A importância do Trade-off para a sua empresa

Nós fazemos escolhas todos os dias, e nas empresas isso não é diferente. Tomar decisões em um negócio pode ser algo desafiador se não houver uma linha de raciocínio. Por isso, entender melhor sobre o trade-off te ajuda a pensar de forma mais ampliada nas decisões e consequências.

Renata Parma
Gestão


Se você tem uma empresa já deve saber que em um mercado cada vez mais competitivo e mais ágil, uma escolha errada pode prejudicar, e muito, uma empresa, não é mesmo ?

É necessário ser competitivo hoje, mas sem deixar de lado a relevância das decisões presentes em implicações futuras. Para isso, os gestores precisam estar focados em várias frentes, como: planejamento, controle, execução, liderança, resultados comerciais e indicadores financeiros

Além disso,  para que a empresa se consolide é preciso que  estas frentes, além de conectadas, estejam alinhadas para o mesmo objetivo. É nessa hora que muitos empresários acabam tomando decisões precipitadas, e que não vão de encontro a visão da empresa. 

Não importa qual seja o foco, para que ele seja alcançado há uma série de possibilidades de curto prazo, que somadas levam ao objetivo de longo prazo. Dessa forma, ao longo do processo é necessário utilizar o trade-off. Mas o que é esse conceito.

O que é o trade-off ?


De forma direta, o Trade-off é um conceito da economia que significa a escolha de uma opção em detrimento de outra. Pode parecer simples em um primeiro momento, mas para que a melhor escolha seja feita é preciso analisar o cenário atual, principalmente por meio dos dados.

Com isso, é possível pensar em qual a tendência futuro a partir de cada uma das opções.  Essa análise, de forma automática ou não, é feita em todas as áreas da nossa vida, desde o profissional até o pessoal. 

E tais situações podem levar a diferentes caminhos. Uma coisa é certa, a  todo momento nos deparamos com decisões a serem tomadas, com maior ou menor grau de complexidade. E para os empresários não seria diferente. Vamos falar mais afundo sobre o trade-off nas empresas.

O trade-off em uma empresa:

Desde o momento da idealização do negócio, até a fase de crescimento da empresa é preciso lidar com decisões. Se você optou por sair do seu emprego para empreender foi necessário analisar os prós e contras, certo ? 

Ficar em uma empresa pode garantir a estabilidade, mas às vezes não é o que você deseja a longo prazo. Nesse exemplo há um trade-off, entre empreender e continuar em seu emprego.

Seja qual for a decisão tomada, você teve que deixar uma das opções de lado, e isso na economia é chamado de custo de oportunidade, que é a opção que você descartou para tomar uma decisão.

O nome dado não poderia ser mais didático. Pois escolher um caminho pode ter consequências positivas ou negativas, mas é um custo que se assume. Sabendo disso,  o ideal é tentar reduzir ao máximo a probabilidade de erros.

Você deve conhecer alguém que tomou uma decisão arriscada e depois se arrependeu. Nesse caso, o custo de oportunidade foi alto demais e a pessoa acabou percebendo que seria melhor ter escolhido a outra alternativa. Porém, também já deve ter visto casos de pessoas que arriscaram e deram muito certo.

Quando começamos um empreendimento, fazemos "trade-off" o tempo todo, pois os recursos são limitados e com isso várias decisões tem que ser tomadas. Investir mais em pessoas ou maquinário, alugar um espaço ou comprar ou ter uma estratégia comercial mais agressiva em preços ou não.

Todas essas decisões vão trazer pequenas mudanças, que se somadas geram um grande efeito. Por isso, a necessidade de ter uma visão, o plano de longo prazo de onde a empresa quer estar, bem definido. Pois as decisões de curto prazo se tornam mais fáceis quando se tem um norte.

Por exemplo, ao decidir nossos fornecedores podemos analisar algumas características, como: prazo de entrega, disponibilidade, atendimento, preço, distância e condições de pagamento. Dependendo da estratégia da empresa você terá que dar mais foco a alguma dessas condições. Pois, lidar com fornecedores  desalinhados ao objetivo pode levar a sérias consequências. 

Como tomar a decisão

Para que a decisão tomada seja a melhor para aquele momento é preciso pensar no contexto. Por isso, aqui vai uma sequência para te ajudar a se organizar na hora de escolher o melhor caminho para sua empresa.

  • Pense na causa da decisão:

Qual o motivo para essas opções estarem sendo analisadas, você precisa ir afundo para entender. Por exemplo, contratar uma pessoa para uma área ou terceirizar é a decisão a ser tomada, mas a causa é outra. Nesse caso poderia ser as diversas falhas nesse setor que prejudicam a produção como um todo, levando a essa procura de uma pessoa interna ou externa a organização.

  • Coloque no papel os prós e contras de cada umas das escolhas:

Enumere os pontos positivos e negativos dessa decisão, nessa hora vá colocando tudo o que vier a mente. Quanto mais opções colocar melhor, assim você vai ter a certeza que não deixou escapar nada.

  • Faça uma escala de importância:

Crie uma ordem de importância dos pros e contras, enumerando. Por exemplo, se você colocou 10 pontos negativos e positivos coloque de 1 a 10 nas opções, onde 1 é não tem importância e 10 é que tem muita importância.

  • Pense no quanto você conseguiria conviver com esses contras, são eles que mais pesão no dia a dia.

Agora chegou a hora mais importante, você deve deixar apenas os 5 de maior importância dos pontos positivos e negativos. O foco primeiro deve ser nos negativos, pense se você conseguiria conviver com eles, como afetariam e depois passa para os pontos positivos. Por fim, pense de forma global se você conseguiria conviver com a decisão a ser tomada.

Conclusão

Viu como alguns conceitos estão presentes em nossa vida mesmo não tendo conhecimento sobre eles ? Tomar conhecimento de algumas coisas mais técnicas trás uma nova visão de mundo. 

A possibilidade de pensar mais estrategicamente, saindo do operacional, é muito benéfica. Pois algumas reflexões mais conclusivas podem ser feitas de maneira assertiva. 

Até mesmo quando a decisão tomada não sai como o planejado, ter uma visão mais planejada possibilita aprender melhor com os erros e assim diminuir as chances de repeti-lo. 

A Sensio ERP tem como missão descomplicar a gestão das empresas. Portanto, se seu objetivo é ter uma gestão mais simples e eficiente, o sistema pode ser sua solução.

O Sensio conta com um número grande de relatórios, com filtros, que permitem acessar a informação de maneira assertiva e facilitada.   

Conheça e faça um teste grátis.





Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.