Ter uma empresa é um desafio grande para qualquer empreendedor, entretanto com o benchmarking as coisas ficam mais simples de lidar. 

Basicamente, o benchmarking é uma referência feita através de uma análise estratégica para comparar o desempenho de empresas do mesmo setor. 

Para usar essa técnica, além de um bom marketing digital é preciso entender o que se está fazendo, assim não cometendo erros. Devido a isso, muitos empreendedores têm feito curso de gestão comercial para ajudar no marketing das empresas. 

Se você quer entender o que é o benchmarking e como fazer, continue a leitura e dê um up no seu negócio!

O que é benchmarking e como fazer?

Antes de falar sobre o que é o benchmarking, é necessário entender qual o seu significado, que em português podemos traduzir como “ponto de referência”.

Sabendo do significado ao pé da letra de benchmarking, entendemos que esse nome já diz muito com o que essa estratégia pretende. 

Sem delongas, o benchmarking é um processo de pesquisa que acontece uma análise das empresas para entender como os serviços, processos e produtos estão em relação à concorrência. 

Nisso, há um monitoramento de mercado, avaliando e interpretando informações nas quais foram coletadas,criando uma inteligência de mercado, mas para isso é preciso entender como funcionam os dados para assim trazer benefícios à empresa.

Mas como o benchmarking funciona na prática? Bem, para montar essa estratégia tão utilizada pelas melhores empresas é preciso:

  • Estabelecer indicadores de análise;
  • Escolher os principais concorrentes do mercado para analisar;
  • Comparar a análise e informações;
  • Analisar a abordagem utilizada e identificar pontos de melhoria;
  • Fazer levantamento dos pontos altos e baixos.

É importante estabelecer os indicadores de análise, para poder escolher da melhor forma os concorrentes de mercado para analisar e comparar as informações, trazendo melhorias ao levantar os pontos altos e baixos que pode estar trazendo a empresa. 

Para fazer essas técnicas de forma precisa, um curso ead marketing digital irá aprimorar o conhecimento para que o gestor consiga os resultados almejados. 

Quais são os 5 tipos de benchmarking?

O benchmarking pode ser dividido entre 5 conceitos, onde cada um auxilia em uma parte diferente para melhorar a empresa.

1 - Benchmarking Competitivo 

Essa estratégia pode ser usada como a do famoso “cliente oculto” que muitas empresas utilizam para avaliar como a empresa se porta. Por meio dessa estratégia é comparado os métodos de gestão de outras e da própria empresa, assim se atualizando as práticas do mercado. 

Entretanto, para muito além desse cliente oculto, as empresas precisam começar a se preocupar com a sua proteção e a dos seus dados. Pensando nisso, um curso de registro de marcas, seja ead ou não, poderá auxiliar dentro desse processo de proteção. 

2 - Benchmarking com cooperação

Seu resultado é bem similar ao do benchmarking competitivo, porém a diferença é que ele é composto pela cooperação entre duas empresas onde podem ser concorrentes ou não. 

Essa parceria pode levar ao alcance a notoriedade que tanto se espera, aumentando o prestígio na área. 

3 - Benchmarking interno

Esse tipo de estratégia é feito quando se há a comparação entre diferentes unidades de uma determinada empresa, adotando então o benchmarking interno. 

Com isso, é possível melhorar o desempenho de todas filiais e unidades, fazendo com que todas ajam de forma semelhante, alcançando os resultados necessários.

Além disso, existe um outro fator importante a ser mencionado que é a proteção da empresa em relação a sua própria criação. 

Então, para todos os negócios que estão em busca de proteger as criações e propriedades da própria organização, um curso de propriedade intelectual fará toda a diferença. 

4 - Benchmarking funcional  

Nessa modalidade, uma empresa estuda uma função particular de outras organizações dependendo da área que estão inseridas. Alguns exemplos do benchmarking funcional são buscar saber como determinada empresa atende os seus clientes, como funciona a entrega de produtos.

5 - Benchmarking genérico

As semelhanças com o benchmarking genérico ao do funcional é bem grande, porém a estratégia anterior foca em apenas uma função da empresa, já o genérico amplia essas funções. 

Assim como todas as estratégias de benchmarking, o genérico consiste na comparação com outras empresas, focando na análise de processos, sendo uma das modalidades mais buscadas.

Quais são as vantagens do benchmarking?

A pergunta que surge depois de entender como funcionam as diversas formas de benchmarking é de como ela pode ajudar a empresa, e sim, suas vantagens são inúmeras, onde as principais ao adotar esse método são:

  • Reduzir custos;
  • Diminuir a probabilidade de erros;
  • Profissionalizar os processos empresariais;
  • Melhorar o conhecimento interno da empresa;
  • Melhorar a comunicação da organização;
  • Aumentar conhecimento do mercado. 

Ter uma empresa é um desafio como dito anteriormente, porém usando as estratégias certas tudo pode fluir bem, alcançando os resultados com mais facilidade. 

As vantagens do benchmarking são inúmeras, reduzindo custos, e evitando que surjam erros nos processos. Dessa forma, há o aprimoramento da profissionalização dos processos empresariais. 

Uma empresa de confecção de móveis planejados, por exemplo, necessita da comparação de outras do mesmo segmento para saber o que é preciso investir e qual tipo de comunicação fará com que surjam clientes. 

Dessa forma, para aprimorar esse conhecimento, uma boa escolha é realizar algum curso de design, tendo então como uma das opções um curso design de interiores online para entender mais sobre esse segmento. 

O benchmarking aumenta o conhecimento do mercado, ajudando o crescimento da empresa e dos colaboradores e gestores inseridos. 

Agora que você já sabe as vantagens e os tipos de benchmarking, veja qual a melhor opção para a sua empresa e veja os resultados aumentarem da melhor forma. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.