Toda empresa deseja crescer. Diante de um mercado mais competitivo e exigente, traçar uma estratégia para manter um bom clima organizacional é essencial. Incentivar a motivação dos funcionários traz diversos benefícios. 

Entre os benefícios, o aumento da produtividade, menos rotatividade, valorização da imagem e melhores resultados da corporação. 

Isso porque estar motivado está diretamente ligado à satisfação e à autoestima dos profissionais. Quando acontece o contrário, existe diminuição na qualidade das entregas, descontentamento e desânimo com o cargo, função e empresa. 

No livro Work Motivation in Organization Behavior, o autor Craig Pinder define a motivação dos funcionários como:

“(...) um conjunto de forças internas e externas que iniciam um comportamento voltado para o trabalho, determinando sua forma, direção, intensidade e duração”. 

Isso significa que o ambiente exerce uma influência determinante no acionamento deste gatilho. Também tem relação direta com o desempenho da equipe.  

Dessa forma, as decisões e iniciativas da empresa contribuem para uma cultura de trabalho positiva. 

Se você deseja entender como aumentar a motivação dos funcionários na sua empresa, siga a leitura e confira dicas importantes! 

O que é motivação no trabalho 

A motivação no trabalho está relacionada ao sentimento de pertencimento e de conforto com relação ao ambiente. Isso aumenta o desejo de atingir resultados cada vez melhores, para satisfazer a si mesmo e à empresa. 

Embora tenha exacerbada importância para manutenção da cultura e do clima organizacional, nem sempre é fácil manter os funcionários motivados. É preciso cuidar para que estejam comprometidos e engajados com o trabalho.

Por isso, cabe à organização planejar iniciativas e determinar ações que envolvam a equipe. Elas devem ter como objetivo aumentar a motivação dos funcionários e, por consequência, sua produtividade e satisfação pessoal e profissional. 

Importância de incentivar a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho

Quando os colaboradores estão engajados e devidamente estimulados no exercício de suas funções, produzem e entregam mais valor e qualidade. Portanto, a motivação dos funcionários está diretamente relacionada aos resultados da empresa e deve ser trabalhada constantemente. 

Quando existem problemas na relação entre os funcionários e o ambiente corporativo, os prejuízos podem ser bastante significativos. Dentre os principais problemas encontrados estão o desinteresse e apatia, falta de objetivos e procrastinação.  

Não cair na rotina e criar um ambiente motivador pode ser um grande desafio para a gestão. Existem algumas formas de medir o clima organizacional, como as NPS, por exemplo, entre outras que iremos elencar a seguir. Confira!

Dicas de como motivar no trabalho 

Algumas iniciativas são estratégicas para aumentar o nível de satisfação e a motivação dos funcionários. Veja!

Conheça seus funcionários

Conhecer quem são os seus funcionários é um dos requisitos fundamentais. Somente assim se pode motivar a equipe e despertar o interesse de cada colaborador a partir de suas particularidades. Afinal, cada indivíduo é único, com características, habilidades e competências singulares. 

A aproximação da liderança e a análise profunda e individual de cada colaborador também ajudam na descoberta de novos talentos. Pessoas qualificadas contribuem para o rendimento de toda a empresa. Da mesma forma, sentir-se ambientado e valorizado aumenta a motivação dos funcionários. 

Faça integrações e atividades em grupo

Propor dinâmicas que integrem as diferentes equipes da empresa também é uma ótima estratégia para aproximar os times. As atividades aumentam o engajamento, a satisfação e a sensação de pertencimento. Também ampliam o conhecimento quanto à cultura organizacional e, consequentemente, a motivação de todos. 

Trabalhe a liderança

A contribuição dos líderes nos diferentes processos para estimular a motivação dos liderados é essencial. Afinal, estar mais próximo e atento aos colaboradores permite descobrir naturalmente quais as formas de motivá-los.

Tenha uma boa comunicação

A comunicação de uma empresa não pode acontecer somente de dentro para fora. Manter o discurso alinhado internamente propicia que todos estejam na mesma página e conheçam os rumos da companhia. 

Além disso, é indicado manter canais de comunicação abertos ao diálogo franco e direto para acompanhar a rotina do colaborador. Também preste atenção às expectativas e desafios diários das equipes. 

Crie metas alcançáveis

É natural que toda equipe trabalhe com metas que estimulem o rendimento dos colaboradores. 

Afinal, transpor desafios é fundamental para o crescimento do negócio e também é uma forma de motivar o funcionário. Cumprir os objetivos também aumenta a satisfação pessoal e a autoestima. 

Ao mesmo tempo, essas metas precisam ser alcançáveis. Objetivos fora da realidade podem aumentar a frustração e desestimular os funcionários.  

Ofereça feedbacks

Feedbacks transparentes e os diálogos produtivos também são uma ótima maneira de melhorar a motivação dos funcionários. O momento é ideal para alinhar expectativas, compreender quais são os desafios enfrentados pelo colaborador no dia a dia. Também é propício para identificar pontos de melhoria.

Uma boa sugestão é organizar essas reuniões. O one-on-one, ou 1:1, é uma ferramenta de feedback que aprimora a gestão de pessoas. Trata-se de encontros periódicos e individuais que abrem espaço para o diálogo e a escuta de qualidade. Dessa forma, vão fortalecendo o vínculo entre líderes e funcionários. 

Como implementar a gamificação e demais inovações

Criar oportunidades para o conhecimento e o crescimento profissional é primordial para a motivação dos funcionários. Uma maneira perfeita de tornar esse aprendizado estimulante é através da gamificação

A gestão pode implementar trilhas de aprendizado gamificadas, que facilitam o treinamento contínuo e o planejamento de carreiras. Dessa forma, vão engajando os funcionários de forma leve, interativa e divertida. 

A gamificação permite aprimorar os resultados da própria empresa. Afinal, com colaboradores motivados e focados no crescimento profissional, a tendência é entregar cada vez mais valor. 

Como vimos, promover a motivação dos funcionários no trabalho é essencial para garantir seu desempenho e satisfação. Além disso, uma equipe engajada produz mais e melhores resultados, contribuindo para o sucesso do negócio.