Mix de Marketing: como os 4 P’s podem ajudar sua Indústria

O conceito de mix de marketing está ligado aos 4P's: produto, preço, praça e promoção. Esse tipo de estratégia pode ser o diferencial que sua Indústria tanto precisa. Confira agora os principais pontos sobre esse assunto!

Luiza Caroliny
Estratégia

Fato: O mercado B2B enfrenta vários desafios e, ao mesmo tempo, muitas oportunidades para aumentar as  vendas do seu produto ou serviço.

Neste conteúdo, você vai aprender sobre o  mix de marketing e como ele ajuda na comunicação entre as empresas para atrair, conquistar e reter o maior número possível de consumidores.

Além disso, a estratégia de 4 P’s pode ser aplicada de forma prática e simples para todo e qualquer tipo de negócio. 

Nós vamos te mostrar como!

Boa leitura!

Porque o mix de marketing é importante

O mix de marketing é responsável por planejar e executar as ações que envolvem as atividades no setor de vendas e afins. 

Esse processo faz parte de um planejamento maior, auxiliando a definir estratégias de venda mais efetivas na conquista e manutenção dos consumidores, ao integrar vendas e marketing e gerar mais qualidade para os setores.

Em outras palavras, fica mais fácil alcançar os objetivos de divulgação e promoção, além de construir uma autoridade para a marca quando a empresa tem missão, princípios e valores internos já consolidados.

Veja a seguir alguns pontos interessantes que ele analisa:

Transmitir o posicionamento ao público-alvo

Os 4 P’s do Marketing, como também é conhecido, servem para colocar a marca no mercado de acordo com o posicionamento que ela deseja alcançar.

Sem essas definições, o posicionamento tende a não se consolidar no mercado ou pode ser transmitido de maneira desordenada, o que confunde a percepção sobre a marca.

Criar estratégias integradas

Esse alinhamento acontece a partir da definição do público-alvo e do posicionamento de mercado que tem como responsabilidade direcionar todos os 4 Ps. 

O foco deve ser sempre o cliente e a imagem que a marca quer provocar na mente do consumidor. Assim, todas as definições se tornam coerentes na percepção do mercado.

Diferenciar dos concorrentes

Ao definir as estratégias do Composto de Marketing e consolidar o posicionamento, a marca se diferencia da concorrência. Afinal, o posicionamento busca um espaço único e relevante na mente do público-alvo, que não seja ocupado ou substituído pelos concorrentes.

A partir disso, é criada a ideia do Preço, do Produto, da Praça e da Promoção, que devem ser capazes de consolidar essa imagem, transmitindo a essência, os diferenciais e a proposta de valor da marca aos consumidores.

O que são os 4P 's

Para entendermos melhor o conceito, vamos explicar o que significa cada um dos 4 Ps. Confira!

1. Produto

Ele representa o que a empresa disponibiliza ao consumidor, podendo ser um produto ou serviço. Ou seja, é uma fase que tem como objetivo compreender as particularidades da oferta, buscando alguns diferenciais para se destacar dos concorrentes e conquistar mais clientes. 

Além disso, existem algumas perguntas que facilitam esse processo, são elas:

  • Quais são as necessidades do público-alvo?
  • O que deve ser feito para atingi-las?
  • De que modo o produto pode ser um diferencial?
  • Qual é a aparência dele?
  • Quais são os detalhes técnicos da composição e da embalagem?
  • Qual é o ciclo de vida do produto?

Para esclarecer essas questões, é essencial compreender as características de seu público-alvo para entender quais elementos são interessantes aos consumidores.

Exemplo: a proposta de valor única que a sua empresa oferece.

2. Preço

O preço está relacionado ao valor de venda do seu produto. Essa definição é muito importante para o sucesso do negócio, pois sua sobrevivência também está relacionada a esse fator.

Além de ajuda a definir a direção de uma organização ao garantir o financiamento:

  • Capaz de cobrir os custos de produção;
  • Investir em melhorias;
  • Lucro.

A ideia é conseguir um preço que não prejudique as margens de lucro e inviabilize o negócio ou afugente os clientes e prejudique as vendas

É necessário avaliar vários pontos para chegar a um preço, por exemplo:

  • Forma de pagamento;
  • Os custos envolvidos no processo;
  • O valor especial dos clientes fiéis;
  • Como os consumidores percebem o produto.

Além disso, o preço afeta diretamente a percepção do público sobre uma marca, escolhendo a marca mais valiosa mesmo que o preço seja mais alto.

3. Praça

Esse P algumas vezes pode causar confusão, já que no inglês a palavra utilizada é placement. Uma boa forma de entendê-lo é definir “praça” como o lugar em que o produto será vendido.

Dessa forma, ele é mais amplo que apenas um lugar, sendo responsável por toda a distribuição, ou seja, indicar de qual forma o produto vai chegar até o cliente. 

Nesse ponto é preciso, por exemplo, definir se sua venda será em um local físico, se existirão lojas virtuais ou se ela será feita nos dois ambientes.

Além disso, alguns aspectos ajudam a definir esses pontos, como saber onde seu cliente está, em quais locais ele costuma procurar pelo seu tipo de produto, e quem são os concorrentes nesse setor.

4. Promoção

Trata-se da maneira de divulgação do produto, portanto, devem ser definidas não só a parte de divulgações, como também a comunicação e linguagem que serão usadas nas campanhas, de modo a atingir o público-alvo.

É preciso avaliar como a concorrência trabalha a publicidade, periodicidade das divulgações e escolha dos melhores canais de divulgação. Também é importante verificar a maneira que as mensagens serão passadas aos clientes.

Nesse sentido, vale a pena apostar em estratégias como Inbound Marketing, Automação de Marketing e outras técnicas de atração e fidelização. Outro aspecto importante para considerar é o tom de voz da empresa, tenha em mente que todas essas respostas dependem de suas personas.

Como aplicar na empresa

Ao longo da explicação até aqui, já trouxemos alguns insights de como aplicar os 4 Ps do marketing no seu negócio. Mas, neste tópico, seremos ainda mais práticos e objetivos.

Papel e caneta na mão? 

Então, vamos lá! 

1. Defina seu público-alvo e crie uma persona

Este primeiro passo será um divisor de águas entre uma estratégia confiante e outra sem muito planejamento. Depois de definir seu público-alvo e a persona da empresa, comece a planejar cada um dos 4 Ps.

Depois de identificar as principais características dessa participação de mercado, como geografia, demografia e comportamento, você pode começar a investigar os problemas que ela enfrenta. Dessa forma, ficará mais fácil para você entender como seu produto pode ser uma solução para essas necessidades.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Depois de definir seu público-alvo, você precisa buscar evidências e suporte de que essa é a direção certa. Para isso, você pode investir em pesquisas, entrevistas e questionários elaborados para entender o comportamento do consumidor.

Nosso conselho aqui é focar nas perguntas que podem ser respondidas em cada um dos 

4 P’s deste artigo, como "Qual o impacto de um produto como esse na vida de um cliente" ou "Quanto um cliente está disposto a pagar para isso".

3. Desenhe o seu posicionamento

Definir um posicionamento significa que você vai escolher uma característica principal do seu produto para se destacar no mercado. Isso, além de garantir a você uma posição única, também agrega mais valor à sua marca.

Você vai gostar de ler: Como melhorar as vendas da sua micro empresa

Dicas

Escolha as melhores ações de marketing industrial 

Há muitas ações de marketing para indústrias que a sua empresa pode adotar.

Por isso, é tão importante fazer um planejamento, pois é nele que você definirá quais ações são mais adequadas para cada objetivo.

Além disso, é necessário ressaltar que as ações devem ser priorizadas para elevar o alcance do seu produto ou serviço no mercado. 

Sendo assim, considere esses pontos para atingir as ações necessárias:

Canais de divulgação

Considerando a divulgação feita na Internet, existem várias maneiras de ajudá-lo a capitalizar seu setor de uma vez por todas.

Afinal, como a internet já é uma tendência, diversos canais de comunicação surgiram para divulgar seus produtos e serviços ao público-alvo.

Primeiro, podemos falar novamente sobre mídias sociais, o que nos dá a oportunidade de:

  • Interações com clientes;
  • Divulgação orgânica de produtos e serviços;
  • Compartilhe conteúdo do blog ou site da sua empresa.

Além da mídia, a publicidade paga no Google Ads e no Facebook Ads são formas de colocar anúncios na internet para atingir o público certo.

Fora esses canais, você também pode fazer um investimento em mídias OOH, que são conhecidas como Out of Home. 

Com elas, é possível deixar os seus produtos e serviços em evidência para o público-alvo em locais públicos ou privados através de painéis digitais. 

Canais de compra e venda

Outra estratégia de marketing melhor do setor que você pode empregar é o canal de compra e venda.

Com isso, as chances de seu produto ser conhecido são muito maiores quando sua marca garante sua presença no mercado.

Produção de conteúdo

Se você quer fazer a publicidade da sua empresa, produzir conteúdo é fundamental para obter os resultados desejados com o Marketing o

Isso é uma estratégia que educa e engaja o público, tornando-o mais interessado em seu nicho.

Para realmente fazer a diferença, o truque é criar uma conexão entre o marketing de conteúdo e o inbound marketing que atrai mais clientes porque eles perceberam o verdadeiro valor da sua empresa.

Então, leia também: Copywriting: como se destacar com sua produção de conteúdo.

Considerações Finais 

Se sua empresa alinhar e conectar bem os 4 Ps do marketing, ela conseguirá direcionar todas as ações de forma bem sucedida. Portanto, quanto mais integrada for a sua estratégia, mais rápido você atingirá suas metas.

Utilize o Mix de Marketing no seu planejamento estratégico e depois conta pra gente se deu certo! 

Lembre-se: movimentar as sinergias entre as diversas áreas da sua empresa, torna mais fácil guiar decisões e fidelizar clientes com mais facilidade.

E aí, gostou do conteúdo? 

Vejo você na próxima!

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