Estar conectado com pessoas que agregam valor para nosso dia a dia, é sem dúvidas uma ótima oportunidade para trocar conhecimento.

Tanto para você quanto para outra parte, o resultado de uma conversa trivial sempre será positiva. A informação nesse caso, pode vir como forma de exemplo, trazendo mais oportunidades de crescimento ou até mesmo dicas de como melhorar as funções e rotinas do dia a dia.

Existe uma força superior envolvendo o networking que, quando bem aproveitada, é capaz de promover melhorias em qualquer ambiente, principalmente, no mundo corporativo.

Quer saber tudo sobre esse conceito e como utilizar seus benefícios? Então esse texto é para você.

O que é Networking

Networking é uma estratégia fundamental para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial que consiste na habilidade de desenvolver novos contatos.

De forma geral, essa ação visa formar, ativar e manter uma rede de apoio, trocando informações estratégicas para aumentar a produtividade e o desempenho de quem usa.

Dar continuidade a essa dinâmica, por exemplo, é colocar em prática ações simples e rápidas que, quando combinadas, são capazes de colocar seus pontos fortes, realizações e a própria carreira em evidência.

Nesse caso, o Networking tem um papel fundamental na exposição de ideias, sem

precisar se autopromover, de um jeito profissional e espontâneo.

Por mais que você nunca tenha tido contato com esse termo, é possível que já tenha feito Networking em diversos momentos da sua vida.

Sabe aquela conversa durante um evento, uma aula, um almoço com os colegas,  uma troca de cartões ou comentário sobre diversos projetos?

Pois bem, serão nesses momentos em que sua rede de contatos será construída.

Onde surgiu esse termo?

A palavra Networking surgiu na década de 1990, com a globalização e a necessidade das pessoas/empresas se relacionarem cada vez mais para fazer negócios em escala mundial.

Esse cenário aumentou os investimentos na formação profissional, além de aumentar consideravelmente a busca por contatos que tragam mais credibilidade.

Segundo Jerônimo Mendes, escritor e administrador, o surgimento desse termo vem ganhando mais força de acordo com as mudanças comportamentais vistas nas últimas décadas.

"Há trinta ou quarenta anos, as pessoas costumavam recorrer a alguém influente nas empresas, na política ou na comunidade onde moravam, para obter alguma indicação, principalmente quando se tratava de emprego"... bastava uma recomendação e você estava praticamente empregado. O treinamento vinha depois, com a prática. Independentemente da classe social, muita gente recorria a um pistolão para obter vantagens pessoais e facilitar o caminho das pedras".

A partir de então, o termo Networking, junção das palavras net (rede) e working ( trabalhando), passou a ser um conjunto de passos e estratégias que trabalham a seu favor para ampliar as oportunidades de negócio.  

Tipos de Networking

Podemos classificar o Networking em alguns tipos. Dentre os principais, citamos:

Networking pessoal: estratégias que focam na promoção do currículo pessoal de um indivíduo, buscando melhorar seu repertório profissional e sua produtividade;

Networking de marketing: estratégias que visam construir e ativar uma rede de contato eficiente, com o propósito de divulgar e vender produtos e serviços;

Networking honesto: estratégias que visam montar seu currículo de forma honesta e sincera, sem ter que forçar alguma informação ou qualidade ao seu respeito. Em empresas, por exemplo, os feedbacks dos clientes são informações valiosas que podem ser usadas em networking empresarial;

Networking empresarial: estratégias para fortalecer a empresa e ampliar a carteira de clientes.

O Livro Negro do Networking - Jeffrey Gitomer

Como fazer Networking

Na prática, fazer Networking também é trocar experiências e conhecimentos com o objetivo de gerar oportunidades e criar soluções.

Aqui, a ideia de fazer contatos é mais do que ser uma pessoa amigável, é também ter capacidade de entrosamento e estar disposto a dar algo que também agregue valor na vida da outra pessoa.

Quando você combina esses três atributos, terá descoberto o segredo que existe por trás das poderosas conexões que levam a construir bons relacionamentos. Contudo, e talvez, seja difícil alcançar esses resultados.

Em um ambiente de trabalho, por exemplo, muitas vezes falta tempo, experiência e oportunidade para desenvolver estratégias como essa.

Além disso, se seu perfil esbarra na timidez, ou na falta de vontade de conversar com as pessoas com quem não tem tanta proximidade, a dificuldade para fazer Networking só aumenta.

Se está diante de uma dessas barreiras, não se preocupe, pois temos a solução para romper com elas: o bom e velho planejamento.

Já é considerado clichê, o simples ato de desenvolver um plano viável para melhorar diversas áreas do nosso dia a dia. E isso não é diferente para construir seu networking.

Assim, como em todas ações que envolve a  administração de um negócio, mapear todo o processo, os resultados, os objetivos e todas as etapas de desenvolvimento, é extremamente importante.

Se você quer começar a construir esse etapa na sua rotina, tenha em mente as dicas a seguir:

1. Defina o objetivo - toda e qualquer ação precisa estar bem definida e alinhada aos seus objetivos. Através disso, é possível analisar se o processo escolhido por você teve resultado efetivo ou não.

Em estratégias de Networking é preciso ter assertividade nessa etapa, identificando e mapeando todos os resultados que desejam ser alcançados;

2. Reforce sua marca pessoal - a marca pessoal, constituem dois princípios básicos: a imagem e o conteúdo de uma pessoa. Nesse caso, estamos falando de um processo interno que prioriza trazer mais identidade, visual e essência para o autodesenvolvimento.

Para essa etapa, também é preciso engajar a busca de conhecimento, profissionalização e o entrosamento com o público-alvo, a fim de mostrar o quão capacitada você é ou pode se tornar ao estabelecer esse tipo de relação;

3. Selecione os meios de contato - manter ativo bons canais de relacionamento é uma ótima forma de prospectar e engajar seu Networking;

Neste espaço, inclua os canais online e off-line que podem ser usados para se conectar à sua rede, mas lembre-se de escolher os mais alinhados ao seu objetivo sempre;

4. Mapeie sua rede - é nesse momento que conhecer seu público-alvo vai ser importante. Tenha em mente: Quem eu quero conquistar? o que precisa ser feito? Quais as necessidades desse público?

Isso vai te ajudar a traçar as melhores estratégias, de acordo com o seu perfil.

5. Estabeleça sua principal mensagem -  Nessa etapa, é preciso alinhar a ideia que você deseja transmitir com as informações que você coletou quando foi mapear seu público.

Você realmente está entregando aquilo que eles precisam? Lembre-se que o retorno do networking tem que ser benéfico para ambos os lados;.

Por isso, transforme esses dados em novos procedimentos, crie oportunidades e conteúdos que possam atingir o maior número de pessoas possíveis.

6. Monte um plano de execução - é muito importante listar todas as ações, prazos e datas em que serão realizadas suas estratégias de Networking.  

Assim que elaborar a mensagem mais adequada, você estará pronto para realizar essa etapa e estabelecer um calendário de Networking.

Para melhorar sua experiência, utilize soluções tecnológicas que aumentam a organização desse processo, como software rebuscado, agenda do Google ou Planilhas do Excel.

7. Controle investimento e resultados - por fim, definir os instrumentos para acompanhar os resultados, identificando o que não funciona vai ajudar a estabelecer as melhores práticas para o seu Networking.

Nesse caso, provavelmente, você vai investir tempo e algum dinheiro para movimentar sua conexões de forma eficiente.

Então, seja esperto e faça as melhores escolhas!

Como o Networking pode ajudar sua empresa

Aplicar as dicas que discutimos anteriormente, tanto para a vida pessoal, profissional ou empresarial, não é fácil e exige muita dedicação.

Se a competição é dura para os profissionais, por exemplo, em ambientes corporativos isso é ainda mais significativo e atinge diversos tipos de empresa

Independentemente do seu modelo e estrutura de negócios, todos dependem da conquista e fidelização de clientes para garantir bom funcionamento, desempenho e lucratividade.

Além disso, é essencial construir parcerias que tornem os processos internos e externos mais eficientes, empregando menos recursos na oferta de produtos e serviços.

Ou seja, sem investidores, fornecedores e outros agentes importantes, ficará complicado manter e expandir sua empresa.

É exatamente por essa razão que CEOs, gestores e colaboradores precisam sustentar boas estratégias de Networking, cultivando relacionamentos de qualidade com seus parceiros.

Vale ressaltar que essa prática quando centrada no consumidor, também melhora as relações com os clientes, favorecendo sua fidelização por meio da proximidade e confiança.

3 dicas para um empreendedor fazer Networking

À medida que um negócio se desenvolve, a necessidade de investir em Networking também aumenta.

Portanto, um bom empreendedor precisa ampliar sua rede de contatos, permitindo que mais oportunidades sejam criadas para o seu negócio.

Nesse caso, existem uma série de ações que retornam esse cenário. Isso pode ocorrer em forma de parcerias ou investimentos diretos, por exemplo.

Dar uma atenção especial ao Networking é algo que todo empresário deve desenvolver. Dito isso, preparamos 3 dicas para te auxiliar nessa jornada.

Esteja sempre aberto a conhecer pessoas novas e realmente ter uma boa relação com essa pessoa, antes de pensar em benefícios comerciais

Muitas pessoas acreditam que é necessário conhecer um monte de gente e manter contato com todas elas.

Entretanto, a qualidade do seu Networking é melhor do que a quantidade. Principalmente, na hora de dar a devida atenção e construir uma boa relação relação comercial. Isso, sem dúvidas, é muito importante

Busque locais propícios para Networking, como feiras e eventos

Quando estiver em um evento, por exemplo, fazer perguntas relevantes e verdadeiras ao final de uma palestra é uma estratégia para ser notado. Fazer isso em nome da sua empresa, vestido com o seu uniforme, promove um marketing empresarial muito mais eficiente.

Isso também será muito importante para o seu Networking pessoal.

Busque agregar na vida dessas pessoas também

É exatamente o que estamos falando ao longo de todo esse artigo, não é mesmo?

Criar relacionamentos fica muito mais fácil quando há interesses e características em comum: seja na área de atuação, no bairro onde a empresa está situada ou por meio do envolvimento entres seus colaboradores e o público, encontrar empreendedores que se identifiquem com o seu tipo de negócio em algum sentido torna o Networking mais natural e interessante.

Conclusão

Ao longo desse texto, vimos a importância de manter bons contatos para sua empresa. Quando esse processo é realizado de maneira efetiva, estreitando bons laços para sua rede de apoio, as oportunidades de negócio são infinitas.

Aqui na Sensio ERP, priorizamos não só oferecer um sistema de gestão integrado de qualidade como também informar aos nossos clientes as melhores práticas para administrar o seu negócio.

São ações como essas que levam nossos clientes e a nossa empresa a conhecer pessoas interessantes, dividindo dúvidas, informações sobre empreendedorismo e encontrando auxílio para alcançar nossos objetivos.

Assim, como você pode ver, praticamos tudo o que dissemos durante esse artigo.

E aí, que tal começar agora mesmo a movimentar sua rede? Não perca mais tempo!

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Até a próxima!