Organizar o estoque industrial é muito importante para o dia-a-dia operacional de uma fábrica, principalmente se o objetivo é desenvolver e ganhar mais autonomia no mercado. Além disso, as chances de alguma ação dar errado no planejamento são pequenas, já que todas as possíveis já são conhecidas. 

Pesquisas mostraram que muitas empresas têm um departamento de planejamento eficiente, motivo pelo qual MEI apresentam a maior taxa de mortalidade nos primeiros 5 anos em uma pesquisa realizada em 2021. 

Isso mostra como esse controle é fundamental para desenvolver vendas e gerar retorno, sendo essencial organizar o inventário com um padrão de qualidade que forneça mais autonomia, agilidade e transparência para lidar com os desafios dos processos produtivos. 

Estoque de matéria-prima: o que é

Antes de prosseguirmos, é necessário saber que existem vários tipos de estoques e que cada um deles funciona de acordo com as particularidades da empresa, conforme sua própria demanda. Além disso, ele é encontrado em quase todo tipo de negócio, do comércio varejista às indústrias. 

Em suma, estamos falando de um lugar, onde um conjunto de produtos armazenados, sejam eles matéria prima ou o produto final, ficam guardados. O estoque pode ocupar grandes espaços e encarecer os custos de uma empresa.

Neste blogpost, vamos apresentar os 4 principais pilares desse setor: disposição, requisição, reposição e desperdício e ver . Assim, você vai poder trabalhar com eficiência. Boa leitura! 

Melhore o layout de armazém da sua empresa

A primeira pergunta que um bom controle de estoque responde é: como as matérias-primas serão armazenadas? 

A falta de espaço é a causa mais comum de confusão e ineficiência para as atividades desse setor. Uma dica simples e eficaz para ajudar na organização, é utilizar o espaço vertical em locais dedicados ao armazenamento. 

Usar prateleiras na parede de estoque, por exemplo, ajuda a organizar e otimizar o espaço, principalmente se ele for pequeno. 

Além disso, para evitar o trabalho pesado durante o pico de vendas, independente se seu estoque é pequeno ou não, inicie suas operações das prateleiras de cima para baixo na parede. Dessa forma, quando as vendas aumentarem, você terá o espaço pronto e organizado de forma eficiente.

Como aperfeiçoar essa prática?

  • Conheça seu espaço para torná-lo eficiente;
  • Organize as áreas com base no giro dos materiais;
  • Respeite as características da sua mercadoria;
  • Conheças os tipos e tamanhos dos produtos;
  • Aproveite melhor os espaços.

Controle a cadeia de suprimentos

Para controlar uma cadeia de suprimentos, a famosa gestão de estoque de matérias primas, é fundamental contar com o apoio de um técnico sobre o assunto, um gerente de Supply Chain. 

Esse profissional atua como responsável pelo estoque, garantindo que os processos de logística funcionem adequadamente. Sua atividade vai do processo de qualificação de fornecedores, passando pela aquisição e recebimentos de insumos, fabricação do produto, até a entrega final ao cliente.

Você pode estar se perguntando: eu preciso contratar alguém específico com essas habilidades? Bom, a resposta é sim, mas não é obrigatório. 

Um gerente Supply Chain é a melhor aposta para aumentar a produtividade da sua empresa, pois seu objetivo é trabalhar de modo que os produtos e serviços adquiridos pelos clientes sejam entregues dentro do prazo estimado. 

Vantagens para sua empresa

Dentre as contribuições de um gerente Supply Chain que mais se destacam para empresa podemos citar:

  • Redução dos custos logísticos;
  • Melhora do fluxo de atividades do setor;
  • Processos otimizados;
  • melhorias para o setor de Produção;
  • Alcance das metas.

Contrate um bom estoquista

Para melhorar ainda mais o sucesso da organização do estoque da sua empresa, é preciso contar com uma equipe. Afinal, também é preciso contar um bom estoquista.

Logo, é essencial investir em treinamentos para reforçar o conhecimento dos colaboradores sobre esse setor, tendências e boas práticas.

Uma estratégia útil nessas horas é adotar o SKU, Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque, essa metodologia orienta as empresas a identificarem seus produtos utilizando um código único, onde é possível classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante. 

Um bom estoquista precisa dar atenção às atividades de apoio para o controle de estoque. São elas: 

  • Organização e higiene na armazenagem;
  • Atenção às datas de validades dos produtos;
  • Movimentação e manuseio correto dos materiais;
  • Cadastramento;
  • Gestão de entradas e saídas; 
  • Controle de quebras e desvios.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, contar com soluções tecnológicas é uma das práticas mais importantes no mundo dos negócios. Atualmente, é difícil realizar o controle de estoque sem o uso de um bom sistema de gestão, também conhecido como ERP.

As vantagens para o uso desta ferramenta são inúmeras. Automatizar o controle de entrada e saída de matéria-prima, por exemplo, é a melhor iniciativa para obter mais precisão e estabelecer uma gestão eficiente dessas atividades. 

Além disso, é possível evitar erros, retrabalho e descontrole causados por repetitivas falhas humanas ou falta de comunicação entre os setores. Dessa forma, seus colaboradores ganham mais tempo e aumentam a sua produtividade.

Com uma visão 360° ​​graus de toda a empresa e como as ações produtivas afetam o desempenho de outros departamentos, os gestores podem acessar ricos relatórios que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento estratégico.

O estoque é uma etapa crítica para qualquer empresa, portanto, dispor de experts no assunto, tanto em soluções quanto em competências técnicas, é determinante para ter mais produtividade e tranquilidade nesse setor e minimizar custos de forma inteligente.

Com o estoque otimizado e gerenciado por profissionais capacitados, as pequenas indústrias podem se concentrar em assuntos mais estratégicos do negócio que favorecem os resultados e a conquista de uma vantagem competitiva no mercado. 

Se você gostou desse conteúdo sobre organização de Estoque de Matéria-Prima, não deixe de compartilhá-lo com seus colegas, amigos de trabalho e nas suas redes sociais para compartilhar essas informações com mais pessoas. 

Saiba que a Sensio é a solução certa para sua Indústria. Conheça mais sobre nosso sistema, acesse nosso site para mais informações. 

Vejo você em breve!