Rastreabilidade garantida! Descubra como o controle de lotes com um ERP eficiente simplifica a gestão da sua empresa. Leia mais!
A rastreabilidade é um ponto importante para alguns tipos de indústrias, principalmente, para aquelas que possui o ISO 9001 bem implementada.
Essa norma diz que os produtos devem ser identificados em todas as etapas de produção, transporte e distribuição. Contudo, em alguns casos, ela também poder ser considerada “Não Aplicável”.
Todavia, implementar a rastreabilidade no chão de fábrica vai além do que simples cumprimento de requisitos para normas. Isso porque ela poder aliada na construção do valor agregado e na satisfação dos seus clientes, melhorando os seguintes aspectos:
A rastreabilidade fornece as informações necessárias para a análise de produtos com defeitos. Imagine um problema de qualidade recorrente em seu produto, que acontece durante as etapas de produção.
Por meio do processo de identificação do produto acabado, a rastreabilidade fornecerá o diagnóstico da origem do problema.
Com a rastreabilidade é possível identificar quais matérias-primas foram consumidas, ajudando o setor de compras a direcionar seus pedidos de insumos.
Suponhamos que um problema com a qualidade do produto foi descoberta após sua saída da fábrica para as lojas de distribuição. E agora?
A rastreabilidade no chão de fábrica dará o suporte necessário para a identificação dos números de chassis que devem passar por recall.
Um sistema de identificação, que também rastreia os componentes de cada produto, torna as etapas produtivos mais eficientes e reduz custos.
Rastrear o chão de fábrica faz com que sua empresa identifique o caminho que o produto fez nas linhas de produção até se tornar um produto acabado, com agilidade, clareza e segurança.
Nesse processo, os componentes e matérias-primas que fazem parte de um lote defeituoso serão facilmente identificados para ajudar a estabelecer uma relação de confiança com os clientes.
Estabelecer uma relação de confiança com os consumidores protege as marca, promovendo uma maior aceitação do público em relação aos produtos.
Isso aumento o valor agregado, promovendo a credibilidade, confiança, identificação com os valores e reconhecimento do padrão de qualidade oferecidos pela empresa.
Em alguns mercados a segurança do produto precisa de uma série de requisitos necessários para a segurança do consumidor. Nesse caso, a identificação de itens no chão facilita as especificidades desse processo.
Lembre-se que trabalhar adequadamente com a rastreabilidade também facilitará o acesso da sua empresa à mercados externos.
Utilizar a rastreabilidade no chão de fábrica torna-se um diferencial para as empresas em relação aos seus concorrentes, pois, além de proteger a marca, garantindo a confiança do seu cliente, ela também pode ser uma vantagem competitiva.
Para gerenciar um negócio do ramo industrial é fundamental ter um controle eficiente de toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até a chegada do produto na mão do cliente.
Na indústria de alimentos, por exemplo, esse acompanhamento é indispensável, uma vez que itens perecíveis demandam um controle de qualidade e vencimento mais rigoroso.
Nesse sentindo, a rastreabilidade gerencia as informações de origem e destino dos insumos, ou destino de produtos acabados e também quantidade e validade dos produtos finalizados e enviados para que as indústrias garantam a segurança alimentar dos seus consumidores.
O ERP para indústrias, entende a seriedade desse controle para o setor, padronizando e centralizando as informações essenciais para a padronização dos processos de controle de lote e validade.
Isso diminui o número de erros, evita atrasos na tomada de decisão e custos desnecessários para todos os setores envolvidos na produção.
Com telas e relatórios específicos para esse fim, é possível consultar os lotes de produtos recebidos, vendidos e em transporte, assim como suas respectivas validades.
O ERP permite mapear e acompanhar todo o processo de produção de forma rápida e simples. Essa ferramenta oferece soluções customizadas para automatização de processos e funções, como gestão de estoque, armazenagem e vencimento de produtos.
Ao reduzir informações duplicadas, por exemplo, aumenta-se a produtividade na realização e gerenciamento de tarefas. Com esse sistema as informações são geradas em tempo real, facilitando a tomada de decisão e garantindo a exatidão na produção e entrega do produto.
Esse mapeamento permitirá uma visão de ponta a ponta de toda a indústria, trazendo vantagens estratégicas, como agilidade, eficiência e novas oportunidades.
O Planejamento de Recursos de Produção é responsável pelo controle de todos os insumos necessários para a produção de determinado produto, calculando a recorrência e a necessidade de cada componente.
Com um ERP, a manutenção e atualização do plano de produção é simplificada, diminuindo os riscos com a fabricação de mercadorias defeituosa.
Afinal, essa ferramenta faz com que as etapas produtivas integrem e utilize dados gerados de várias fontes para criar um relatório preciso da sua produção.
Além disso, ao trabalhar com informações que vão desde dos recursos utilizados à requisição de matéria-prima e planejamento, permitindo ajustar a capacidade de produção da máquina, as empresas aumentam sua capacidade produtiva.
Ao nível de curiosidade saiba que esses dados incluem:
Com esse modelo de gerenciamento será possível especificar estoque e diferentes fontes de dados (lote, validade, origem) a serem considerados no planejamento.
Se sua empresa precisa de ferramentas assim, saiba que o ERP da Sensio também usa esses dados para gerar recomendações sobre o que, quanto e quando precisa para fabricar uma encomenda.
Após revisada a recomendação a ordem de compra e produção são expedidas, e isso potencializa a fabricação do produto final na quantidade e no tempo esperado.
Entre em contato com um dos atendentes para saber como podemos te ajudar!
Até a próxima!