Uma empresa que quer ser referência em seu segmento, precisa tomar os devidos cuidados com a experiência que oferece ao seu público . 

Isso porque em um mundo com constantes transformações tecnológicas, um bom atendimento se torna o diferencial competitivo capaz de fidelizar seus clientes. 

No texto de hoje vamos te apresentar algumas ferramentas que podem ajudar com esse objetivo. 

É só continuar a leitura que te contamos tudo!

Agilidade no atendimento

Tão importante quanto oferecer um produto de qualidade, é oferecer um atendimento ao cliente de excelência. 

Independente do nicho de mercado é necessário desenvolver estratégias que melhorem esse relacionamento. E isto, desde a abordagem inicial, passando pela jornada de compras, até o pós-venda.

A agilidade no atendimento, por exemplo, é um passo essencial para manter a qualidade e boa imagem de um negócio. Por isso, adotar ferramentas que otimizem esse processo é fundamental.

Uma boa gestão de negócio está diretamente ligada a forma como a empresa prospecta, atende e fideliza o seu público. 

Nesse caso, o ideal é começar o planejamento de uma empresa com as seguintes premissas:

  • Utilizar tecnologias que agregam valor ao negócio;
  • Oferecer um contato mais humanizado com os clientes;
  • Escolher uma ferramenta de atendimento ao cliente adequada.

Bom, é com dicas sobre tecnologias que decidimos te apresentar os melhores recursos para desenvolver o seu setor de vendas e, consequentemente, melhorar seu atendimento. 

Além disso, você vai entender os aspectos que serão melhorados quando as ferramentas certas são usadas.

Não deixe o seu cliente esperando

O tempo de espera de um cliente é uma métrica importante e que sinaliza se uma empresa está ou não oferecendo um bom atendimento ao seu público. 

Quem é que gosta de ligar para o suporte de uma empresa e ficar horas esperando para ser atendido e assim que conseguir atendido precisa ser transferido pois o atende não tem sua resposta? 

Exceto por questões mais complexas, manter um sistema que mantém suas informações integradas evita que seus clientes percam tempo com o seu atendimento. 

Isso pode até parecer uma dica óbvia, mas não há como garantir agilidade no atendimento se sua empresa não tem uma gestão organizada. 

Por isso, facilitar o acesso às principais informações, onde todos os seus colaboradores possam encontrar, vai ajudar a agilizar o atendimento da sua empresa.

Você pode utilizar um sistema de gestão integrada, onde os dados de todos os departamentos estarão integradas, para facilitar o acesso a essas informações. 

Mensagens de texto

Para facilitar a forma como seus clientes conseguem encontrar os serviços da sua empresa, é muito importante oferecer vários canais de atendimento

Uma ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios é o atendimento via e-mail ou chat. 

Um CRM, por exemplo, permite disparar mensagens automáticas aos seus clientes de forma prática, bem como criar segmentos e diferenciar as estratégias de marketing para o seu negócio. 

Se você costuma usar esse tipo de recurso, é importante que os textos sejam o mais objetivos possível.

Quanto maior for a mensagem, mais tempo o cliente levará para lê-lo. Por isso, seja sempre rápido e direto.

Caso você tenha que enviar conteúdos mais longos ou específicos, utilize posts de blog, vídeos e a própria base de conhecimento da empresa para tirar todas as dúvidas do seu cliente.

Não deixe espaço para dúvidas

Se o cliente fez a mesma pergunta duas vezes, o seu atendimento falhou em algum ponto. 

Portanto, seja claro. Nunca deixe espaço para dúvidas e evite frases que tenham duplo sentido.

Para essa finalidade, é importante que sua equipe esteja alinhada e bem treinada para atender seu público, buscando sempre suprir todas as necessidades e demandas do mercado.

Lembre-se: quanto mais confuso o cliente ficar, maior será o esforço que você vai precisar no atendimento. Isso também desgasta sua equipe, que precisará trabalhar mais tempo nesse tipo de chamada.

Nesse caso, é mais uma vez, manter as informações centralizadas e com fácil acesso é a melhor opção para agilizar seu atendimento e o processo de vendas. 

Utilize tecnologias que agreguem valor à rotina

Ao longo deste artigo, vimos que a agilidade no atendimento depende, em muitos casos, da forma como a empresa se organiza.

Para garantir a melhoria nesse aspecto, é fundamental adotar a tecnologia certa. Ela deve ser aliada da equipe, não gerando nenhum tipo de barreira ou complicação para o time que fará seu uso.

Hoje em dia, as tecnologias estão à disposição das empresas para economizar tempo e aumentar a produtividade, sendo extremamente úteis para otimizar processos com soluções eficientes e mais rápidas.

Um CRM, por exemplo, garante a rapidez no atendimento ao cliente, gerando muitos benefícios para a empresa.

Esse sistema registra todas as interações do relacionamento com o consumidor, o que permite verificar, mensurar e analisar novas estratégias que possam aumentar a produtividade e melhorar a gestão de atendimento.

Como consequência, é possível notar um impacto das vendas e no desenvolvimento de novos produtos.

Pesquisa de satisfação 

Toda ação empresarial precisa de um acompanhamento e feedback para saber o sucesso das estratégias. Criar critérios para avaliar o alcance e impacto das ferramentas de atendimento adotadas é indispensável.

A pesquisa de feedback dos clientes é uma ferramenta híbrida, com a metodologia sendo aplicada por meio da tecnologia. 

Uma empresa pode rodar uma pesquisa de satisfação aos clientes por SMS ou via Whatsapp, estabelecendo bons parâmetros para que as decisões futuras tenham uma base mais sólida.

Esse processo também pode ser feito com o CRM, através do disparo de e-mail direcionados à ao seu próprio formulário, o que sem dúvidas se torna a forma mais fácil de entender o comportamento e as preferências do seu público. 

Escolha um bom sistema de gestão para sua empresa

Nossa principal sugestão para ajudá-lo na organização das tarefas e garantir a agilidade no atendimento ao cliente é: escolher um bom sistema de gestão e que ajude a otimizar os processos internos. 

Tanto para manter as informações externas, como cadastro de clientes, preferenciais e outras informações necessárias para o departamento de vendas quanto para organizar as operações internas como estoque de mercadorias, entrada e saída de produto, um sistema de gestão integrada é muito útil. 

Com tecnologias como essas, a sua empresa será capaz de suprir todas as necessidades dos seus clientes. 

Um bom software melhora a comunicação entre as equipes e permite a análise de inúmeros dados importantes para o seu negócio. Assim, o que antes parecia impossível e muito trabalhoso, se torna mais fácil com o uso da tecnologia. 

Mas um sistema de gestão é para todas as empresas? 

Se você se faz essa pergunta é porque pode estar em dúvida se pequenas empresas conseguem manter uma solução tão sofisticada em seu negócio.

Nossa resposta é que sim! Com os sistemas baseados no armazenamento em nuvem, o preço é relativamente mais baixo, o que permite a adesão de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Como investir no atendimento com a Sensio?

E aí, gostou das dicas de como melhorar e agilizar o atendimento ao seu cliente? Nós podemos te ajudar a colocar essa estratégia em prática o quanto antes. 

O Sensio ERP é um software que auxilia na otimização dos processos internos, o que impacta diretamente na agilidade do seu atendimento ao cliente. Isso tudo a partir da integração e da organização de informações de diferentes departamentos. 

Aqui você vai encontrar facilidade para gerir as vendas de sua empresa, da sua produção e até mesmo do seu e-commerce. 

Além disso, o Sensio oferece acesso a inúmeros outros recursos que te auxiliam na tomada de decisão. Você já pensou em ter uma ferramenta que recomenda, de acordo com o perfil de compra do seu cliente, qual o produto mais adequado para sugerir uma nova compra?

Pois aqui na Sensio, oferecemos isso a sua empresa, através da inteligência artificial.

E aí, ficou curioso? Então, faça um teste grátis na nossa plataforma e veja como a tecnologia certa pode te ajudar a desenvolver sua empresa.

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Até a próxima!