No mundo dos negócios, a chave para o sucesso é saber como construir uma marca e fidelizar o cliente.

É por isso que as fábricas de móveis devem dar a atenção ao serviço pós-venda. Quando compramos um produto ou serviço, ficamos mais satisfeitos quando sentimos que a empresa está focada em nós. 

Este blog abordará porque as empresas precisam oferecer o serviço de assistência técnica, bem como a importância de um atendimento exclusivo e dedicado.

O que é a assistência técnica?

O termo “assistência técnica” é usado para significar o serviço oferecido para resolver qualquer dúvida ou problema em relação ao produto, ou serviço. Isso é importante porque garante a eficiência e a segurança do que foi comprado.

Como funciona uma assistência técnica?

São muitos os problemas que surgem com a venda de móveis, principalmente para as empresas que adotaram o e-commerce como modelo de negócio. 

Hoje, a prestação de serviço ao cliente é cada vez mais importante para credibilidade da marca. No entanto, um dos grandes desafios operacionais é prestar esse tipo de assistência.

Em uma época em que o atendimento ao cliente está em alta e a presença física nem sempre é possível, as centrais telefônicas são soluções eficazes para o problema de medição da garantia de qualidade. 

Em termos de tarefas, as indústrias criam o SAC, um departamento de atendimento responsável  para cuidar da assistência técnica ao cliente. 

Nesse caso, o cliente entrará em contato com o varejista ou loja física em que comprou o produto, a fim de obter ajuda com o produto, garantias de reparos e quaisquer outros problemas não seriam verificados.

Em geral, cabe à indústria enviar ao consumidor uma peça nova para substituir a que foi entregue com defeito, seja uma alça ou uma lateral arranhada. 

Qual a importância de um atendimento exclusivo e dedicado?

Conhecer a importância dos serviços de suporte e assistência técnica pode economizar dinheiro para sua empresa e aumentar o alcance dos seus produtos. 

Todavia, é preciso respeitar alguns aspectos na hora de planejar e operacionalizar esse processo na sua indústria. 

A realização das etapas a seguir mostram não só as vantagens de manter esse canal de comunicação como também as boas práticas para sua gestão. Vejamos: 

1) É preciso ter um controle de assistências 

Uma fábrica de móveis que deseja se destacar nesse importante e competitivo mercado, bem como aumentar sua lucratividade, precisa planejar como será feito o controle das demandas de assistência. 

Seja manual ou com uso de tecnologias, as empresas que não têm controle dos pedidos que chegam, orçamentos, prazos e demais especificidades, certamente, não conseguirão entregar um bom trabalho ou, ao menos, não no prazo estabelecido.

Como consequência, a desorganização desse processo podem levar à insatisfação dos clientes que procurarão outra maneira de solucionar seu problema, até mesmo resolver o caso judicialmente.

2) Análise de correlações

Assim que o cliente entra em contato com a empresa por meio da assistência técnica, os colaboradores (técnicos) verificam o problema e a melhor solução para o caso. Após isso, é estabelecido um tempo/prazo máximo para que esse atendimento seja resolvido. 

O responsável por esse atendimento também deve preencher informações como tipo de defeito, hora de entrada, resumo das atividades realizadas, requisição de materiais (quando houver) e status da ordem de serviço, documentar e enviar a diretoria para uma análise mais detalhada.

Esses dados são valiosas para empresa e geram bons insights para tomada de decisão, identificando possíveis melhorias para o produto ou atendimento da empresa. 

3) Identificação das oportunidades de melhoria

Melhorar a estruturação dos processos produtivos é outro diferencial importante que a assistência técnica promove. Por meio dos dados analisados durante o atendimento, os gestores asseguram a padronização da qualidade dos serviços. 

Com isso, o chão de fábrica saberá quais problemas estão afetando a satisfação do produto no mercado e conseguirão entender como poderão colaborar para o crescimento da assistência técnica.

Vale destacar ainda que a informação é um fator fundamental para as empresas quando elas se expõem ao mercado aberto e comum. A competitividade, produtividade e qualidade não seriam prováveis sem a existência da informação, principalmente, as preferências dos consumidores. 

Desse modo, podemos dizer que a prática contribui para a otimização do desempenho das assistências técnicas.

5 dicas de como gerenciar os serviços de uma assistência

Administrar uma fábrica de móveis, por si só, já requer competências operacionais e estratégicas voltadas às necessidades da empresa. Gerenciar os serviços de assistência exigirá muito mais profissionalismo por parte dos gestores. 

Promover um bom relacionamento com seu público, oferecendo um atendimento técnico de qualidade, implica mais criatividade e investimento em recursos para uma comunicação institucional efetiva. 

Nesse sentido, as empresas que seguem as boas práticas para essa gestão, terão como resultado todas as vantagens que pontuamos ao longo desse artigo. 

Como ponto de melhorias, podemos citar as ações:

  1. Zelar pela qualidade do serviço;
  2. Utilizar ferramentas de gestão;
  3. Treinar sua equipe;
  4. Dominar os processos internos dos serviços;
  5. Inovar no atendimento.

Lembre-se que investir em canais de comunicação, aproximando todas as informações necessárias ao público, de forma visual e rápido, é um passo fundamental para construir uma jornada de compra eficiente.  

Os responsáveis também podem adotar tecnologias para mapear as preferências e ocorrências desse atendimento, facilitando o trapalho operacional de toda equipe e evitando possíveis distorções. 

Vale ressalta que hoje já existem softwares e Inteligencias artificiais que pelo tom da voz conseguem entender se aquela pessoa está satisfeita ou não, melhorando ainda mais a tomada de decisão das empresas. 

Para absorver todas as ideias é muito importante qualificar os colaborados que estarão a frente desse atendimento. Eles precisarão ter conhecimento técnico, persuasivo e emocional para desempenhar suas atividades com o máximo de assertividade. 

É essencial dominar as características do produto, desde da fabricação até a entrega ao consumidor final, para sanar todas as possíveis dúvidas e problemas dos consumidores. 

Por fim, criar matérias de apoio e estratégias de marketing, como vídeos e panfletos sobre montagem e aplicações das peças, são formas ainda pouco usadas, mas que inovam o atendimento.

Gostou desse artigo? Então leia Qual a importância das redes sociais para a sua empresa? Boa leitura!

Até a próxima!