Saber como calcular o limite de crédito para clientes é essencial para que o empresário consiga negociar seus produtos com segurança.

Ter ciência de até onde o cliente pode ir evita gastos que não poderão ser pagos pelo consumidor. 

Portanto, se você é gestor de uma pequena ou média empresa, fique atento a esse conteúdo.

Nele, mostraremos como pequenas indústrias, fábricas e distribuidoras podem calcular um limite de crédito para seus clientes sem comprometer o pagamento.

Entenda a importância de dar crédito para os clientes

Dar crédito para os clientes funciona como uma forma de expressar a confiança da companhia para com eles, com o objetivo de incentivar as compras e estreitar o bom relacionamento entre as partes.

Porém, como o nome sugere, é preciso impor um limite nessa relação empresa-cliente, já que o negócio é responsável por esse crédito liberado.

Ou seja, esse limite representa o limite máximo de “perigos” que a instituição pode assumir.

Logo, estipular um limite de crédito para os seus clientes ajuda a empresa a ter uma gestão eficaz dos seus recursos financeiros, ao mesmo tempo que previne a aquisição de dívidas.

Veja também: Redução de inadimplentes: o impacto na organização e no controle financeiro

Afinal, dívidas que não podem ser quitadas pelos compradores viram uma bola de neve para o empreendimento, que passa a perder lucro.

Portanto, priorizar um limite de crédito para clientes é um jeito de a empresa proteger suas economias.

Dessa forma, cabe ao empresário analisar as necessidades e aspectos de seus clientes para assim definir as circunstâncias que deve levar em conta ao permitir um determinado limite de crédito.

Benefícios de trabalhar com limite de crédito para clientes

Vejamos alguns motivos pelos quais vale a pena trabalhar com um limite de crédito na sua empresa:

Garantir uma boa gestão financeira

Calcular o limite de crédito para clientes possibilita que a gestão tenha controle sobre o dinheiro que o consumidor gastará na sua empresa.

Ao determinar um limite, fica mais simples identificar se os clientes poderão quitar seus pagamentos, o que facilita também no planejamento de recebíveis.

Com isso, seu negócio não precisará se preocupar com clientes inadimplentes nem com a ausência de recursos para suprir os pagamentos que o consumidor precisará realizar.  

Favorece o planejamento das finanças

Sem dúvidas, um dos maiores medos do empreendedor é fazer uma grande transação sem ter a certeza de que o cliente vai cumprir sua palavra.

Assim, a quebra de compromisso do cliente causaria a contração de dívidas pela empresa, além de perdas no caixa.

Porém, ao saber o limite de crédito das pessoas que compram no seu estabelecimento, essa preocupação cai por terra. 

Isso acontece, pois, através de dados precisos, dá para ter uma base de informações sólidas que são úteis para planejar e decidir o valor desejável para a empresa efetivar suas operações. 

Ajuda na tomada de decisões

Em um empreendimento, tomar decisões assertivas é fundamental, uma vez que o planejamento estratégico favorece o crescimento da empresa no mercado.

Por isso, informar à sua cartela de clientes sobre o limite de crédito que eles possuem é positivo para as tomadas de decisão.

Sendo assim, a organização consegue uma maior lucratividade, além de realizar transações com mais eficiência e qualidade.

Como calcular o limite de crédito certo para negociar com segurança

As formas de calcular o limite de crédito podem mudar de acordo com cada cliente do seu negócio. 

Contudo, existem alguns métodos básicos de como prevenir atrasos nos pagamentos:

Solicite comprovantes de renda 

A primeira medida para evitar prejuízos é pedir os documentos que comprovam a remuneração do cliente, comprovando que ele tem realmente condições de pagar seus débitos.

Procure entender a situação financeira do cliente, seu emprego, salário, eventuais diminuições patrimoniais…tudo isso é importante para definir o perfil de consumo desse comprador.

Aliás, essas informações ajudam a estabelecer um limite de crédito adequado à realidade desse possível consumidor. 

No caso do cliente ser uma empresa, ela pode apresentar o contrato social e suas últimas operações financeiras. 

Nesse caso, um demonstrativo de faturamento bruto também é válido para constatar se o negócio está regular perante o faturamento.

Pesquise nos órgãos de proteção de crédito

Antes de fechar um limite de crédito para seu cliente, sempre consulte seu CPF nos órgãos de restrição ao crédito.

Essas instituições – como o SPC, a SERASA – guardam dados pessoais de quem está com dívidas atrasadas ou cheques protestados.

A função desses sites é garantir mais segurança aos bancos e empresas na hora de fazer financiamentos, empréstimos e, claro, vendas a prazo. 

Os clientes novos demandam uma melhor atenção, visto que somado ao fato de não terem feito nenhuma compra com sua empresa, não se sabe ainda qual a forma deles de lidar com suas dívidas.

Como visto, essa consulta não pode ser deixada de lado por seu empreendimento, porque o auxilia a não entrar em uma roubada. 

Estabeleça o limite de crédito

Depois de fazer todas essas análises, chegou o momento de decidir se o cliente ou empresa que solicitou o crédito está apto a recebê-lo.

Se a resposta for sim, seu negócio terá que determinar qual o valor desse limite, considerando que não deve ser nem muito baixo, nem muito alto, ou seja, precisa ser um número equilibrado.

Resumindo, o limite de crédito necessita estar de acordo com as condições do cliente solicitante.

O ideal é não conceder um limite muito alto que a sua empresa não poderá assumir o risco.

Igualmente, evite também liberar um limite muito baixo que desmotive as vendas e prejudique o faturamento do estabelecimento.

Conclusão

Depois de entender melhor a importância e como calcular o limite de crédito para clientes, com certeza ficou claro o quanto essa prática é vital para prevenir a inadimplência.

Entretanto, trabalhar com o gerenciamento dos limites de crédito não é uma tarefa simples se você fizer isso de forma manual.

Por outro lado, se sua empresa contar com a tecnologia de um Sistema de Inteligência Artificial, essa e muitas outras tarefas do departamento financeiro são otimizadas e podem ser feitas com muita agilidade e precisão. 

Nesse caso, o Sensio ERP pode ajudar. Nosso software é completo, funciona através da nuvem e possui inúmeros recursos eficientes que facilitam a vida do pequeno e médio empresário.

Então, não espere mais. Simplifique a gestão do seu negócio com o sistema Sensio ERP!