O comércio eletrônico ou e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil. Os últimos dados de pesquisa da empresa Neotrust, mostrou um faturamento de R$161 milhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. 

Muito desse movimento está de acordo com os avanços tecnológicos que trazem mais agilidade para esse tipo de transação. Dentre essas melhorias podemos citar as novas formas de pagamento, como por exemplo o pix, parcelamento no cartão de crédito e outros recursos que facilitam a escolha dos consumidores. 

Para melhorar seu entendimento, preparamos um artigo secundário que mostra tudo o que você precisa saber sobre e-commerce, como esse movimento está difundido e organizado no mercado, quais as vantagens de adotar esse modelo e outras informações importantes para que os empreendedores sejam mais eficientes nessa jornada. 

Eleger uma plataforma adequada faz toda a diferença para um negócio, tal como não seria exagero dizer que esse passo determina se sua loja virtual dará certo ou não. É praticamente impossível um e-commerce existir sem o apoio deste recurso.

Além disso, oferecer um bom serviço, tanto nesse como em qualquer outro tipo de negócio, é também promover impactos diretos na experiência do cliente, dando mais credibilidade à performance da sua marca no mercado. 

Nesse artigo, vamos te mostrar quais os principais pontos que um e-commerce precisa para começar suas atividades: escolher uma plataforma de qualidade. Confira a seguir 6 dicas na hora de decidir qual vai ser a sua..

O que analisar

Estamos levando em consideração que por motivos óbvios, evitar gastos, sua empresa optou por adotar uma boa plataforma ao invés de construir uma própria. 

Isso não necessariamente é uma estratégia ruim, muito pelo contrário, é uma excelente forma de trazer mais público para o setor comercial, além de gerar mais credibilidade para empresa através de parcerias com grandes marcas, como o mercado livre, por exemplo.  

Para te ajudar nessa jornada, vamos te apresentar os principais pontos que precisam ser analisados na hora de montar um comércio eletrônico. 

Lembre-se que um e-commerce mal organizado pode gerar o efeito contrário e prejudicar o nome da sua empresa. Por isso, tome bastante cuidado e siga as dicas a seguir. 

Tempo de teste grátis

A primeira coisa que precisa ser feita nesse caso é escolher uma plataforma que esteja de acordo com as necessidades e características do seu negócio. 

É importante que o empresário busque por funcionalidades que facilitem o dia a dia operacional, mas, principalmente, beneficiem a experiência do cliente.

Uma maneira de entender e transformar essa ideia em ação é escolher plataformas que oferecem teste grátis à sua empresa, o que permite que você tenha uma visão ampla do funcionamento sob a ótica do usuário.

Nesse caso, você vai identificar , por exemplo: 

  • O carregamento do site é bom?
  • se o site é fácil de achar; 
  • a plataforma foi bem estruturada e possui um layout intuitivo?;
  • se a qualidade das imagens das suas mercadorias estarão expostas da melhor forma; 
  • a plataforma oferece diversos tipos de pagamentos?
  • a comunicação e as informações na plataforma favorecem sua empresa?

Além dessas noções, é preciso atentar-se a parte técnica do funcionamento e checar se a plataforma que você escolheu possui integração com logística, correios ou com a transportadora utilizada no seu negócio. 

Suporte

Bom, você já checou a acessibilidade da plataforma e viu que ela funciona muito bem. Agora, é preciso testar e saber se o suporte dela vai conseguir atender a sua empresa. 

A plataforma pode até satisfazer a todos os seus objetivos e possuir inúmeras funcionalidades que auxiliam na gestão do seu e-commerce, mas se caso ocorrer algum problema, você terá a quem pedir ajuda? 

Esse é o papel do suporte e, certamente, um dia sua empresa vai precisar dele. Essa capacidade de atendimento é essencial por vários motivos. 

No primeiro momento, por exemplo, é preciso capacitar todos os seus colaboradores com a implementação da plataforma. Nesse caso, o apoio de profissionais técnicos e especialistas é fundamental, principalmente, para passar quais medidas serão tomadas se o site sair do ar.

As limitações de cada plano

Um outro ponto importante para saber se a plataforma vai atender as particularidades do seu negócio é colocar na sua análise o custo benefício de aquisição. 

O teste grátis, por exemplo, é muito útil para esse ponto em específico, pois vai dar margem para o usuário entender se o contrato desse serviço realmente vale a pena.  

Não dá pra negar que o preço é um fator importante na hora de escolher qual plataforma se encaixa mais no perfil do seu negócio. 

Algumas delas são oferecidas através de planos e categorias, o que limita ou interfere na maneira como as vendas virtuais serão lançadas no sistema. 

Por isso, é preciso analisar qual o desempenho seu negócio consegue ter de acordo com cada plano. Será que um serviço básico vai te atender muito bem?

Nossa dica é: manter uma boa tecnologia, muitas vezes, não é barato. Isso vai depender das suas necessidades. Sendo assim, é melhor investir um pouco mais agora para evitar problemas futuros.

Leia o contrato de prestação de serviços

Quando uma empresa vai adquirir algum serviço é essencial que ela siga um padrão de qualidade na hora de tomar suas decisões. 

No caso de uma plataforma de e-commerce, a regra é clara: leia atentamente, com muito cuidado e até mesmo com um auxílio de um especialista, o contrato que contém todas as informações sobre o tipo de serviço que será oferecido. 

Esse é um passo importante para quem já está quase assinando o contrato. Você deve assinar, qualquer documento, apenas se estiver de acordo com todas as cláusulas que ali se encontram. 

É muito comum ver empresas vinculadas a maus negócios só porque não deram a atenção necessária a essa leitura. 

Diante disso, faça diferente e busque entender todos os detalhes do que foi acordado para que situações como essa não aconteçam com a sua empresa. 

As integrações

A tecnologia está evoluindo em um ritmo constante. Isso tem impacto direto na forma como as pessoas consomem informação, se comunicam e realizam suas compras. 

Para acompanhar essa evolução e as exigências das novas demandas, é essencial que as empresas com visão de futuro, assim como os e-commerce, adquiram ferramentas que acompanhem as novidades e tendências mercadológicas atuais.

Existem muitas maneiras de transformar essa ideia em ação e as integrações, por exemplo, são uma delas. 

Ao escolher uma plataforma para montar um comércio eletrônico, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como credibilidade que o fornecedor da solução tem (verificando a sua relação com outros clientes), a possibilidade de integrar esse sistema com outras frentes do seu negócio (como um sistema ERP).

Por isso, antes de contratar uma plataforma digital, busque e documente todas funcionalidades que ela oferece, pois, pode ser que um dia a sua loja precise utilizá-las. 

Funcionalidades

Bom, já mencionamos a importância de buscar informações sobre as funcionalidades. 

Neste tópico, listamos a seguir os principais recursos que um e-commerce vai precisar.

A cada dia novas opções e funcionalidades surgem para facilitar e melhorar o trabalho dos empreendedores virtuais. 

Listamos apenas alguns exemplos do que você precisa levar em consideração para iniciar seu comércio eletrônico. 

Quanto mais controle você possuir, mais fácil será identificar as oportunidades que existem para utilizar com sabedoria todas as informações que você possui - sempre em busca de integrar e potencializar o funcionamento do seu negócio. 

Usabilidade

É interessante ver que com o tempo algumas empresas sofrem mudanças significativas em relação a relevância do seu negócio.

Tanto lojas de roupas que necessitam de uma solução que permita incluir o mesmo produto com diferentes características quanto uma loja de eletrônicos onde o mesmo item precisa ser cadastrado com diferentes marcas, precisam de segurança e eficiência  para trabalharem seus produtos. 

Além disso, se um e-commerce desenvolver e ampliar suas vendas, é preciso contar com uma ferramenta que dê suporte e apoio a esse crescimento e as mudanças necessárias para essa nova jornada. 

Independente das características e do tamanho do negócio, a empresa parceira precisa ser útil em todos os momentos. 

Afinal, não adianta contratar um serviço básico que você não vai utilizar e que acabe gerando um investimento mais elevado do que o necessário. Isso mostra como é importante buscar uma solução adequada e com planejamento. 

As principais plataformas de e-commerce

Você sabe o que significa e-commerce e também já sabe como construir a sua, estou certa?

Nós falamos exatamente sobre isso ao longo deste artigo.

Agora, para aumentar o seu nível de informação sobre esse assunto, vamos listar as principais plataformas de comércio eletrônico na opinião da equipe Sensio. 

Vejamos:

Tray

A Tray Corp é uma plataforma escalável, ou seja, tem a capacidade de continuar a funcionar mesmo se seu contexto é alterado em tamanho ou volume, atendendo às necessidades do usuário.

Além disso, ela conta com um sistema de pagamento próprio (o Yapay) e uma estrutura para e-commerce omnichannel, mas também permite o clube de assinatura.

Pós: 

  • Integração nativa com marketplaces;
  • Possibilidade de vender via atacarejo.

Contra: 

  • Dependência de desenvolvedores da própria plataforma;
  • Ferramentas de marketing digital indisponíveis;
  • Múltiplos idiomas e moedas indisponíveis.

Nuvemshop

A Nuvem Shop é uma plataforma indicada para qualquer fase da marca, inclusive quando esta se transforma em uma operação mais complexa. 

Dentre suas principais funcionalidades, destaca-se a compatibilidade com mais de 30 aplicativos para o usuário personalizar a sua loja virtual como quiser. Além disso, seus clientes contam com um gerente de e-commerce dedicado a te orientar em decisões estratégicas.

Vale ressaltar que a Nuvem Shop é grátis para experimentar por um período de até 30 dias. Depois, você pode escolher entre os planos Impulso, Influência e Escala.

Pós: 

  • Layouts customizáveis;
  • Estabilidade da plataforma (servidores Amazon);
  • Aplicativo dedicado para dispositivos móveis;
  • Associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.

Contra: 

  • Oferece suporte apenas por e-mail;
  • Atendimento com gerente dedicado à conta está disponível somente para planos avançados;
  • Não tem compatibilidade com múltiplos idiomas nos planos de entrada.

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma com solução SaaS, ou seja, é uma empresa que oferta um tipo de software como serviço. Seu diferencial é ter um plano de entrada gratuito, ideal para quem quer iniciar seu e-commerce. 

Há também outras opções de planos, mais completos, que diferenciam-se pelo limite de produtos para cadastro e visitas mensais ao site de vendas. 

Pós: 

  • Plataforma didática e fácil de usar.

Contra: 

  • Possui limitações, como limite de produtos para cadastro.

Mercos

O Mercos é uma excelente ferramenta para aquelas empresas que querem  potencializar suas vendas. Essa plataforma traz funcionalidades como aplicativo online e offline, agenda para tarefas e catálogo de produtos. Além disso, o software possui funcionalidades de CRM.

Além disso, esse sistema oferece diversos recursos que melhoram a sua gestão, como relatórios de clientes e faturamento.

Pós:

  • Campos personalizados no pedido;
  • Integração com ERPs.

Irroba

A plataforma da Irroba atende PMEs,  grandes atacadistas e varejistas, oferecendo um sistema completo, robusto e escalável.

Além disso, ela oferece a opção de dropshipping, permitindo que seu comércio funcione como um intermediário entre os clientes finais e os fornecedores. 

Prós:

  • Permite integração com canais de venda em todos os planos;
  • Oferece suporte via telefone, e-mail e WhatsApp.

Contra:

  • Valor dos planos mensais um pouco acima do mercado.

Conclusão

O e-commerce se expandiu para o mundo todo, desde a década de 1990. E, graças ao potencial de escalabilidade e lucro, muitas empresas estão migrando suas atividades para o mundo digital. 

Esperamos que esse artigo possa ter te ajudado a entender quais as melhores práticas de comércio para esse tipo de negócio.

Gerenciar um uma empresa online não é tão simples, mas, com a ajuda das ferramentas e plataformas certas, os resultados vão chegar. A Sensio ERP também pode te ajudar. 

Nosso sistema de gestão, integra seu estoque de vendas com seu e-commerce de maneira fácil e organizada, permitindo que sua empresa gaste mais tempo em promover sua marca do que resolver falhas na gestão. 

Ficou interessado? Então faça uma demonstração com um de nossos especialistas e tenha teste grátis da nossa plataforma. 

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Até a próxima!