Os custos de produção interferem na forma como as empresas atuam. Com o passar do tempo e o surgimento de novas tecnologias para aperfeiçoamento, o que antes era caro e difícil de produzir, passou a ser feito de forma rápida e em escala. 

Essa afirmação, totalmente generalizada, pode ser usada para vários contextos e cenários do nosso dia a dia: a industrialização, o comportamento, a cultura, a  comunicação e etc. 

Com essa transformação social o homem de fato teve condições de gerenciar suas escolhas e hábitos de consumo, tal como as empresas passaram a ter que lidar melhor com esse novo comportamento. 

Como resultado, modelos de customização em massa surgem para atender essas novas demandas.

Quer entender mais como os consumidores estão tomando suas decisões e o que pode ser feito para conquistá-lo? 

Então, bora para mais essa leitura que te contamos tudo!

O que é customização em massa?

O modelo em escala de produção que foi difundido por Henry Ford, replicado e aperfeiçoado por muitos outros empresários, perdeu força com a chegada da era da Informação, posterior à era Industrial. Essa nova perspectiva está muito atrelada às novas necessidades do perfil de consumo. 

O novo consumidor é mais exigente, bem informado e online. Ele não só quer usufruir de um produto de qualidade como também deseja que esse produto tenha a sua cara. 

As grandes marcas, por exemplo, representam exatamente essa necessidade. Quantas pessoas que você conhece compram apenas produtos de uma única empresa? A resposta é óbvia, são várias! 

Uma segunda pergunta que você pode se fazer é: porque isso acontece?

Bom, essas marcas podem estar sinalizando aos seus clientes, seja através de um bom atendimento ou por um produto diferenciado, que o centro das suas preocupações é a satisfação deles.

A partir dessas mudanças sociais, surge um modelo de produção capaz de reunir forças, tecnologia e ferramentas necessárias para atender esse novo cenário: a customização em massa.

Basicamente, a customização em massa é um conceito que representa a capacidade das empresas em oferecer com agilidade seus bens ou serviços customizados, em grandes volumes, com custos similares aos produtos padronizados e disponibilizados por meio da produção em escala. 

Autores de diversa áreas entendem que o foco no produto e na produção e a dificuldade de compreensão por parte do empresário de que um setor deve ser voltar mais para a experiência do cliente do que para a produção de bens, contribuem para a decrescente competitividade das empresas que ainda não assimilaram uma abordagem eficiente orientada para o novo perfil de consumo. 

Nesse ponto, esse artigo visa te ajudar a entender que para tornar seu negócio mais competitivo, em muitos casos, a customização em massa se faz necessária. Com isso, ela se torna uma estratégia de diferenciação das empresas, baseando-se também na produção padronizada, mas que atende às novas preferências de consumo. 

Logo, podemos considerar que a customização é indiretamente uma evolução espontânea dos sistemas produtivos, e assim, pode gerar mais flexibilidade e benefícios para todos os agentes econômicos - lado da oferta e da demanda. 

Justamente na tentativa de executar esse tipo de modelo, surge um impasse: executar essa prática com o mínimo de recursos e ao mesmo tempo apresentar as características que os consumidores desejam. 

Para obter lucro, por exemplo, é necessário uma produção de baixo custo, o que implica em uma linha de produção veloz e mecânica. Contudo, a flexibilidade faz com que os produtos customizados saiam dessa configuração, tornando essa estratégia um dos maiores desafio do mercado. 

Portanto, o que podemos tirar proveito da era da Informação, período caracterizado pelo grande volume de dados comportamentais, é que cada vez mais será necessário fabricar produtos personalizados, melhorando e colocando a experiência do consumidor em primeiro lugar. Isso tudo sem abrir mão dos benefícios do custo reduzido proporcionados pelas técnicas de produção em série.

Diferenças entre a produção padronizada e customizada em massa

Para entender melhor como a produção em massa funciona, separamos esse tópico para apresentar as principais diferenças entre os dois grandes modelos de produção: produção padronizada e produção customizada em massa.

Produção padronizada em massa

A produção padronizada é a fabricação em massa do mesmo tipo de produto,  usando linhas de montagem, tecnologia de automação e outras ferramentas para baratear e agilizar a fabricação dessas mercadorias.

Através desse modelo, por exemplo, é possível criar, antecipar e atender as demandas específicas do consumidor de forma transparente e mutuamente benéfica para empresa e seu cliente.

Vale ressaltar que isso é possível graças à produção em lotes exclusivos dos itens. Ou seja, o mesmo equipamento de produção pode ser usado para fazer diferentes lotes, de diferentes itens e em momentos diferentes. 

Com isso, a produção padronizada torna-se vantajosa se olharmos para a larga escala produtiva que se iniciou, uma vez que empresas terão um baixo investimento para operar. Isso porque a redução dos custos da produção é uma consequência direta da padronização da produção. Isso acontece pois as etapas desse modelo seguem os mesmos parâmetros, o que maximiza a utilização dos recursos, diminui o custo dos produtos, atrai ainda mais clientes e aumenta a lucratividade.

Produção customizada em massa

A customização em massa é a prática de criar produtos que satisfaçam as necessidades individuais dos clientes da melhor maneira possível, sem comprometer seus negócios.

Nessa modalidade, a flexibilidade dos produtos ganham um peso a mais em relação aos custos de produção. Manter uma produção customizada, quase sempre, é mais caro do que a padronizada, seja por uma necessidade maior de matéria-prima, pela adição das novas versões e melhorias do produto ou investimento em diferentes máquinas para a produção.

Vale ressaltar que a personalização em massa usa a fabricação em escala de produtos customizados, muitas vezes usando linhas de montagem ou tecnologia de automação para modificar o design e trazer uma nova engenharia para os produtos finais.

Também relacionado ao alto custo e investimento, muitas empresas optam por personalizar a embalagem, marketing ou até mesmo criar um produto que se adapte inerentemente a esse novo ambiente. 

Nesse ponto, nasce uma exigência para que o marketing do produto tenha estratégias mais eficientes, corroborando com o fato do produto em si já ser considerado um chamativo para o público. Isso vai de encontro às novas relações estabelecidas pela pela experiência e jornada de compra do cliente.  

Quando aplicar a customização em massa na sua empresa?

As mudanças trazidas através das necessidades do consumidor se expandiu, oferecendo às marcas uma tremenda oportunidade de negócio. 

Mas será que é fácil mudar toda a sua estrutura de produção de uma empresa? Não, não é mesmo!

Por isso, a aplicação de uma customização em massa requer planejamento, um ponto extremamente importante para o mundo dos negócios. 

Dito isso, qualquer abordagem à customização em massa deve levar em consideração vários fatores específicos do setor ou do produto. Além de identificar as necessidades típicas de seus consumidores, mais especificamente, os atributos do produto dos quais as necessidades dos clientes não estão de acordo.

Com base nisso, a empresa pode definir seu “espaço de solução”, delineando claramente o que vai oferecer e o que não vai.

Após entender e buscar informações que visam classificar o comportamento do seu público, é chegada a hora entender se o projeto é viável ou não. Ou seja, assegurar que os requisitos dos consumidores não afetam significativamente as operações e a cadeia produtiva da instituição.

Finalmente, um customizador em massa deve dar suporte aos clientes na hora de identificar seus problemas e soluções e, ao mesmo tempo, minimizar a complexidade e o peso da escolha. É com essa visão que o trabalho do departamento de marketing se inicia. 

Logicamente, a customização em massa nunca deve ser implantada sem um olhar clínico, e a abordagem que vimos nesse tópico não é uma solução universal.

É sempre buscar mais conhecimento sobre o assunto para tomar uma decisão mais sólida, mas principalmente, entender se isso é um desejo do seu público.

Como ela se relaciona com a indústria 4.0?

O interessante da Indústria 4.0 é que ela permite que as fábricas inteligentes alcancem um alto nível de customização sem perder competitividade no mercado. Desta forma, produtos de alta qualidade podem ser fornecidos a baixo custo e com prazos de entrega curtos.

De forma simplificada, a customização em massa permite que a fabricação de qualquer item siga uma linha de montagem semelhante à produção em massa. Portanto, há flexibilidade e agilidade no processo.

Isso ocorre porque a Quarta Revolução Industrial forneceu às fábricas uma variedade de novas tecnologias para torná-las mais eficientes, dinâmicas e inteligentes.

O que fazer para chegar à personalização na indústria?

Para investir na implementação do modelo de produção proposto pela indústria 4.0, é necessário seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são eles!

IMPRESSÃO 3D

Curiosamente, a tecnologia de impressão 3D pode ser usada para fazer qualquer coisa, desde pequenos protótipos médicos até grandes peças de aeronaves. Como o modelo digital é integrado ao software, um alto nível de customização pode ser alcançado com mudanças relativamente simples.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O mercado atual já possui algumas tecnologias que são capazes de alcançar uma larga escala de demandas customizadas para redes de varejo, convertendo milhões de cliques em vendas. 

SOFTWARES DE GESTÃO

Na indústria 4.0, todas as pessoas e máquinas devem estar conectadas para que os processos sejam ágeis e dinâmicos. 

Desse modo, os softwares de gestão são extremamente necessários, visto que conectam processos, reconhecem demandas e ainda agilizam tarefas. Além disso, esse tipo de serviço é capaz de reconhecer qual é a necessidade do cliente e gerar relatórios sobre os dados colhidos.

Considerações Finais

A ideia da customização em massa foi muito difundida ao longo deste artigo, o que provavelmente faz com que você se preocupe em como organizar uma nova linha de produção para o negócio. 

Quando falamos em personalização, imagine que estamos nos referindo ao modelo de produção sob encomenda, e isso remete a uma solução tecnológica: sistema de gestão integrado. 

Um sistema de gestão integrado ou um ERP, é uma das muitas ferramentas que podem otimizar esse tipo de estrutura dentro das empresas. 

Em síntese, essa tecnologia oferece um maior controle da produção e integra outros departamentos para que a produtividade geral ganhe mais eficiência. 

Além, é claro, de trazer mais informações para a tomada de decisões.

Aqui na Sensio nós priorizamos pela praticidade e facilidade na hora de desenvolver um sistema de gestão. Por isso, nosso ERP gerencia tanto uma produção para estoque voltada para padronização em massa quanto uma produção sob encomenda direcionada para a personalização do produto. Tudo isso de uma forma dinâmica e intuitiva, o que gera mais eficiência para a sua cadeia produtiva.

Por fim, vale ressaltar que existem outras ferramentas necessárias para executar a customização em massa, porém o sistema ERP é o primeiro da lista quando o assunto é controle e ganho de produtividade. 

Bom, e já ficou bem claro o que esses aspectos representam para o seu negócio, não é mesmo?

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Até a próxima!