Para encerrar bem o nosso 2022…. 

Acompanhe o que foi atualizado, neste último mês do ano, e o que pode ser implementado na sua organização ao longo do nosso 2023!


Definição de campos obrigatórios

Essa atualização é bem legal para que seu funcionário não se esqueça de nenhum detalhe importante no cadastro de informações dos seus clientes ou na parte de cadastro de itens, pedidos, OPs e lançamentos. 

Para definir os campos obrigatórios dessas telas, basta seguir o passo-a-passo a seguir:

  1. Vá no ícone de engrenagem (⚙️);
  2. Clique em ações;
  3. Acesse a opção de campos obrigatórios. 


Agora é só clicar em definir na categoria que você deseja, selecionar os campos e clicar em salvar. Pronto, simples e fácil!


Adicionar um item manualmente como composição de uma OP no momento da finalização da OP

Ao final da produção já aconteceu de você ter que incrementar alguma matéria-prima ou peça que não estava prevista na ficha técnica do item final? 

Pois é, pensando nesses e outro casos,  atualizamos o sistema para que a sua equipe de produção possa adicionar algum item a mais no momento da finalização da OP, para que a baixa no estoque aconteça para todos os itens utilizados. 

Veja como é simples, pelo tutorial abaixo:



Ponto de reposição do item

O ponto de reposição do item, nada mais é do que o momento certo para fazer uma compra de reposição do estoque. Quando esse nível é atingido, significa que um novo pedido deverá ser feito ao fornecedor.

Para utilizar essa atualização, é necessário que você preencha, no cadastro do item, o lead time e do estoque de segurança, pois só assim o sistema consegue fazer o cálculo necessário que está presente na página de movimentos do item (compras > estoque > clique no item):



Custo médio de estoque 

Essa função, de ver o custo médio de estoque, só está disponível para o Plano Avançado

Sabe qual a importância de saber o custo médio de estoque do seus itens? 

“Esse método calcula o valor médio dos gastos com a compra de cada produto, considerando os acréscimos de impostos, frete e todos os custos relacionados às aquisições dos mesmos. “ (Leia mais mais sobre em: https://www.sensio.com.br/blog/custo-medio)

Basicamente, para visualizá-lo é muito simples, você tem que seguir o seguinte passo-a-passo:


  1. Vá em compras;
  2. Depois entre em estoque; 
  3. Procure por variável de cálculo;
  4. Entre em seguida em: custo médio;
  5. Pronto, agora você consegue visualizar o custo médio dos produtos do seu estoque:



Mais novidades… 

Na aba de cadastros:

Opção de EAN não sair na NF: no cadastro do item, na parte de definir informações fiscais, tem-se a opção EAN e você pode marcar para não aparecer na NF;

Opção de texto fixo nas etiquetas: para que o texto apareça nas etiquetas, acesse: cadastros > etiquetas > adicione ou edite alguma etiqueta já existente > na parte de campos da etiqueta, selecione a opção: texto personalizado. 

Na aba de vendas:

Opção de cupom interno: entre em algum pedido em vendas > vendas > vá em ações > selecione cupom interno. Veja que o sistema irá gerar um PDF de pedido de 80mm e sem valores;

Ordem de serviço: é um tipo novo de pedido onde só se pode adicionar serviços além disso, é possível adicionar uma ordem de serviço a um pedido, indo diretamente no pedido > ações > criar ordem de serviço.

Na aba compras:

Opção de editar observação de movimento de estoque: para alterar a observação de movimento de estoque, só ir em: compras > estoque > entrar no item > ir na coluna de ações e clicar no símbolo de papel (📄);

Movimentações de estoque agrupadas por dia: para acessar as movimentações de estoque agrupadas por dia, siga o passo-a-passo: compras > estoque > entre no item > e acesse a aba: “Movimentações por dia”.

Na aba de relatórios:

Opção de mostrar empresa no relatório de pedidos;

Gerar boletos Cora em lote: para gerar boletos Cora em lote entre no relatório de lançamentos > faça os filtros necessários para encontrar as contas > marque as caixas de seleção > clique em ações;

Opção de agrupar lançamentos por período no relatório de lançamentos: o período pode ser: por pessoas, categorias, empresas, plano de contas ou por período;

Filtro de lote no relatório de movimentação de estoque.

Em conta:

Permissões de tabelas de preços e de preço dos itens: para acessar as permissões, vá em: conta (do lado do símbolo de engrenagem) > localize o usuário que deseje permitir a visualização de tabelas de preços e de preços dos itens > vá na coluna de permissões e clique em editar permissões;

Permissão de visualizar totais nas telas: siga o mesmo passo-a-passo anterior, e marque a opção de: “Visualizar totalizadores”, caso queira que o usuário veja os totais nas telas de relatórios, páginas de vendas e lançamentos.