O mês de Julho/2022 na Sensio terminou repleto de novidades… Ainda não descobriu quais são?? Lembrando que as atualizações por aqui estão disponíveis para usuários de acordo com seu plano 🤩
Opção de bloquear clientes inadimplentes Já aconteceu de você produzir ou até mesmo mandar algum pedido de venda para um cliente que se encontrava inadimplente com a sua empresa e…. você só foi ver isso depois de faturar o pedido??
Pois é, pensando nisso, a Sensio criou uma opção de bloquear esses clientes, ou seja, dessa forma, se o mesmo possuir pendências vencidas com você não será possível finalizar a venda.
Esse bloqueio pode ser para toda a base de clientes da sua organização ou, então, pode ser individual, veja como acessar a funcionalidade:
Para o bloqueio geral: Vá na engrenagem > Configurar > Opções Gerais > Marque a opção: “Bloqueio da venda para lançamentos vencidos e em aberto” > Salvar.Para o bloqueio individual: Vá em cadastros > Pessoas > Selecione a pessoa que deseja > Clique em ações > Editar > Marque a opção: “Bloqueio da venda para qualquer lançamento em aberto” e/ou “Bloqueio da venda para lançamentos vencidos e em aberto” > Salvar.
Configuração de mensagem padrão do e-mail para envio dos pedidos de vendas Já era possível mudar a mensagem do e-mail, no momento do envio do PDF com o pedido de venda para o cliente. Porém, a partir de agora você pode configurar a mensagem com um modelo da sua empresa e torná-la padrão. Venha ver como:
Vá em configurações (na engrenagem); Clique em: Configurar; Depois entre em: Opções gerais; Marque a opção: “E-mail padrão”; Logo abaixo irá abrir esse campo, em você poderá digitar a mensagem do e-mail:
Depois disso, você já pode salvar (no final da página). Pronto! Tudo certo, agora você pode fazer o teste… Só entrar em algum pedido de venda e tentar enviar o pedido por e-mail, veja:
Campos personalizados com possibilidade de várias opções Os campos personalizados são muito interessantes pois, com eles, é possível levar informações que você necessita, a determinadas telas do sistema, sem a necessidade de solicitar uma atualização por parte do desenvolvimento.
Nesse sentido, trazemos a atualização, que ocorreu nessa funcionalidade e que merece destaque, pois a partir de agora, se você selecionar o formato “escolher”, nos campos personalizados, você terá a possibilidade de criar diversas opções. Anteriormente, era possível escolher apenas entre duas opções.
Para você entender como funciona, vamos acessar a função e aplicá-la a alguma tela do sistema:
Opção de definir campos personalizados para as OPs que irão sair para preenchimento apenas no PDF Além da atualização anterior, nos campos personalizados, também é possível você colocar opções que só aparecerão para o preenchimento no PDF, no momento da impressão. Por exemplo, vamos supor que você precise que saia um checklist padrão no PDF de uma OP para preenchimento manual do seu funcionário, ou algum campo de assinatura/data… Pois é, agora é viável com essa funcionalidade! Vamos descobrir como?
Vá em: Cadastros; Acesse a opção: “Campos Personalizados”; Clique em: Adicionar; Feito isso, vai aparecer esta tela:
Agora vamos preencher, simulando a opção de que o responsável pela OP assine e date o PDF, basta preencher da seguinte maneira e salvar:
Pronto! Vamos testar? Agora é só ir em: Vendas > Ordens de Produção (neste caso) > Clique em alguma OP > Ações > Gerar OP:
Campo de previsão de duração de uma OP e cálculo automática do desvio ao finalizar Direto em uma OP já é viável você optar por colocar uma previsão de duração da OP. E por que isso seria interessante? Pois, o sistema é capaz de calcular automaticamente o desvio real ao finalizar tal OP.
Essa é uma forma da empresa corrigir possíveis gastos a mais de tempo com a produção de determinados itens ou OP. E além disso, com essa opção é possível você ter uma noção mais próxima acerca da previsão de entrega de determinada mercadoria a um cliente, por exemplo.
Veja como fica a indicação do desvio real de tempo em uma OP:
Cenários fiscais (parametrização) Agora é possível configurar os parâmetros fiscais por empresa, por NCM, e por estado. Essa funcionalidade não está disponível no nosso plano Básico.
O objetivo da parametrização é fazer com que as operações de saída e entrada se tornem mais simples! Para você saber mais como é seu funcionamento no Sensio, segue nosso vídeo do YouTube:
VIDEO
Mais novidades… Na aba de cadastros: Anexos nos produtos: caso necessário, é possível anexar arquivos diretamente no cadastro dos produtos;
Exportação de composições para excel: possibilidade de exportação do seu produto final com as composições para excel;
Anexos em pessoas: caso necessário, é possível anexar arquivos diretamente no cadastro de uma pessoa;
Condição de pagamento padrão do cliente: basta acessar o cadastro da pessoa, editar e selecionar a “Condição de pagamento padrão”;
Opção de margem individual para cada produto na tabela de preço: adicionada uma tabela de preços, pode-se colocar a margem a ser trabalhada por produto;
Campos de OC e direita/esquerda nas etiquetas: liberado a opção de colocar campos de OC e definir direita/esquerda nas etiquetas;
Opção de inverter etiqueta 180 graus: disponível para impressão em ZPL a inversão da etiqueta em 180 graus;
Coluna de vendedor na importação de planilhas de pessoas: ao fazer uma importação de planilha de pessoas, pode-se determinar de qual vendedor “pertence” determinado cliente;
Opção de atualizar estoque por meio de planilha: na planilha de produtos, basta colocar uma coluna com a quantidade em estoque.
Na aba de vendas: Opção de remover lançamentos financeiros de um pedido: direto no pedido já faturado, em ações, pode-se remover contas lançadas;
Dados de lote nos XMLs das NFes emitidas: ao entrar na opção de emitir NFe, caso os produtos desta nota forem controlados por lote, tem-se a opção de “Mostrar rastreabilidade (lote) de itens no XML” ou então habilitar essa opção sempre marcada em: Configurações > Configurar > Opções Gerais;
Exclusão de contratos: ao acessar um contrato e entrar em ações agora é possível excluí-lo;
PDF de resumo dos pedidos das cargas (romaneio): PDF de resumo das cargas que oferece a lista a carga a ser transportada;
Filtro de número de pedido na adição de cargas, e colunas de bairro e cidade: para compor uma nova carga é possível utilizar os filtros: número de pedido, e as colunas bairro e cidade;
Criação de pedido de venda a partir de OPs: possibilidade de realizar a criação de pedidos de vendas a partir de OPs criadas com controle de itens;
Agrupamento de OPs: caso necessário, você poderá agrupar as OPs direto pelo quadro kanban;
SPED (EFD): para empresas com apenas um CNPJ e depósito, está liberado, porém para gerar os arquivos SPED, é preciso realizar todas as configurações contábeis antes (é possível fazer no ícone de engrenagem).
Na aba compras: Colocar mais de um lote em uma NFe de entrada e cadastrar um item com nome diferente em uma NFe de entrada: diretamente na importação de uma NFe de entrada, você consegue colocar mais de um lote e cadastrar um item com nome diferente da NFe;
Salvamento do fator de conversão de um produto em uma importação de NFe;
Opção de editar data de entrada de NFe importada: basta você ir em: Compras > Notas fiscais de entrada > Seleciona a NFe > Altere a data de entrada;
Observações nas movimentações manuais de estoque: ao movimentar em massa ou movimentar determinado produto pode-se adicionar observações relevantes a partir de agora;
Filtro de categoria na página de estoque: ao acessar o estoque, em ações é possível gerar um PDF e agora você pode utilizar o filtro de categorias;
Exportar estoque para excel: ao acessar o estoque, em ações é possível exportar o estoque para excel (“Exportar para XLSX”);
Custo no relatório de lotes: disponibilizada a coluna de custo total no relatório de lotes.
Na aba financeiro: Fluxo de caixa previsto x realizado somando todas as contas: opção disponibilizada direto no fluxo de caixa, basta marcar a opção;
Opção de mostrar categoria no extrato: adicionada opção de categoria no extrato do sistema.
Na aba de relatórios: Relatório de margem de preços: opção disponível no relatório de pedidos, mostra a diferença do preço vendido para o preço cadastrado/tabela;
Opção de exportar relatórios em PDF com os gráficos: se você acessar um relatório perceberá que no canto superior direito haverá essa opção;
Opção de filtro de vendas PDV no relatório de itens vendidos;
Logs mais completos de edição de pedidos: acusa alteração de valores de itens, remoção/adição de itens.
Em conta: Permissão de depósitos específicos por usuário: indo em: Conta (do lado da engrenagem) > na parte de “Usuários cadastrados na empresa” > na coluna de Ações, você poderá determinar se o usuário pode acessar todos os depósitos ou não;
Permissão de ver estoque sem valores: indo em: Conta (do lado da engrenagem) > na parte de “Usuários cadastrados na empresa” > na coluna Permissões, você poderá habilitar se o usuário poderá visualizar preços do estoque.
Em configurações: Opção de definir tabela de preços padrão para Nuvemshop: basta acessar a integração indo em: Configurações > Integrações > Integrações > Nuvemshop > e selecionar a Tabela de Preço;
Configuração de número de dígitos para estoque: opção disponível em: Configurações > Configurar > Informações Básicas > coloque o “Número de dígitos para estoque” > Salvar;
Opção de ordenação dos itens nos PDFs de cargas: ordenar itens da carga no PDF por: unidade, volume ou quantidade;
Opção de coluna de estoque nos PDFs de cargas: em opções gerais é possível habilitar essa opção, para que apareça uma coluna de estoque nos PDFs de carga;
Opção de verificar estoque em NFes avulsas e NFCes: em opções gerais é possível habilitar essa opção, para que ocorra verificação do estoque;
Opções gerais de movimentar estoque e movimentar composição: pode definir o que quer que fique marcado por padrão no faturamento.
No aplicativo: Campos personalizados nas OPs: é possível utilizar os campos personalizados nas OPs pelo aplicativo;
Condições de pagamento digitáveis: a partir de agora é possível você digitar as condições de pagamento pelo aplicativo também.