Fábricas de móveis que buscam maximizar seus resultados consideram o setor comercial como a grande preocupação dos empreendedores: vender mais com menor custo de produção. 

Existem técnicas de fabricação que reduzem as despesas e melhoram o desempenho operacional, permitindo a construção de um preço mais justo e competitivo no mercado. 

Nesse sentido, olhar para essas questões, conforme os objetivos da sua indústria, é o primeiro passo para ganhar mais credibilidade. 

Contudo, gestores que pensam parar suas estratégias por aí, certamente, estarão fardados ao fracasso. Isso porque há uma necessidade de unir todas as frentes do negócio para obter resultados contínuos e duradoras. 

Para vender mais, além da implementação de modelos de produção enxuta, também é necessário melhorar a gestão das vendas, planejando ações de marketing e estrategias comerciais.   

Explicaremos a seguir os fatores que influenciam esse processo, analisando desde do tipo de vendas, gestão e melhorias que podem ser aplicadas. Confira nosso artigo para saber o que pode ser o diferencial da sua marca!

Tipos de Vendas

Comprar um produto é uma tarefa fácil, mas vendê-lo e promovê-lo pode ser difícil! 

Hoje, você saberia o porquê suas vendas não estão subindo? Bom, talvez, seja o emprego de técnicas erradas. 

Por exemplo, o tipo de venda mais eficaz é aquele que oferece o melhor retorno sobre o investimento. Por isso, é fundamental conhecer as características e fases em que são efetuadas, de modo a escolher a estratégia mais adequado para sua indústria. 

A seguir, veremos os principais modelos para sua fábrica de móveis. São eles:

Representante

A venda por representante ou venda direta, é um tipo de estratégia em que um indivíduo vai a um cliente em potencial para vender produtos de determinada empresa. 

Aqui, estamos falando de um modelo de negócios onde o método de distribuição e vendas se baseia na forma como vendedores independentes, autônomos ou freelancers trabalham para comercializar produtos. 

Ao terceirizar essa atividade, dando uma justa comissão sobre as peças vendidas, é mais fácil fazer com que sua marca chega ao consumidor final sem altos custos de engajamento.

A venda direta é uma forma de marketing por si só e as recompensas podem ser altas, sendo uma alternativa viável aos métodos mais tradicionais de ganhar dinheiro.

Para que sua indústria cresça, você precisa treinar os revendedores, incentivando e melhorando sua relação com esses parceiros.

Equipe Interna

Para construir uma equipe interna é preciso investir! A chave para esse sucesso é ter um time organizado e bem treinado. 

Se sua equipe de vendas for composta por pessoas despreparadas, é provável que seu negócio falhe. 

Por isso, é importante que seus funcionários sejam constantemente atualizados com novas informações. Isso é o que fará sua equipe não terminar estagnada.

Lembre-se que quanto mais profissional for seus colaboradores,  melhor será o seu desempenho coletivo. Nesse sentido, focar em estratégias para desenvolver as competências colaborativas, certamente, trará resultados maiores para a empresa.

Loja Própria

Abrir uma loja de móveis é um grande passo. Aqui, é necessário ter um plano solido para, assim, administrar uma empresa de sucesso.

Nesse caso, há alguns pontos de atenção que você deve considerar para influenciar os resultados: a tarefa mais importantes, que os empresários devem cuidar quando desejam abrir um novo negócio, é avaliar o espaço comercial disponível. 

Eles têm que se certificar de que escolhem o local mais apropriado. Por isso, devem considerar todos os elementos necessários, como segurança e qualidade, para aproveitar ao máximo seu investimento. 

Além disso, será preciso pensar no atendimento oferecido ao público-alvo. Aqui, a solução é pensar em todas as fases que seu cliente passará no processo de compra, quais os estágios dessa jornada, e alinhar as estratégias de venda com a solução que você tem para oferecer.

Dicas para melhorar os resultados desse setor

Para que sua fábrica de móveis  funcione com eficiência e tenha ótimos resultados é preciso investir tempo e recurso no planejamento das vendas, entendo como esse setor funciona e colocando em prática ações que fazem toda a diferença, como:

Ter uma persona bem definida: a criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. Elas são criadas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.

Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego. Ou oferecendo um móvel destinado à classe 1 para a classe 2. 

Daí, você precisará mapear os gostos e preferencias da sua base de clientes para entender quais ações serão mais proveitosas. O passo seguinte é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. 

A partir disso, você unifica essas informações e elabora um personagem fictício em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa, que possam se beneficiar do estudo que você fez.

Ter vários canais de contato com o cliente: a era digital abriu novas oportunidades para as empresas serem líderes de mercado. Uma dessas mudanças é como elas agora interagem com seus clientes, levando a experiência de compra ser o melhor indicador da sua reputação. 

Nesse sentido, a qualidade foi sobreposta entre as marcas, e o cliente tem acesso a uma quantidade muito maior de informações. Isso significa que a qualidade do produto não é mais considerada o único diferencial para a reputação da empresa. 

Para ter sucesso nesse novo ambiente, os gestores devem se concentrar em diversificar seus produtos e serviços e encontrar novas formas de interagir com seus clientes.

O atendimento multicanal nada mais é do que ampliar os canais de comunicação entre consumidor e marca. Dessa forma, um e-commerce, por exemplo, pode atender seus clientes via redes sociais, chat, telefone e WhatsApp. 

Isso facilita o contato com mais consumidores e cria um relacionamento mais pessoal com eles. São muitos os benefícios, mas é importante saber que isso só é possível se o sua loja adotar a estratégia adequada para cada canal.

Ter uma política comercial bem definida: o bem-estar de uma empresa está diretamente relacionado ao de sua política vendas. Em geral, estamos falando de um conjunto de regras e regulamentos que define a realidade comercial da empresa.

Ela será parte fundamental da estratégia, cultura corporativa e meio ambiente da empresa. Isso porque pode ser usada para medir o nível atual de desempenho e sensibilidade, bem como a capacidade da empresa em atingir seus objetivos. 

Hoje, muitas empresas vêm implementando políticas comerciais como forma de promover um negócio próspero e alcançar o sucesso através do uso de comunicações de marketing.

Vale ressaltar que toda empresa deve ter políticas em vigor, mas essas políticas podem variar dependendo da localização, país, setor e muitos outros fatores. Para implementa, você precisará saber:

  • Para quem a empresa quer vender? 
  • Como venderá? 
  • O que será vendido? 

Considerações Finais

A busca pelo lucro é uma das principais preocupações dos empresários e melhorar o setor de vendas influencia esse processo. Os gestores precisam investir em modelos que tragam mais eficiência para suas operações, como um sistema de gestão, soluções tecnológicas e o comprometimento da sua equipe comercial.

Nesse contexto, a globalização do mercado, o surgimento de novas ferramentas e a maior exigência dos consumidores em aspectos como custo e prazo obrigam as empresas a fazerem melhor uso de seus recursos e assim aumentar sua eficiência produtiva para que se mantenham competitivamente. 

Todavia, o investimento em uma fábrica de móveis vale muito a pena, mas como qualquer outro será preciso planejar muito bem antes de fazer qualquer tipo de investimento.

Portanto, para que esse negócio se torne lucrativo, você precisa ter paciência e investir com planejamento, onde a tendência é que demore de 1 a 2 anos para recuperar todo o investimento feito.

O que está esperando para começar esse projeto? Para te ajudar a sair do papel confira nossas dicas sobre “Como organizar as ideias em um negócio”.

Até a próxima!