O Facebook Ads Ă© o sistema de mĂ­dia paga do Facebook que oferece uma variedade de formatos de anĂșncio. Com ele, vocĂȘ pode criar campanhas e estratĂ©gias para divulgar sua marca no Facebook e, com as atualizaçÔes, no Instagram. 

Isso ocorre porque a plataforma apresenta um dashboard completo para criar publicaçÔes e campanhas, especificando o formato, texto, imagem, pĂșblico a ser alcançado e atĂ© o orçamento e prazo pretendidos para a publicação.

Com isso, as equipes podem direcionar mais criatividade, segmentar os anĂșncios e obter resultados mais qualificados para as campanhas.

No entanto, assim como em qualquer campanha, existem pontos importantes e que demandam atenção ao produzir o anĂșncio.

Nesse sentido, Ă© primordial ter atenção ao estĂĄgio no funil, o pĂșblico-alvo e os objetivos centrais de campanha para obter bons resultados.  

Por isso, se vocĂȘ deseja aprender mais sobre a ferramenta para criar anĂșncios de sucesso no Facebook Ads, continue a leitura deste material. 

Apresentando o Facebook Ads 

No Facebook Ads Ă© possĂ­vel desenvolver anĂșncios personalizados para a base de clientes de qualquer segmento, indo desde reformas comerciais atĂ© pet shops de alto valor.

Isso porque essa Ă© uma ferramenta que permite gerenciar as estratĂ©gias e para quem sua mensagem serĂĄ direcionada. Ou seja, Ă© no planejamento que as especificidades serĂŁo aplicadas para atingir o pĂșblico certo, sendo bastante ampla.

Posteriormente, Ă© preciso determinar como a publicidade chegarĂĄ atĂ© as pessoas, ou seja, o formato e a classe de anĂșncio.

A interface da plataforma atualmente suporta a veiculação de anĂșncios de diferentes tamanhos e tipos, como feed, stories, vĂ­deos, entre outros. Quando bem planejados, podem atingir efetivamente o pĂșblico.  

Por que usar anĂșncios do Facebook?  

Com mais de 2 bilhÔes de usuårios ativos, o Facebook ainda é uma das principais redes para alcançar e se relacionar com potenciais clientes. 

Além disso, a plataforma tem a vantagem de permitir a criação de påginas de negócio e comunidades com clientes. Assim, campanhas ainda mais direcionadas e um relacionamento mais efetivo podem ser desenvolvidos.

Quando se trata de alcançar o melhor ROI (Retorno sobre Investimento), um grande pĂșblico geral pode ser um grande desafio

No entanto, isso tambĂ©m traz oportunidades qualificadas se vocĂȘ souber como segmentar seus nichos de pĂșblico, otimizando o orçamento conforme a ação - baseada em interesse e interaçÔes dos usuĂĄrios.

Isso significa que os custos ainda podem ser reduzidos, alcançando usuårios mais qualificados, desde que as características certas sejam aplicadas. Mais ainda, indica que hå melhor controle do orçamento, podendo expandir o alcance, se for possível/necessårio.  

Afinal, vocĂȘ pode pagar para apresentar sua marca a pessoas que possam estar genuinamente interessadas em brindes personalizados. 

A plataforma de anĂșncios do Facebook permite que vocĂȘ direcione peças exatamente para o pĂșblico certo a fim de maximizar o ROI da marca.   

O grande pĂșblico global do Facebook, combinado com a capacidade de segmentar seus anĂșncios com base em dados demogrĂĄficos, localização, interesses e comportamento, permite que vocĂȘ alcance o pĂșblico mais adequado e na hora certa, otimizando o ciclo de venda.

Em outras palavras, é mais provåvel que as pessoas queiram comprar seu produto ou contratar seus serviços quando interagirem com a divulgação no Facebook. 

EntĂŁo, se vocĂȘ ainda nĂŁo tem nenhuma campanha ativa nessa rede, Ă© hora de começar a planejar sua estratĂ©gia de negĂłcios e avaliar quais açÔes podem ser efetivas.

Anunciando no Facebook Ads: passo a passo 

Usar o Facebook Ads não é difícil, mas é sempre pertinente conhecer bem cada etapa antes de começar a divulgar projeto de arquitetura de interiores na plataforma.

Confira abaixo um passo a passo sobre como fazer e publicar um anĂșncio em uma das redes sociais mais populares. 

Abra o Gerenciador de Negócios 

O Gerenciador de Negócios faz parte do Facebook Ads e foi criado para possibilitar a organização e gestão de todas as frentes publicitårias do seu negócio.  

É aqui que vocĂȘ gerenciarĂĄ: 

  • Perfis; 
  • PĂĄginas; 
  • AnĂșncios; 
  • Colaboradores.  

Desse modo, o primeiro passo para iniciar uma nova campanha Ă© abrir o “Gerenciador de NegĂłcios” e clicar no botĂŁo “Criar”.  

Defina objetivo 

Ao criar uma nova campanha, apĂłs a seleção do botĂŁo “criar”, vocĂȘ precisa definir quais sĂŁo suas metas de marketing. 

Cada objetivo tem uma descrição do prĂłprio Facebook Ads, para que vocĂȘ possa escolher o mais adequado para suas necessidades. 

Com isso, Ă© mais fĂĄcil identificar a melhor entre as opçÔes disponĂ­veis nas categorias, que sĂŁo divididas em “Reconhecimento”, “Consideração” e “ConversĂ”es”. 

Esse processo tambĂ©m Ă© fundamental para saber qual o melhor formato e quais açÔes terĂŁo melhor performance conforme o pĂșblico e objetivo. A prĂłpria plataforma traz indicaçÔes.

Cabe ressaltar que nessa etapa tambĂ©m Ă© possĂ­vel criar testes, como A/B, para avaliar o comportamento do pĂșblico e estabelecer padrĂ”es com melhor respostas dos usuĂĄrios, otimizando ainda mais as campanhas.

Segmente o pĂșblico 

Um dos pontos fortes do Facebook Ads sĂŁo as oportunidades de segmentação. É nessa fase que o e-commerce de automatização industrial, pode explorar todas as opçÔes disponĂ­veis para definir o pĂșblico-alvo da campanha e ter um melhor resultado final.

À medida que vocĂȘ navega pelos recursos disponĂ­veis para segmentação, o Facebook Ads mostrarĂĄ um resultado estimado e o tamanho potencial do pĂșblico identificado a ser atingido, o que serĂĄ Ăștil para orientĂĄ-lo em sua segmentação e alcance.

Seja criativo e analĂ­tico para criar segmentos que se alinhem com o pĂșblico-alvo da sua marca e os objetivos da campanha.  

Vale a pena explorar todas as possibilidades oferecidas pela plataforma: desde geo-segmentação e dados como gĂȘnero e idade, atĂ© caracterĂ­sticas profissionais, interesses pessoais e filtros comportamentais. 

AlĂ©m disso, nĂŁo se esqueça de que vocĂȘ pode salvar a segmentação que criou para reutilizar em outras campanhas de maneira mais conveniente.  

Escolha o local do anĂșncio 

Agora vocĂȘ escolherĂĄ o local na plataforma em que o anĂșncio sobre mĂłveis planejados alto padrĂŁo, por exemplo, serĂĄ exibido para o objetivo especificado.  

AlĂ©m de escolher se deseja exibir seus anĂșncios no Instagram e/ou Facebook, vocĂȘ tambĂ©m pode optar por dois tipos de posicionamento. 

O posicionamento automåtico é a opção recomendada. Nele o Facebook farå automaticamente os ajustes necessårios com base no seu orçamento e conforme sua base de dados identifica com melhor potencial.  

JĂĄ o posicionamento manual Ă© uma opção que permite que vocĂȘ escolha onde seu anĂșncio serĂĄ exibido manualmente. 

Estabeleça o controle de gastos 

Nesta etapa, vocĂȘ determinarĂĄ quanto pagarĂĄ por clique ou visualização de seus anĂșncios, bem como a programação de exibição que sua campanha seguirĂĄ. 

Por exemplo, se vocĂȘ deseja redirecionar os usuĂĄrios para seu site, pode escolher uma estratĂ©gia de custo por clique (CPC) e tambĂ©m definir a data e hora em que seu anĂșncio serĂĄ exibido para seu pĂșblico-alvo. 

Trata-se de uma etapa de suma importĂąncia para garantir que o orçamento da empresa de manutenção do revestimento acĂșstico para teto, serĂĄ bem aproveitado e adequadamente respeitado. 

Crie o conteĂșdo do anĂșncio 

Depois de toda a configuração tĂ©cnica, Ă© hora de definir a cara do seu anĂșncio para que ele capte a atenção do pĂșblico certo.

Nesta etapa, vocĂȘ definirĂĄ a imagem, vĂ­deo ou texto a ser exibido, alĂ©m de escolher o formato do anĂșncio, o link que deseja adicionar e o botĂŁo de ação com o qual deseja que seu pĂșblico interaja. 

Depois que um anĂșncio Ă© finalizado, pode levar algum tempo para o Facebook Ads analisĂĄ-lo.

Depois de aprovado, ele serĂĄ publicado e, aĂ­ sim, começarĂĄ a apresentar resultados. Isso Ă© normal e vocĂȘ sempre pode fazer ajustes para corrigir quaisquer problemas que surgirem. De um modo geral, a plataforma leva atĂ© 24h para a aprovação do anĂșncio. 

Cabe ressaltar que vocĂȘ ainda pode programar um anĂșncio futuro a partir dessa plataforma, jĂĄ o deixando salvo e agilizando o processo de aprovação e veiculação.

Dicas para um bom anĂșncio 

Para tornar o Facebook Ads uma ferramenta ainda mais bem-sucedida existem boas prĂĄticas que podem ser aplicadas por sua equipe.

Elas sĂŁo focadas na criação de anĂșncios que buscam compartilhar ideias e informaçÔes relevantes com o pĂșblico interessado em galpĂ”es de lona, por exemplo.

Leia os tĂłpicos a seguir e entenda como fazer um bom anĂșncio. 

Use técnicas de storytelling 

Uma Ăłtima maneira de criar anĂșncios de mĂ­dia paga Ă© recorrer Ă  criatividade e elaborar boas narrativas, atraindo a atenção e promovendo a identificação do pĂșblico.

Conhecida como storytelling, a técnica possibilita compartilhar histórias que gerem comoção, provoquem reflexÔes e sentimentos, bem como incentivam o valor à marca e a realização da ação esperada.

Ou seja, Ă© possĂ­vel gerar identificação e levar o usuĂĄrio Ă  compra de forma mais ĂĄgil, visto que ele compreende a “dor” que o personagem passa na narrativa.

Assim, determine um calendårio e busque agregar narrativas principais e de apoio para grandes açÔes de marketing.

Atenção à segmentação 

JĂĄ explicamos que a segmentação de usuĂĄrios Ă© uma parte muito importante da estratĂ©gia de anĂșncios no Facebook. 

Assim, Ă© fundamental que vocĂȘ conheça seu pĂșblico, seja ele interessado em mini robĂŽ ou em decoração industrial, para que possa escolher os perfis de consumidores mais adequados e produzir materiais mais qualificados.

Assim que sua campanha for ao ar, novas pessoas vĂŁo curtir sua pĂĄgina e seguir seu conteĂșdo – mas vale lembrar que vocĂȘ precisa qualificar esses usuĂĄrios ou eles logo deixarĂŁo de segui-lo. Portanto, quantidade nem sempre Ă© um ponto forte. 

Conhecer seus interesses, preferĂȘncias e como sua empresa pode ajudar a persona Ă© um bom começo.

Depois que o anĂșncio Ă© veiculado, vocĂȘ tambĂ©m pode analisar novos interesses e insights.  

Mensure resultados 

O sucesso com os anĂșncios do Facebook Ă© um processo contĂ­nuo, com muitas tentativas e erros. NĂŁo se trata apenas de lançar um post no ar e esperar um efeito mĂĄgico. 

Os resultados vĂȘm quando vocĂȘ e sua equipe fazem testes. 

Sua marca precisa ser clara sobre onde estĂĄ, quem Ă© o pĂșblico, o que deseja alcançar e como deseja se comunicar para atingir tais objetivos. Ou seja, o planejamento Ă© fundamental para o crescimento e sucesso.

Nesse sentido, além do planejamento e acompanhamento dos resultados, melhorando os resultados a partir das respostas obtidas, lembre-se de determinar os KPIs (indicadores-chave de desempenho).

Isso porque eles são indicadores efetivos sobre cada estågio e processo que compÔem uma meta, sendo mais específicos e mensuråveis, agregando informação de valor para a devida tomada de decisão.

Conclusão 

O Facebook Ads Ă© uma das principais plataformas de mĂ­dia paga de toda a internet – e nĂŁo Ă© por acaso. 

A expressiva quantidade de usuårios junto às possibilidades e oportunidades contidas nela explicam tal popularidade. 

Mas nada disso faz milagres: é necessårio se capacitar, planejar e testar incansavelmente as campanhas para obter resultados acima da média! 

‍Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que vocĂȘ pode encontrar centenas de conteĂșdos informativos sobre diversos segmentos.