7 dicas de como motivar a equipe da sua Fábrica

Você não sabe mais o que fazer para melhorar a produtividade dos seus funcioanrios? Então, confira nesse artigo 7 dicas para motivar a sua equipe!

Luiza Caroliny
Estratégia

Já parou para pensar que a motivação da sua equipe, talvez, seja a chave para o seu problema?

Apesar de conseguir pagar todas as contas fixas, sua empresa está com dificuldade em manter um crescimento satisfatório. 

Você investiu em maquinário, aumentou as instalações , cortou gastos desnecessários e fez o que pode para sua cadeia produtiva ganhar mais dinamismo, porém nada surtiu efeito. 

Sem mais nenhuma solução pois todas foram usadas, o que ainda falta melhorar?

Sabemos que a resposta é difícil e muitas vezes complexa, envolvendo fatores externos e internos difíceis de serem mapeados.

Para um minuto e pense: meus funcionários estão dando o máximo pela empresa? Eles estão satisfeitos em trabalhar aqui?

Esse pode ser o principal problema para uma gestão que não consegue sair do lugar.

Imagine trabalhar em uma fábrica, onde as atividades são mecânicas e cansativas, e não ter pelo menos uma pausa para um cafezinho em lugar confortável.

E aí, pensou?

Motivação versus produtividade

A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, o que influencia diretamente o comportamento do indivíduo no trabalho e se relaciona profundamente com comprometimento desse funcionário com o trabalho. 

Nesse caso, quanto mais motivado um profissional está, melhor ele irá desempenhar suas funções e mais alta será sua produtividade. 

Já a motivação organizacional está relacionada muito mais a uma estrutura empresarial do que ao colaborador em si.

Isso porque ela se refere ao conjunto de responsabilidades da empresa para manter a motivação dos funcionários alta para gerar bons rendimentos.

Para manter seus funcionários motivados, está valendo quase tudo: shows, palestras, apresentações de teatro, exercícios de alongamento, aulas de artes marciais, sessões de massagem. Além, é claro, do bom e velho diálogo e feedback. 

É importante dizer que a produtividade de uma empresa é medida pelo todo e os colaboradores são os principais responsáveis por fazer que as estratégias deem certo.

O efeito é a longo prazo e estas iniciativas melhoram o relacionamento entre os funcionários, os gestores e até mesmo com os clientes. 

Bom! É dicas sobre esse tema que vamos falar nesse artigo. Continue a leitura e anote tudo!

1. Dê um propósito à sua equipe

Para incentivar seus funcionários, mostrando o quanto o trabalho deles é importante, é preciso lembrá-los que cada atividade realizada faz parte de um conjunto maior e que, por isso, os esforços de cada colaborador é de extrema importância para os resultados da empresa. 

Esse tipo de incentivo mostra que o auxiliar de escritório e o engenheiro chefe têm a mesma credibilidade para a instituição, mostrando que todos os departamentos são importantes e caminham juntos. 

2. Não faça reuniões apenas para dar broncas

As reuniões, gerais, de diretoria e de departamentos são essenciais para o alinhamento de estratégias e repasse de atividades, onde é possível analisar os resultados positivos e negativos ao longo de um período. 

Um feedback, por exemplo, é a manifestação de uma opinião e demonstração de um ponto de vista, ou mesmo na análise de algo. Seu objetivo é avaliar uma pessoa, uma empresa, um produto ou um serviço.

Além dessa função principal, é nas reuniões que a cultura do feedback começa ou termina. Neste caso, é comum que questões mais complexas precisam ser discutidas e alinhadas, contudo, isso precisa ser realizado de forma sutil e agradável a todos. 

Um bom gestor trata seus funcionários com cordialidade e elegância, mostrando os erros e acertos para que ele próprio consiga atingir o crescimento desejado dentro da empresa. 

3. Oferecer recompensas, remuneração e benefícios

Quando seu funcionário sabe onde ele erra, certamente, ele vai procurar melhorar.

Uma forma de incentivar isso é oferecer pequenos desafios no dia a dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta para a produção diária. 

Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa.

Já parou para pensar que um jantar para a família em um restaurante legal ou até mesmo um aumento no vale-alimentação são formas de manter sua equipe mais perto de você e reconhecer o valor dela?

O desembolso é pequeno, mas a equipe se engaja no desafio proposto.

4. Criar um sentimento de pertencer a equipe (vestindo a camisa)

Criar um sentimento de pertencer a equipe e ir além do que apenas dar um propósito. Vestir a camisa é fazer com que seus colaboradores comprem a causa  da empresa, cumprindo os seus deveres e produzindo produtos e serviços de alta qualidade. 

Existe um  impasse entre as empresa na hora de cultivar essa sensação:

"Elas pensam que esse sentimento deve brotar livremente nos funcionários, e muitas das vezes não há essa identificação.

…. Vemos que o resultado de comprometimento é mais expressivo quando as instituições, com suas políticas de recursos humanos, dão aos seus colaboradores todos os ingredientes para se sentir parte da equipe.”

Ilustração da explicação:

Sou fã de música clássica. Tenho um filho que hoje tem 10 anos. Há um tempo, ele estava querendo aprender tocar um instrumento musical. Eu tinha duas opções:

  • Deixá-lo escolher por conta própria.
  • Deixá-lo escolher por conta própria, mas  o levo em um concerto de música para crianças e que tem um piano de cauda muito legal. 

É perceptível que a segunda opção influencia diretamente na escolha, ou seja, quando a você cria situações para que seu funcionário “ Vista a camisa”, a escolha dele de entrar na equipe é natural. 

5. Propiciar oportunidades para mudar, aprender e ter novas experiências no trabalho

A inovação no setor industrial é essencial para o desenvolvimento desse tipo de empresas. Nesse aspecto, proporcionar oportunidades e novas experiências dentro do ambiente de trabalho são excelentes  formas de trazer as mudanças necessárias. 

Um local de trabalho que permite que os funcionários aprendam e desenvolvam novas habilidades pode melhorar significativamente a produtividade e reduzir o turnover (a rotatividade de pessoal).

Além disso, imagine que ao oferecer mais capacitação ao seu operador de máquinas é possível criar ações que melhorem ou até mesmo inovem no setor de operações, isso porque é esse profissional que sabe todas as informações necessárias para lidar com esse setor. 

Lembra que ainda nesse texto nós falamos da importância das reuniões? Bom, será nesse espaço que as melhores experiências serão trocadas a fim de aumentar o engajamento de toda equipe. 

Vale lembrar que existem formas para melhorar os resultados dessas ações. São elas:

  • Programa de cargos e salários bem definidos;
  • Programa de incentivo aos estudos;
  • Treinamento interno aberto para todos.

6. Compartilhe feedback

Estabelecer uma cultura de feedback é importante para o desenvolvimento de diversas questões do contexto empresarial, mas, principalmente para alinhar a perspectiva da empresa acerca dos resultados que o colaborador deve melhorar.

A relação entre expectativa e prática pode ocorrer através do feedback, pois nele o colaborador identifica quais são seus pontos positivos e quais devem se aperfeiçoar. 

Essa identificação ocorre pela troca da conversa entre colaborador e o responsável pela área que o funcionário atua.

São diversos os resultados positivos das empresas que decidem incorporar a cultura de feedback. 

Ao identificar quais pontos devem melhorar, por exemplo, o profissional se sente motivado a aprender e se aperfeiçoar, ao mesmo tempo que o empreendimento passa a saber quais treinamentos e reciclagens se aplicam melhor às necessidades de seus funcionários.

Além disso, adotar essa prática também influencia no fortalecimento da cultura e do clima organizacional, pois os colaboradores estão alinhados com as perspectivas do ambiente e os gestores conscientes das carências da equipe. 

Assim os “elogios ou críticas construtivas” tornam mais produtiva a vida do profissional, que agora consegue enxergar com mais clareza quais caminhos devem percorrer para alcançar um melhor resultado dentro da empresa.

7. Criar um ambiente de trabalho seguro e saudável

Já ouviu falar do método do 5S? Pois bem, esse é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e a qualidade total de uma empresa, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.

Esse é o primeiro aspecto fundamental para o bom rendimento dos funcionários. O local onde eles trabalham precisa ser agradável para estimular a produtividade e criatividade.

Quando esse aspecto não é respeitado ou idealizado, tanto para integridade física quanto mental, as atividades desses trabalhadores serão feitas da forma mais fácil, o que na maioria das vezes prejudica os resultados institucionais.  

Muitas empresas deixam o funcionário ditar as regras de organização e limpeza, quando na verdade esses valores devem ser impostos e seguidos.

Na prática, o local de trabalho deve ser:

  • Livre de assédio, tanto moral quanto sexual;
  • Limpo e organizado;
  • Livre de grandes ruídos;
  • Livre de vestimentas inadequadas para a empresa;
  • Higiênico.

Seja criativo para que sua empresa cresça

Não há uma fórmula certa para a felicidade. Cada empresa tem suas particularidades. Por isso, é preciso entender a proposta da organização e o perfil dos colaboradores para chegar a uma ideia de ambiente ideal. 

Pense que a equipe é a esposa dos seus sonhos, aquela pessoa que além de merecer todo seu respeito é alguém que você cuida e se preocupa.

Essa analogia pode ser estranha e ao mesmo tempo engraçada, mas faz sentido com tudo que falamos ao longo do texto. 

Não é só com boas tecnologias que uma empresa pode melhorar seu desempenho, assim como um bom sistema de gestão como o Sensio, mas também com a colaboração dos seus funcionários. 

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro ao identificar que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Agora conta para a gente em nossas redes sociais se esse é o objetivo da sua indústria e saiba que parte disso pode ser mais fácil com a ajuda da Sensio. 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essa. 

Até a próxima!

Apenas conteúdo do blog, sem spam
Obrigado! Logo você irá começar a receber nosso conteúdo
Oops! Something went wrong while submitting the form.