Segundo a Confederação Nacional, o setor industrial teve um aumento significativo no emprego, na massa salarial e no rendimento em outubro de 2022, apontando uma retomada saudável para 2023.

Essa notícia alinha as expectativas para o faturamento dessas empresas, orientando os gestores a buscarem as melhores oportunidade de negócio. Nesse sentindo, o uso de um ERP fará diferença na hora de traçar estratégias, que ajudem a otimizar a cadeia produtiva.

O sistema de gestão é uma ferramenta conhecida no mercado por facilitar atividades repetitivas e manuais no escopo administrativo das indústrias, com funcionalidades que contemplam desde do financeiro até o chão de fábrica.

Para te ajudar, montamos esse artigo com as principais informações sobre essa tecnologia, reunindo os principais aspectos que fazem uma indústria crescer. Confira!

ERP completo na resolução de problemas

Gerenciar uma empresa é um processo desafiador, pois não se trata apenas de um controlar as atividades diárias. 

Além dos pilares institucionais, que orientam a gestão na conquista de bons resultados, as constantes mudanças no mercado consumidor e tecnológico requer que os gestores inovem e atualizem suas metodologias.

Essa complexidade demanda tempo, pesquisa e paciência, uma vez que é preciso testar o que funciona e não funciona internamente. 

Todavia, a tecnologia será uma grande aliada, permitindo que as instituições resolvam seus problemas por meio da automação de processos.

A seguir, listamos alguns dos principais problemas que uma indústria sem o ERP poderá enfrentar: 

Excesso de papéis

No passado, o excesso de papéis era uma realidade que dificultava as operações diárias, pois o armazenamento de documentos físicos ocupava muito espaço e trazia lentidão para as instituições. 

Nesse caso, usar uma central de informações que facilite o acesso e o armazenamento de dados digitais facilitou a liberação de espaço, trazendo mais autonomia e redução de custos para o setor industrial. 

Documentos em segurança

A segurança de dados é um fator importante, que merece toda atenção possível, principalmente, em relação às informações contratuais, de atendimento e clientes. 

Quando essas informações são armazenadas em papéis ou em planilhas, a probabilidade de perdê-las ou cair em mão erradas é enorme. Assim, centralizar essas informações será útil, gerando mais credibilidade e segurança para as industriais.

Mercado consumidor

Na era digital, as industriais tiveram que se adaptar ao novo. Um exemplo disso, é seletividade do mercado consumidor, no qual os clientes querem muito mais do que apenas produtos com qualidade. 

Para se manter competitivo, é preciso ter espaço para entender e criar as melhores estratégias de vendas, que precisam estar alinha com a capacidade produtiva e os objetivos da instituição. 

Gestão Financeira 

O controle financeiro é a peça-chave para manter a estabilidade ou crescimento das empresas. Sem um sistema online de gestão, manter os valores exatos das finanças e gastos é um desafio, que impacta nos investimentos em infraestrutura, marketing, captação de recursos e outras melhorias.

Comunicação entre os setores da empresa

Manter uma comunicação eficiente entre os departamentos da empresa evita transtorno. A falta de matéria-prima na produção, por exemplo, é um desafio que muitas enfrentam por não terem esse processo bem estabelecido internamente.

Pensando nisso, um sistema de gestão integrado facilita o acompanhamento das atividades de produção, como etapas, notas, avisos e, ainda, facilita a comunicação com todos os departamentos, de forma eficaz.

Benefícios de um ERP para indústria 

O objetivo de um sistema de gestão é centralizar as informações, ferramentas e processos organizacionais, solucionando todos os problemas que acabamos de ver.

Isso potencializa e agrega mais inteligência as operações industriais, permitindo o crescimento saudável e ágil. 

Além desses benefícios, o ERP analisa dados, convertendo em relatórios e indicadores estratégicos, que dão mais credibilidade e confiança para a instituição tomar boas decisões.

Outro ponto importante é que o sistema viabiliza a automatização de processos e um atendimento mais preciso de suas diferentes demandas.

Para você entender melhor as possibilidades que uma indústria conquista, implementando esse tipo de solução, separamos alguns dos seus benefícios mais significativos, que incluem:

Redução de custos

A integração entre os departamentos melhora a organização do fluxo de trabalho, otimizando a gestão de recursos e garantindo o cumprimento das ordens de produção. 

A partir disso, as indústrias não apresentaram perdas, desperdícios e retrabalho, minimizando os custos fabris.

Padronização de processos

Com uma central de informações, otimizada por um sistema de gestão, as etapas produtivas e administrativas são padronizadas. Isso ajuda na estruturação dos processos, impactando diretamente no desempenho e na gestão das indústrias.

Otimização de processos

A visão sistêmica que o ERP promove identifica gargalos e oportunidade de melhorias em tempo real, o que promove uma gestão estratégica.

Aumento de produtividade

A maioria dos benefícios que esse sistema oferece aumenta a produtividade das equipes, eliminando retrabalho, atividades manuais e repetitivas. 

Além disso, a integração das rotinas gerenciais, administrativas e produtivas garante mais agilidade, precisão e eficiência durante o processo produtivo.

Segurança de dados

A centralização dos dados, que antes estavam espalhados entre diversos sistemas e planilhas, evita que eles se percam ou sejam fraudados. As indústrias operam com mais segurança, menos riscos, fraudes ou vazamento de informações importantes. 

Análise de desempenho

O ERP permite que os gestores estejam cientes sobre o que acontece no negócio, acompanhando o desempenho, as etapas de fabricação e distribuição, além da agilidade e eficiência em promover melhorias contínuas.  

Redução de erros. 

Erros humanos são drasticamente reduzidos, pois a implementação do ERP automatiza tarefas manuais, padronizando todas as atividades fabris.

Tomada de decisões baseada em dados

O sistema de gestão fornece indicadores para apoiar a tomada de decisão. Sejam métricas de produtividade, vendas ou financeiras, todo o monitoramento é personalizado segundo os objetivos da empresa.  

Gestão mais ágil com o ERP da Sensio

Os processos internos de muitas empresas são realizados por meio de planilhas, cadernetas ou mesmo por sistemas incapazes de integrar e consolidadas informações de todos os setores. Mas, a medida que as indústrias crescem, buscar melhorias é o que trará bons resultados.

Com o uso de um ERP industrial você tem uma gestão de ponta a ponta da sua fábrica, que se inicia na gestão das compras de matérias-primas até a expedição, passando pelas etapas de produção e venda das mercadorias.

Assim, os gestores conseguem ter um panorama do fluxo de trabalho para tomar decisões mais assertivas.

A Sensio fornece esse recurso para indústrias de todos os segmentos, permitindo que elas cresçam com mais autonomia e credibilidade. Convidamos você a ler o artigo  "É de bons resultados que sua indústria precisa? Conheça 6 vantagens que um ERP proporciona!" para saber como podemo te ajudar!

Ah! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para acompanhar as novidades do blog.

Até a próxima!