Como desenvolver força mental em tempos de pandemia

No artigo de hoje você vai aprender formas de como desenvolver uma força mental equilibrada em tempos de pandemia, algo muito necessário para o momento atual.

Renata Parma
Gestão

O estresse causado pela pandemia do COVID-19 atingiu muitas pessoas.

Medo de demissão, trabalho home office, queda no faturamento, redução da renda mensal.

Esses fatores podem ou não ter afetado você, mas o fato é que a crise motivada pela necessidade de isolamento social atingiu alguns setores em cheio, e consequentemente, a saúde mental das pessoas envolvidas.

Ansiedade, estresse e depressão se tornaram mais comuns, como revela um estudo feito com adultos nos Estados Unidos, que mostrou que cerca de 41% dos participantes apresentaram sintomas de ansiedade e/ou depressão em janeiro de 2021, contra apenas 11% em 2019.

A pandemia de COVID-19 já completou um ano e com ela muitas lições foram aprendidas. Seja na escola, no trabalho, em casa ou em qualquer outro ambiente, tivemos que nos readaptar à nova realidade imposta pelo novo Coronavírus.

Diante de tantas inseguranças e incertezas, o nosso psicológico ficou abalado, em vista de tantas mudanças repentinas. São muitas notícias, informações, fake news

De fato, independente se a pessoa possui algum transtorno psicológico ou não, é preciso sempre investir em métodos que aliviam as tensões do dia a dia, de forma a passarmos de maneira saudável — na medida do possível, é claro — por essa situação tão desafiadora.

Não sabemos ao certo quando essa crise vai passar, porém, é necessário encontrar e aplicar maneiras de exercer a resiliência neste momento nunca antes visto por essa geração atual.

Por isso, com o intuito de oferecer um apoio e orientação, preparamos esse artigo de hoje, onde serão detalhados alguns pontos que você pode aplicar na sua rotina diária, com o objetivo de você desenvolver força mental para continuar realizando as suas atividades diárias. Vamos lá!?


Foque em uma rotina

Como muitos trabalhadores estão em trabalho remoto, as queixas de que o serviço parece ter aumentado são muito frequentes. 

No entanto, isso se deve ao fato de que ao trabalhar em home office, as distrações se tornam maiores, ou seja, o funcionário às vezes se perde com tantas tarefas, e pior: acaba misturando o trabalho de casa com o do escritório e por aí vai.

O ideal aqui é estabelecer uma rotina realista, onde as tarefas são divididas por horários fixos. Procure sempre dormir e acordar no mesmo horário, como se fosse ir presencialmente para a empresa, pois isso ajuda o cérebro a reconhecer que aquele momento é a hora de começar a trabalhar. 


Alimente-se de forma saudável

Da mesma forma, dar pausas para as refeições é algo essencial, afinal como diz o velho ditado, “saco vazio não para em pé”. Assim, é fundamental não esticar o horário de trabalho. Procure terminar o expediente no horário habitual, mesmo que você esteja se sentindo produtivo.

Como as linhas que separam o trabalho da vida pessoal foram borradas, fica mais fácil trabalhar por mais tempo que o necessário.

Preste atenção também na qualidade da alimentação. Não que você não possa comer um docinho eventualmente. Mas é vital abastecer sua geladeira com produtos mais saudáveis, até para não cair na tentação de comer coisas muito calóricas.


Durma o tempo adequado

Da mesma maneira que uma alimentação saudável, o fato de dormir adequadamente é primordial não só para descansar o corpo e a mente, mas também para manter a produtividade em alta.

Sendo assim, nada de ficar até altas horas na frente do computador terminando algum relatório. Caso você tente resistir, lembre-se que essa ação prejudicará o fluxo de tarefas do dia seguinte. 

Lembre-se que optar por esse esticamento, você acordará cansado, desanimado e com estresse. Algo que não ajuda muito nesse tempo de pandemia, concorda?

Para tal, procure fazer uma higiene do sono, desligando os aparelhos eletrônicos e apagando as luzes pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Dessa forma, o seu relógio biológico aprende o momento certo de dormir e levantar e assim, sua mente fica mais produtiva.


Pratique exercício físico 

Já foi comprovado que a prática de exercícios físicos junto de uma alimentação saudável, não só previne inúmeras enfermidades, assim como aumenta a imunidade e é um complemento no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade.

Contudo, apesar de fazer muito bem à saúde, a prática de exercícios físicos em locais públicos vem diminuindo em razão das regras restritivas a fim de prevenir o contágio pela COVID-19.

Por vezes, a pessoa até tem vontade de sair para correr em um parque ou no calçadão da praia, mas a cidade está em lockdown ou não permite a saída para correr ou caminhar na rua, parque ou academia.

Neste caso, a saída é fazer os exercícios em casa. Pode ser na varanda, na área de serviço ou mesmo na sala. Inclusive com objetos da própria residência, como garrafas pet, por exemplo.

De toda forma, é bom não ultrapassar os limites do seu corpo; então cultive o autoconhecimento para entender as suas limitações físicas e quais os tipos de exercícios que melhor se adequam às suas necessidades.


Dedique um tempo para você

Não há nada pior que sobrecarregar o nosso corpo, seja na parte física como na parte psicológica. Para isso, é essencial conhecer nossos limites, capacidades e o que nos faz bem.

Em tempos de tantas incertezas, é natural que nos percamos com tantas responsabilidades e, devido a isso, podemos esquecer da pessoa que mais importa para nós (ou pelo menos deve importar): nós mesmos.

Sim! Isso mesmo. A partir do momento que não estamos bem, além de não conseguirmos desenvolver as tarefas com qualidade, ainda não conseguimos ter disposição para lidar com as questões familiares, muito menos cuidar dos nossos entes queridos.

Assim, é importante reservar um período do dia para a prática da meditação (há diversos apps gratuitos com práticas guiadas), especialmente para voltar ao momento presente e dar uma pausa no estresse. 

Não esqueça também de tirar um momento da sua rotina para fazer um hobby e/ou uma atividade que te dê prazer. Então, leia um livro, assista uma série, brinque com os pets…

Enfim, faça algo que te desligue da “agitação”.


Diminua o excesso de informações

Diminuir a alta carga de informações sobre a pandemia ajuda o cérebro a não se estressar com essa verdadeira “montanha-russa” de dados, principalmente aqueles que são falsos, as chamadas fake news.

Desse modo, procure não ficar checando as notícias de hora em hora. O ideal é se atualizar sobre os fatos novos da pandemia, no máximo, uma ou duas vezes ao dia.

A carga cognitiva alta não faz bem. Nosso cérebro se desenvolveu em uma época em que a carga de informações era muito menor e tentar processar tudo o que nos é bombardeado todos os dias pode nos fazer mal.


Exercite a resiliência

De forma geral, exercer a resiliência é conseguir tirar um proveito de tudo que estamos passando, tendo uma visão positiva acerca do momento atual.

Isso não significa ser uma pessoa alienada ou muito menos negacionista; pelo contrário. Mais que uma filosofia de vida, ser resiliente é enxergar a situação e não dar vez às teorias da conspiração. É acreditar que esse é um momento e vai passar!

Dessa maneira, ao invés de prestar atenção ao que pode acontecer de ruim, por que não focar naquilo que temos certeza, como é o caso das medidas de prevenção?

Sendo assim, exercitar a resiliência é enxergar diferentes perspectivas para um problema. E convenhamos: na realidade vigente, precisamos nos abastecer dessa qualidade para nos manter sãos, concorda?


Conclusão

Como vimos, desenvolver hábitos saudáveis no nosso dia a dia é algo sempre essencial . Contudo, nós nunca vivenciamos um momento em que tais práticas se tornaram tão necessárias.

Portanto, se você ainda não está investindo na sua saúde mental, é hora de parar e refletir. Que tal seguir as orientações deste artigo? 

Temos certeza que com disciplina e paciência, você conseguirá desenvolver força mental para atravessar esse momento de forma positiva, cultivando resiliência e se tornando um ser humano melhor.

Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.