Ao longo dos anos, o comportamento competitivo entre as empresas ganhou força e promoveu externalidades negativas para sociedade. Esse movimento fez com que questões relacionadas ao meio ambiente torna-se um desafio para as indústrias.

A partir disso, várias instituições adotaram medidas sustentáveis, de responsabilidade social e melhores práticas de governança.

Nesse sentido, o ESG é fundamental para a condução de negócio das organizações modernas, pois alinha as expectativas de mercado com as boas práticas para esse tipo de gestão, disseminado estrategias eficientes para os gestores. 

Hoje, separamos alguns pontos de atenção sobre esse assunto, trazendo para realidade das fábricas de móveis informações valiosas. Confira o conteúdo deste artigo e fique por dentro!

O que é ESG e por que devo me atentar a isso 

A Environmental, Social and Governance, conhecido como ESG, nada mais é do que um conjuntos de práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa voltadas para sustentabilidade. 

Na prática, esse termo também é usado como parâmetro entre instituições que minimizam os impactos ambientais da sua cadeia produtiva, construir um mundo mais justo e responsável para a sociedade, além de manter os melhores processos de operacionais e administrativos.

Em suma, os valores apresentados por esse movimento representam: 

  • Ambiente (Environmental): valorização de ações e práticas de preservação;
  • Social (Social): responsabilidade social, valorização do capital humano, dos clientes e da sociedade;
  • Governança Corporativa (Governance): promove transparência, gestão de riscos e controle da empresa.

Vale ressaltar que os consumidores estão cada vez mais preocupados com valores como sustentabilidade, responsabilidade social e transparência na gestão corporativa, e muitas vezes, abandonam marcas que causam impactos nocivos ao meio ambiente. 

Por isso, não é por acaso que o ESG ganhou notoriedade e várias empresas estão se conscientizando de que é preciso se adaptar a essa nova realidade.

Como aplicar ESG na minha fábrica 

Todo e qualquer modelo de negócio precisa ser implementada por meio da padronização, e isso não difere para o caso da ESG. No passado, os objetivos do desenvolvimento sustentável eram palavras difíceis de definir por falta de planejamento e estrutura institucional. 

Mas, hoje, existem boas práticas, instituídas pela ONU, com 17 metas estabelecidas que toda empresa deve focar, analisando quais os impactos positivos e negativos que podem ser gerados a partir da realidade da sua empresa. Esse é o seu primeiro passo, em seguida, basta seguir as demais etapas:  

1. Reúna informações

É muito importante se informar sobre o tema e conferir dicas praticas de indústrias que já adotaram esse tipo de gestão. 

Com essas informações, aspectos como consumo de energia, água e outros gastos, serão analisados com assertividade, entendendo a necessidade praticas da sua empresa para promover melhores soluções. O ESG vai além do que uma simples economia, ele mostra onde e quanto poderá ocorrer melhorias. Pense nisso!

2. Planeje-se

Controle, planejamento e organização são ações essências para o crescimento das fábricas de todos os segmentos. Não é recomendável que a gestão tenha uma rotina informal ou pouco profissional, já que o objetivo é sempre melhorar o desempenho operacional e, consequentemente, as vendas. 

Nesse sentido, adotar ferramentas para gestão empresarial e financeira, é uma maneira de entender quais os processos e custos do empreendimento que precisam ser revistos para aplicar os princípios ESG na sua indústria. Isso é o que chamamos de processos otimizados. 

Com base em informações sobre quanto de energia sua empresa utiliza a cada mês, qual é o destino dos resíduos produtivos depois que é descartado, os gestores podem planejar e a implementar um modelo mais sustentável para o seu negócio. 

Nesse caso, o ideal é colocar as ideias no papel, formalizando um planejamento em um arquivo de computador ou até em um caderno. Aqui, o importante é não ficar com os planos apenas na cabeça.

3. Organize a casa

Para aplicar o ESG eficientemente, é essencial analisar todos os aspectos envolvidos nesse processo. Ou seja, quais ações serão implementadas por sua equipe?

A seguir, separamos alguns exemplos do que poderá ser feito: 

Ações ambientais

  • Evite desperdício, controle o consumo de: água, energia e papel;
  • Separe o lixo para coleta seletiva;
  • Destine adequadamente os resíduos da produção;

Ações sociais

  • Utilize mão de obra local;
  • Contrate fornecedores da sua região;
  • Estimule o respeito a cidadania;
  • Promova a diversidade e a inclusão de todos;
  • Apoie a comunidade local.

Ações de governança

  • Construir uma relação de confiança com seus colaboradores, garantindo uma remuneração justa a todos;
  • Promover uma comunicação horizontal de modo a impedir casos de assédio, discriminação e preconceito;
  • Seguir condutas éticas e anticorrupção;

Agora, reunia sua equipe, atualize seu planejamento com os detalhes necessários e comece a colocar o ESG em prática.

4. Feedback também é fundamental

Informar seu time sobre o andamento do processo é uma atitude que ajuda a garantir a continuidade das práticas sustentáveis e mantêm os colaboradores motivados.

Nesse sentido, e para ter o que informar, é fundamental controlar as práticas implementadas, monitorando a evolução das ações e tudo o que foi previamente acordado. 

Vantagens da ESG

Com a crescente demanda por temas ambientais, sociais e de transparência na sociedade, é cada vez mais comum ver as corporações investirem em práticas ESG. Isso inclui vários aspectos para a gestão das empresas, promovendo vantagens como: 

  • Reduzir de custos, implementando técnicas para um consumo mais consciente; 
  • Apoiar programas sociais e culturais, impactando a forma como seus consumidores olha para você; 
  • Melhorar o relacionamento com os públicos de interesse, garantindo a transparência, normas e responsabilidade para todos;
  • Trazer mídia espontânea (ações de marketing) por meio das práticas de ESG bem sucedidas;
  • Construir uma imagem positiva;
  • Atrair acionistas e investidores em geral;
  • Contribuir diretamente para mudanças positivas no meio ambiente e sociedade.

Considerações finais

Recentemente, o mundo tem visto uma mudança na forma como as organizações estão olhando para a sustentabilidade. 

Anteriormente, pensava-se que as indústrias tinham que escolher entre construir um mundo mais sustentável ou alcançar bons resultados financeiros. 

Mas isso está mudando e, organizações e investidores experientes, agora percebem que sustentabilidade e resultados financeiros não são mutuamente exclusivos. 

Isso ocorre porque um ambiente sustentável e um desempenho financeiro sólido são dois aspectos importantes do sucesso de uma empresa.

Quando uma instituição adota a ESG para fazer a diferença, certamente, ela terá que enfrentar sacrifícios e tomar decisões difíceis. Todavia, a satisfação de construir um mundo melhor trará a força necessária para continuar.

Este blog deu olhada nas razões pelas quais o ESG se tornou tão popular. Para continuar promovendo melhorias na sua empresa, visite nosso blog! Temos conteúdos sobre, industria, tecnologia e gestão que podem te ajudar. 

Até a próxima!