A organização do estoque físico é uma etapa essencial para o sucesso de um negócio.

Afinal, é a partir desses cuidados que o gestor pode se organizar para oferecer uma experiência de compra mais agradável ao cliente, dispondo de produtos de qualidade, sem faltas ou excessos nas prateleiras.

Detalhes como a ordem de itens, armazenamento das peças, quantidade de compras do mês entre outras ações, são as palavras-chave desse processo logístico.

No texto de hoje você vai aprender algumas técnicas de organização do estoque físico da sua empresa. Leia até o final e saiba tudo!


Por que organizar o estoque físico?

Um estoque desorganizado traz consigo muitas falhas que atrapalham o dia a dia: demora para encontrar os produtos, falta de estratégia na organização física do mesmo, falta de controle sobre o que tem ou não tem nas prateleiras, e por aí vai.

Isso sem contar os desperdícios - quando você não organiza o estoque, fica difícil saber o que vai vencer mais rápido, ou o que está mal armazenado e pode estragar.

Com isso, os clientes podem se decepcionar com a demora e problemas no atendimento, partindo para a concorrência.

Logo, o recomendado é trabalhar na disposição de duas bases: a estrutura e os processos. Acompanhe os próximos tópicos e siga as dicas que vamos passar.

Entendendo a estrutura do estoque

É primordial conhecer a estrutura que seu negócio possui para poder trabalhar nele. 

Se você tem uma pequena mercearia, não precisa gastar dinheiro com um estoque gigantesco, da mesma forma que se você tiver uma fábrica média, não é interessante ter um espaço reduzido.

Portanto, conheça o espaço destinado ao estoque, a capacidade máxima e os equipamentos que ele dispõe.

Essa é a primeira etapa para organizar seu estoque físico, saber o tamanho exato do espaço que tem para armazenar o estoque. Após entender essa etapa, vamos falar de alguns conceitos importantes dessa área.

1. Equipamentos de armazenamento

Se referem às estruturas físicas, podendo ser tanto móveis ou estáticas, que servem para guardar as mercadorias que sua empresa comercializa. As estantes, câmaras frias e porta palettes são exemplos.

A necessidade e a quantidade desses equipamentos  depende do tamanho do seu depósito e do porte da sua empresa.

2. Equipamentos para movimentar produtos

São as empilhadeiras, paleteiras, esteiras e carrinhos. Ou seja, são equipamentos que servem para transportar a mercadoria sem causar danos a ela.

Bem como o item anterior, o quantitativo de peças movimentadas e o espaço físico é que vai determinar a urgência por essas ferramentas.

3. Layout do depósito

O layout funciona como uma planta do depósito. É nele que são desenhados onde cada equipamento vai ficar, levando em conta todos os percursos que essa máquina vai fazer dentro desse ambiente.

Assim, por meio dessa planta é possível planejar quantos corredores podem ser criados; dar para ter noção de quantos porta palettes cabem nesse local.

Atente-se também à parte de entrada e saída de produtos, já que esses pontos fixos costumam ocupar uma boa parcela do depósito.

Entendendo os processos do estoque

De fato, a estrutura do estoque já organiza bem esse local, mas se você acha que essa organização acaba na hora de decidir onde cada produto vai ser colocado, está cometendo um erro.

Afinal, há diversos processos movimentando e influenciando esse departamento. Veremos os principais agora:

1. Entrada de mercadoria

O processo de entrada de mercadorias é a base da organização do estoque físico. Tendo o registro de todos os bens que entram no seu estabelecimento você garante que o rastreio dessas mercadorias seja acompanhado até a venda. 

Aliás, não podemos falar de registro de entrada de mercadorias sem associar o tema a necessidade de um sistema de gestão com essa finalidade.

Porém, lembre-se que o sistema facilita você nesse trabalho, mas é fundamental ser organizado nos registros.

2. Método PVPS (ou FEFO)

O método FEFO (First Expire, First Out) - em português PVPS (primeiro que vence é o primeiro que sai) - é uma técnica que se baseia na expedição de mercadorias conforme a data de vencimento mais próxima. A intenção é não perder produtos fora da validade.

Dessa forma, é necessário uma organização física do estoque. Então:

  • Priorize na estante aqueles produtos com prazo de validade menor;
  • Escreva a validade nas embalagens e;
  • Reserve um espaço só para o recebimento.

3. Inventários

Existem diferentes tipos de inventários de estoque e sua função é fazer a contagem física dos produtos do negócio conferindo-os com o estoque registrado no sistema ERP. 

Desse modo, é possível encontrar perdas no estoque, assim como identificar falhas no layout do depósito.

Os inventários dividem-se em inventário geral, onde os produtos são contados de uma vez só, e o inventário rotativo, no qual a contagem é feita por categorias.

4. Endereçamento

O endereçamento é uma etapa posterior a definição do layout, configurando-se na definição de onde os produtos serão alocados na empresa.

Essa definição pode compreender diferentes blocos e corredores. Se for um supermercado, por exemplo, é possível dividir os itens em diferentes categorias.

O objetivo do endereçamento é organizar o local físico para que funcionários e clientes saibam onde encontrar (com facilidade) os produtos.

5. Recebimento e conferência

O recebimento dos produtos depende de uma correta conferência dos funcionários responsáveis a fim de garantir que as mercadorias adquiridas foram recebidas pela empresa.

Geralmente, os gestores utilizam a nota fiscal nesse processo, o que já é variado. 

Há também outras opções, como a chamada “gaiola”,uma área reservada para a conferência dos materiais.

O importante é possuir um sistema de validação consistente que receba os itens comprados para posterior revenda ou utilização na produção.


Conclusão

Esperamos que as dicas que demos sejam úteis ao seu estabelecimento. Como vimos, a organização do estoque físico deve fazer parte da rotina das pequenas e médias empresas, seja ela uma indústria, fábrica ou manufatura.

Além disso, a organização do estoque físico atrelada a uma boa gestão do sistema pode fazer enorme diferença nos resultados do negócio.

Sendo assim, com um software de gestão integrado, como o Sensio ERP, você terá em mãos a solução ideal para manter o estoque sob controle. 

Nosso sistema de Inteligência Artificial (IA) possui módulos integrados, com uma base de dados compartilhável, onde a agilidade reina: tudo pensando em facilitar o trabalho do empresário.

Nós temos um conteúdo falando sobre esse assunto, um Guia Completo do tema. Acesse aqui e tenha acesso ao conteúdo.

Então, se você tem interesse em conhecer nossa solução, aproveite para acessar o nosso site e descubra o que podemos fazer para elevar seu empreendimento!