A Lista de Materiais é essencial tanto para o processo de fabricação quanto para o mapeamento dos custos de produção. Ela funciona como uma diretriz do que deve ser usado para fazer uma tarefa.

É como se você estivesse preparando um bolo e decidisse não seguir a receita, ignorando os ingredientes e dicas de preparo.

Rapidamente, você notará que a receita vai demorar muito mais a dar certo quando não são seguidas as instruções de manuseio dos materiais. Do mesmo modo, temos a produção de produtos nas empresas.

É necessário possuir uma lista antes de começar a confecção de uma peça. Assim, a Lista de Materiais (apelidada de BOM, abreviação do inglês Bill of Materials) identifica o que é necessário para produzir cada item.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a BOM, e falaremos das principais informações sobre esse importante documento. Continue a leitura!

O que é uma Lista de Materiais (BOM)?

Uma lista de materiais, ou BOM (Bill of Material em inglês) é uma lista de materiais completa de todos os componentes necessários para fazer um produto. Também costuma ser chamada de estrutura de produto e receita de produção.

Em suma, a lista de materiais traz um inventário completo sobre as matérias-primas, conjuntos e subconjuntos de peças e demais componentes, assim como a quantidade ideal de cada elemento necessário na construção de um bem.

A partir de uma boa definição da BOM, a empresa pode:

  • Organizar as compras de insumos;
  • Controlar o estoque;
  • Monitorar e solicitar os requisitos de materiais;
  • Definir formas de registro precisos;
  • Estipular despesas com materiais;
  • Assegurar a eficiência do fornecimento, reduzindo o desperdício.

Ela é uma estrutura hierárquica por natureza, ou seja, um item é composto do próximo nível de itens, que são compostos por mais um nível de itens, e assim por diante. Dessa maneira, podemos ver a BOM como uma árvore da composição de um produto.

Qual a finalidade de uma Lista de Materiais (BOM)?

Uma lista de materiais serve como subsídio para os sistemas de planejamento de produção, sendo que os dados nela expressos fornecem as informações básicas para outros procedimentos de negócio, como o custo do produto, orçamento de recursos da manufatura etc.

Considerando que a BOM agrupa todas as informações necessárias para a entrega de um produto final, seu uso é bastante útil em diversos setores da empresa, como é o caso dos departamentos de vendas, design, engenharia e gerenciamento da fábrica e dos materiais.

Além disso, a lista de materiais representa também um papel de liderança na gerência de projetos. Logo, se alguma atividade do negócio for terceirizada, é fundamental que seja entregue ao fornecedor/fabricante uma BOM precisa e revisada, visando prevenir atrasos na entrega dos serviços.

Projeto e estrutura de uma lista de materiais (BOM)

O design de uma BOM deve ser claro e conciso. Os produtos usados durante a fabricação de um produto, precisam estar detalhados , de acordo com o grau de importância de cada item. 

Para construção dessa lista, leve em consideração o produto acabado, os componentes e os subcomponentes. A seguir temos um exemplo prático de Lista de Materiais BOM.

Adaptada de HEGGE & WORTMANN (1991)

Benefícios da Lista de Materiais (BOM)

As Listas de materiais (BOMs) funcionam como um registro seguro e todas as informações precisas para produzir um produto, servindo inclusive como um manual de instruções como no exemplo do bolo em versões mais completas.

Em resumo, sua eficiência consiste na centralização dos dados essenciais para o negócio, minimizando as dificuldades comuns encontradas nesse tipo de processo.

Para completar, a BOM contribui no gerenciamento do estoque, uma vez que é possível visualizar com de prontidão cada um dos componentes dos materiais, assim como as quantidades necessárias para a entrega do produto final.

Logo, possuir uma Lista de Materiais (BOM) bem estruturada é garantia de informações seguras sobre o estabelecimento.

Tipos de Listas de Materiais (BOM)

Existem diversos modelos de Listas de Materiais, sendo o mais simples deles aquele formado somente por dois níveis: o primeiro, responsável pela montagem e produção; e o segundo, composto pelo produto já terminado.

Tem também a BOM padrão, um dos formatos mais populares. Ele possui mais níveis que o modelo anterior e é recomendado para classificar elementos intermediários, auxiliando na estocagem e montagem.

Veja a seguir alguns exemplos:

MBOM (Manufacturing Bill Of Materials): a lista de materiais de fabricação (MBOM) contém informações sobre todas as peças e conjuntos necessários para construir determinados produtos. Com isso, é possível calcular qual a o proporção de cada item para construir o produto final, o que facilita o trabalho do departamento de compras quando for decidir quanto comprar de cada matéria-prima. 

EBOM (Engineering Bill Of Materials):  AEBOM trata da projeção de um produto acabado. Nesse caso, a construção baseia-se em um conjunto de informações que serão utilizadas sempre que necessário. Portanto, o EBOM é um documento que garante a disponibilidade de materiais e peças na hora da fabricação. 

SBOM (Service Bill Of Materials): Nesse tipo de lista BOM, as etapas de instalação e reparo, bem como todos os componentes que serão usados pela equipe técnica deve ser levado em consideração. Isso vai garantir o funcionamento correto do produto, além de mais assertividade nos resultados operacionais

Sales Bill Of Materials: Nesse caso, o produto acabado e os componentes aparecem como itens separados no documento de pedido de venda. Ou seja, é essencial reunir todos os detalhes de um produto acabado durante todas as fase de fabricação e também nas fases de vendas.

Convém dizer que uma lista de materiais BOM pode ser usada em qualquer atividade que requer planejamento e processos mais complexos, desde cozinhar um simples prato de feijoada (controlando vários ingredientes) até fazer um avião sofisticado. 

Como criar uma Lista de Materiais (BOM)

A Lista de Materiais abrange elementos que podem se diferenciar de acordo com o produto vendido pela empresa, por isso é relevante levar em conta os itens que são aplicáveis à realidade do seu negócio. Assim, não esqueça de incluir estes dados na construção da BOM:

  • Nome da peça;
  • Número de identificação;
  • Descrição (explicando quais intervenções são necessárias);
  • Unidades de medida e proporção, como número X de tal óleo;
  • Quantitativo de peças necessárias;
  • Peso das peças;
  • Dimensões;
  • Fabricantes;
  • Numeração do produto do fabricante;
  • Fornecedor preferencial e secundário;
  • Estimativa de valores;
  • Outros dados (como tipos de encaixe, cor das peças, formato específico etc).

Geralmente, essas informações são colhidas e apresentadas em um diagrama em árvore ou através de uma tabela. No caso do diagrama, o ponto de partida se dá no ativo principal que ramifica os outros sistemas, seguido de seus componentes. 

De maneira geral, o tipo de apresentação dos dados (tabela ou diagrama) definido varia conforme a quantidade de itens que precisam ser listados e também da rotina de trabalho dos colaboradores.

O mais importante é não esquecer de registrar nenhuma das informações citadas acima, dado que a falta delas pode ocasionar no atraso dos pedidos e/ou na entrega de produtos com defeitos.

Detalhes e observações importantes para a fabricação também devem ser adicionados, para auxiliar as pessoas que irão realizar a fabricação a observar todos os procedimentos e obter resultados satisfatórios.

As Listas de Materiais devem se adequar à realidade da empresa e seus produtos. Talvez a empresa precise de um nível alto de detalhe, com diversos níveis e instruções, ou talvez apenas uma versão simplificada é suficiente. O ideal é que a BOM não deixe espaço para dúvidas e que a interpretação seja a mesma por qualquer pessoa.

Além disso, um nível de detalhe maior evita "instruções implícitas", que são seguidas mas que no caso de substituição do operador, mesmo que temporária, corre o risco de não ser cumprida.

Qual a importância de vincular a Lista de Materiais (BOM) ao software de gestão?

Um bom software de gestão integrada, possui ferramentas próprias para facilitar a elaboração e gestão de BOMs. Isso ajuda na otimização do tempo, garantindo a redução de falhas humanas, aumentando assim a produtividade da equipe.

Uma Lista de Materiais bem feita simplifica a compra de peças para produção de produtos, já que a tarefa de adquirir as peças fica por conta do setor de compras, onde o acesso ao BOM dos produtos pode ser visto com rapidez, viabilizando o fechamento de pedidos com antecedência.

Criar Listas de Materiais no papel ou em planilhas no Excel pode não ser eficiente. Por exemplo, o cálculo de quantidades e custos pode ser confuso e não ficar atualizado, enquanto que no software de gestão para indústrias essas informações são encontradas no cadastro central dos itens, e modificações refletem em todos os lugares.

Além do mais, como tudo é administrado no sistema de gestão integrada, a aquisição de matérias-primas e demais componentes é imediatamente vinculada ao controle de estoque. Por exemplo, no Sensio ERP ao se movimentar o estoque de um produto, como na produção ou venda, é possível também movimentar automaticamente todos os itens que fazem sua composição, poupando tempo no dia a dia e evitando erros.

Portanto, com a Lista de Materiais integrada ao sistema ERP, há a segurança de trabalhar com a versão atualizada do projeto do produto, atrelado a melhora na comunicação entre os funcionários.

O Sensio ERP é um sistema de gestão ideal para pequenas e médias indústrias que querem realizar um controle simples e inteligente do estoque e produção, com a criação de Listas de Materiais, estoque multi local, movimentações automáticas e controle visual do processo produtivo. Conheça o Sensio ERP e faça um teste grátis.