se a sua empresa utiliza as chamadas de voz para vender, você precisa conhecer essa tecnologia.

Dentre inúmeras funcionalidades, a tecnologia pode identificar o humor do cliente, quais agentes têm seguido o script corretamente, as melhores oportunidades de venda, quais argumentos vendem mais, quais profissionais têm melhor desempenho, e daí por diante.

Por fim, com esses dados em mãos, é possível encontrar gargalos processuais, fornecer feedbacks mais assertivos aos vendedores e aperfeiçoar o processo de vendas.

Em um caso de monitoria de atendimento feito pela PhoneTrack, o Speech Analytics ajudou a gestão de uma empresa a identificar:

  • uma aderência de 88% ao script de vendas;
  • que 3 agentes estavam levando a média do time para baixo;
  • onde cada agente estava errando mais;
  • quais tópicos do script tinham menos aderência.

Call Tracking - gestão de ligações e o impacto nas vendas

O Call Tracking também é uma inteligência artificial que utiliza o telefone como ponto central das vendas. Com ele, você consegue fazer a gestão completa das suas ligações e analisar o impacto delas nas suas vendas.

Essa tecnologia consegue mapear, por exemplo, com exatidão a origem das suas chamadas. Sejam elas do google ads, do Facebook ou até mesmo de mídias offline, como TV e rádio. Isso auxilia as equipes a investirem em ações que realmente estejam trazendo resultados positivos para o negócio.

Mas não é só isso! O call tracking também:

  • permite que você retorne chamadas perdidas;
  • atribui notas de forma automática para as ligações de acordo com a produtividade delas;
  • calcula o valor das oportunidades;
  • grava todas as chamadas para análise posterior;
  • entre outros dados.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido para você a importância da inteligência artificial para times de vendas. Não deixe de acompanhar nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!