O setor moveleiro é um mercado altamente competitivo e muitas empresas lutam em busca de uma posição privilegiada. 

Por isso, é fundamental que as fábricas desse segmento busquem constantemente estratégias que as ajudem a se destacar na produção de móveis. 

Uma forma de apresentar sua empresa positivamente é utilizar as estratégias de marketing e, nesse caso, a diferenciação será a chave para o sucesso. 

Isso ocorre porque ações como essa definem o que uma empresa está oferecendo aos seus consumidores e potenciais clientes, inclinando a tomada de decisão a favor da sua marca na hora de atrair público.

Neste artigo, confira o passo a passo de como usar o marketing para conquistar mercado e atrair leads de qualidade. Quer saber mais? Então, continue a leitura! 

Marketing para o setor moveleiro

Construir uma estratégia de marketing para o setor moveleiro não é uma tarefa facil, principalmente, para as indústrias. Todavia, existem premissas que devem ser seguidas para alcançar bons resultados. 

Hoje, os empreendedores precisam entender que, para conquistar clientes, apostar no marketing digital é indispensável!  Pensando nisso, neste conteúdo mostramos como desenhar estratégias de marketing que podem trazer resultados incríveis para o sua fábrica. 

Como construir boas estratégias?

Para construir boas estratégias no setor moveleiro, é preciso olhar para o marketing industrial, criando e mantendo uma relação produtiva entre empresas, uma vez que esse mercado atende preferencialmente o público B2B.

Nesse sentido, as estratégias de marketing precisam ser um pouco diferentes. Aqui, é fundamental estudar e adaptar seu produto para a realidade que define o seu negócio, estreitando ainda mais os laços com seus clientes.

Pensando nisso, separamos três estratégias para te ajudar!

Defina para quem você vende

Como mencionamos, o perfil de público dessas empresas são diferentes. O público de B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresas, demandam ações distintas em relação o B2C. 

Geralmente, os consumidores finais, clientes comuns, compram pelo impulso do desejo, por gatilho, ou por campanhas promocionais. Essa é a finalidade do marketing de vendas que visa conquistar a atenção desse seu público. 

No entanto, o público B2B é mais consciente e consistente em suas decisões, pois não poder recursos ou ter prejuízos. Nesse caso, usar cupons de desconto para produtos que não tragam benefícios a esses consumidores é uma estratégia que não será atrativa para eles. 

Por esse motivo, faz sentindo mudar a abordagem da comunicação, trazendo métodos específicos para o planejamento de marketing, principalmente, estudar técnicas que conquistam a confinação dos clientes. 

Agora que você já sabe diferenciar seu público-alvo, que tal vermos o passo a passo para defini-lo de uma vez por todas?

Dicas bônus: como definir seu público-alvo

Para que o marketing da sua fábrica de móveis obtenha bons resultados, é necessário reunir o máximo de informações sobre as preferências e gostos do seu público. 

Uma alternativa é trabalhar pesquisas de satisfação e criar canais de aproximação para ouvir o que seus consumidores têm para falar.

A seguir, deixamos algumas perguntas que podem te ajudar a iniciar o processo de análises: 

  • Qual a idade dos clientes da sua loja?
  • Quem compra mais de você: homem ou mulher?
  • Onde mora a maioria dos clientes da sua empresa?
  • O que seus clientes procuram quando pesquisam móveis?
  • O que é importante para eles na hora de comprar?
  • Qual é a dor (desafio) que mais atinge seu público?

Agora monte o questionário que mais se adéque aos seus objetivos e descubra como seus (potências) clientes se comportam.

Qual estratégia focar?

Nesse cenário surge o Marketing de Relacionamento, de conteúdo e produto, visando estruturar estratégias de comunicação eficientes e que ajudam a entender melhor as necessidades do seu público-alvo. Veja o que esses métodos representam: 

Marketing de Conteúdo

Aqui, estamos falando de um modelo que engloba a criação de artigos de blogs, vídeos, e-books para despertar o interesse do consumidor. 

Ao produzir temas relevantes e de qualidade, a marca da sua fábrica terá mais visibilidade no mercado, além de se tornar autoridade no assunto.

Marketing de Produto

O marketing de produto visa encontrar os consumidores certos para sua fábrica, criando ações para engajar, manter seu interesse e conectar produtos a pessoas. 

Aqui, mais uma vez, entender o perfil do comprador é indispensável. Dessa forma, será mais fácil definir as funções do marketing conforme seus objetivos. 

Para te ajudar, siga as etapas a seguir: 

  • desenvolva o posicionamento do produto;
  • desenvolva a mensagem que sua marca quer passar;
  • desenvolva as vantagens comparativas para o seu produto, frente aos concorrentes;
  • promova o alinhamento entre os setores afetados por essas ações (marketing e vendas)

Vale ressaltar que esse modelo é mais interessante para empresas que estão iniciando suas operações ou que desejam ofertar seus produtos em um novo mercado, no qual seus consumidores ainda não conhecem.

Além disso, o marketing de produto pode ser usado para testar o engajamento de uma fração do seu público a um novo lançamento, antes de liberar o produto no mercado.

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é uma série de estratégias e ações para que as marcas se aproximem dos consumidores e mantenham relacionamentos positivos.

Seu objetivo é divulgar a marca, atrair e reter clientes, criando mais autoridade no mercado para que a fábrica esteja sempre em uma posição de liderança na concorrência.

Para viabilizar esse processo, a empresa desenvolveu uma base de relacionamento que oferece a seus clientes e prospects vantagens e soluções eficazes. Abaixo listamos algumas estratégias que podem ajudar sua empresa a alcançar os consumidores.

  • programa de fidelidade;
  • datas comemorativas;
  • interação nas redes sociais.

Conclusão

Independente do público, a comunicação deve ser focada na garantia de resultados, desempenho e no custo-benefício. Para gerar engajamento, o marketing precisa ter embasamento qualitativo e não quantitativo, prezando pela qualidade ao invés de quantidade.

Ao longo desse artigo, vimos todas as estratégias que levarão seus clientes a adquirirem um produto da sua fábrica de móveis. Agora, é hora de sentar e planejar o que faz mais sentido para o seu negócio. Faça uma boa escolha!

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Até a próxima!