Missão, Visão e Valores

Missão-Visão-Valores são termos frequentemente utilizados na gestão de empresas, mas de forma errada. É comum observarmos companhias utilizando esses conceitos como meros objetos decorativos, o que acabam se tornando motivo de piadas dos colaboradores. Se você não quer ter que passar por nenhuma dessas situações, esse artigo vai ajudar. Continue a leitura!

Renata Parma
Gestão

Um divisor de água para a formação de uma empresa é definir o que determina a razão de ser do seu negócio: sua missão, sua visão e seus valores. 

Partir deste princípio é essencial para se diferenciar no mercado. São raros os casos de empreendedores que planejam e mantêm suas ideias intactas durante anos. 

Apesar de parecer uma tarefa fácil, construir essa relação requer atenção e dedicação não só dos gestores, mas de toda a empresa. 

É fundamental que todos os integrantes da organização saibam qual o seu propósito (missão) para que, nas suas funções do dia a dia, tomem decisões adequadas e  promovam uma experiência positiva aos clientes.

Se você quer aprender definitivamente o que são esses três conceitos e como construí-los na sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é?

Missão, visão e valores, também conhecidos como MVV,  são argumentos que constituem a identidade e o propósito para os objetivos de um negócio. 

Além disso, podemos definir estes três conceitos como um tripé responsável por sustentar todos os resultados positivos ou negativos 

Isso também poderia significar um tripé que sustenta todos os resultados positivos ou negativos no mundo corporativo. Em um cenário globalizado, no qual estamos vivendo, ter princípios gera valor agregado aos produtos/serviços da instituição.

Sem esse tripé, é muito difícil construir um planejamento estratégico e guiar as decisões feitas dentro da empresa de modo a atingir bons resultados e fidelizar seu público.

Em suma, podemos dizer que a missão é o seu propósito, razão pela qual ela existe e trabalha todos os dias. A visão é seu objetivo principal, mostrando onde ela imagina chegar. Já os valores são visivelmente os princípios a serem seguidos em todas as ações da organização, tanto para áreas internas quanto externas.

Como definir?

É essencial que na etapa de construção do conceito de Missão, visão e valores de uma empresa, todos os agentes estejam presentes. Estamos falando da parceria entre colaboradores, gestores e instituição para que, assim,  todos os processos estejam realmente alinhados com a estratégia.  

Feito isso, é hora de iniciar o passo a passo para essa jornada. Vejamos:

1. Definir a missão 

Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque seus objetivos não estão claros. 

A declaração da missão, por exemplo, serve como base para a construção da estratégia (com objetivos, indicadores e metas). Neste caso, a missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo, para ser considerada uma boa definição. 

Ou seja, uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar vantagens (do produto ou serviço) ao seu público-alvo. 

Por isso, ela precisa ser desafiadora e inspiradora para gerar engajamento dos agentes serem mais proativos.

2. Definir a visão 

Escolher e projetar uma visão de futuro para o seu negócio, tendo objetivos para atingir a longo prazo, é o que você vai fazer para definir a sua missão.

Nessa etapa, é fundamental que você tenha indicadores e metas. Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, é preciso definir muito bem esses pontos para saber se está alcançando seus objetivos. 

3. Definir os valores (princípios) 

Nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização.

Por exemplo, muitas usaram sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros

Vai dos gestores e da instituição decidir se essa será ou não uma prioridade no início da implementação dessas ideias. Mas se por um lado, o trio é vital para melhorar os resultados desta jornada, por outro, também é um compromisso que exige dedicação, o que reforça a disciplina e a necessidade de completar todos os três passos do processo.

Aspectos importantes para a definição 

Essa rotina estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores chaves do negócio. Neste caso, não existe receita de bolo, mas alguns aspectos devem ser levados em conta no processo de definição. São eles:

Missão

  • Definir o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente;
  • Qual é o diferencial competitivo que o torna diferente da concorrência. 
  • Se há algo especial que deve estar na missão; 
  • Elaborar uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva;
  • Apresentar e validar com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles;
  • Divulgar e ter sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

Visão

  • Definir um horizonte de planejamento, normalmente de 3 ou 5 anos. 
  • Descrever quais indicadores e metas mensuráveis devem ser atingidas ao longo do período de tempo estabelecido;
  • Criar um documento com essa finalidade. Se possível, identificar os pontos de corte e objetivos intermediários;
  • Apresentar e validar com todos os participantes e interessados. A visão tem que fazer sentido para eles.
  • Divulgar e ter em mente que a missão precisa estar sempre viva e ser usada em todos os momentos da tomada de decisão e ações do dia a dia.

Valores

  • Quais atitudes e comportamentos a sua empresa gostaria de ser lembrada, caso fosse uma pessoa? 
  • Da mesma forma, por quais atitudes e comportamentos ela gostaria de ser admirada?
  • A partir das duas listas acima quais destas atitudes e comportamentos fazem sentido como valores para serem incorporados no DNA da sua empresa?
  • Coloque todos os valores no papel. No primeiro momento, apenas a palavra ou expressão chave.
  • Identifique quais comportamentos e atitudes observáveis representam os seus valores.
  • Apresente e valide com todos os participantes e interessados. A relação precisa fazer sentido para eles.
  • Compartilhe e use como livro mestre para tomada de decisão no dia a dia e nas questões estratégicas.

A importância da Missão, Visão e Valores

Se sua empresa não tem MVV, é preciso começar a pensar em uma!

A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa

Prova disso é a quantidade de organizações que apenas reproduzem modelos prontos, e deixam de alcançar melhores resultados por falharem logo na primeira fase: a definição da identidFade e da aspiração da empresa.

Não perca tempo!

Algumas missões podem ser muito inspiradoras e servir de exemplo para a construção dos seus ideais, mas é muito importante lembrar que cada propósito é único e deve ser o espelho do propósito da sua organização, certo?

Conheça agora alguns exemplos: 

Google

 “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”

Microsoft

“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”

McDonald’s

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”

Avon

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”.

Fiat

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

Samsung

“Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.

Nubank

“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.

Cacau Show

“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.

 Nike

“Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.

Apple

“Mudar o mundo através da tecnologia”.

Sensio ERP

A Sensio é parceira das microempresas e oferece o que há de melhor em soluções tecnológicas, muito  mais do que ser apenas uma ferramenta para gestão operacional. 

Qual é a sua dor? ou qual é a sua necessidade? são perguntas que adotamos para levar qualidade ao serviço que prestamos.

Dessa forma, entendemos qual é a melhor forma de ajudar nossos consumidores com inteligência e agilidade, integrando suas principais rotinas em único lugar.

Esperamos ter ajudado você a construir a missão, a visão e os valores para a sua empresa. Se quiser aprender mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de assinar nossa newsletter! 

Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.