Hoje em dia, independente do tipo ou segmento de indústria, traçar melhores estratégias para corrigir erros no chão de fábricas é uma necessidade recorrente para muitas empresas. 

Quando esse setor funciona de forma plena, todas as operações são facilmente controladas. No entanto, ainda assim podem acontecer alguns erros comuns, o que compromete a eficiência de toda a cadeia produtiva.

Mas o que fazer neste caso? Bom, a resposta para essa pergunta é simples, mas trabalhosa, pois os gestores precisam desenvolver técnicas para antever os principais problemas de uma indústria, como desorganização, falta de manutenção de equipamento e um planejamento mal executado.

Por essa razão, vamos apresentar um método eficaz que ajuda as empresas a controlarem os processos internos com mais assertividade, promovendo melhorias em aspectos importantes para a entrega de produtos com qualidade e alta tecnologia. Continue a leitura deste artigo. Saiba mais!

O que é gestão à vista?

Uma forma de identificar não apenas o que é realizado em tempo real, mas também como será o resultado desse processo, ou seja, se o trabalho está dentro do prazo esperado e todos os desafios que podem acontecer no desenvolvimento do projeto é utilizar o que chamamos de gestão à vista. 

O objetivo principal desse recurso, como o nome sugere, é manter a vista de todos os colaboradores da empresa, inclusive o chão de fábrica, o status de cada demanda.

A seguir, vamos conhecer alguns problemas que ocorrem com frequência e que são solucionados por meio dessa nova gestão.

Erros comuns no chão de fábrica

Ambientes desorganizados

Imagine que sua indústria fornece uma loja virtual para compras de mercadorias. Se os responsáveis pelo e-commerce da empresa tiverem um cronograma desorganizado para lidar com as etapas desse tipo de processo, os prazos de entrega podem ser inconsistentes. Erros e má qualidade das entregas impactam diretamente na jornada de compra, o que pode levar a clientes insatisfeitos.

Além disso, um local de trabalho desordenado pode levar a acidentes que colocam em risco a vida dos funcionários.

O motivo de problemas como esses, quase sempre, é a falta de uma liderança forte e planejamento. 

Falta de manutenção de máquinas e equipamentos

Uma empresa que não é organizada, dificilmente coloca os equipamentos em um período de manutenção como deveriam. Máquinas bem conservadas são menos propensas a quebrar e a terem maiores tempos de espera. 

Como resultado, as solicitações de reparos podem levar ao aumento do custo de produção e equipamentos defeituosos podem gerar desperdícios para o processo, o que também impacta diretamente a qualidade da entrega do produto final.

Por isso, é fundamental que os responsáveis pela produção e os operadores tenham certeza de que seus equipamentos estejam bem preservados para todas as etapas de produção.

Falhas no Planejamento da produção 

Toda indústria precisa de um plano operacional para guiar as atividades internas da empresa. Operar sem esse tipo de estratégia é um risco que pode diminuir a produtividade e a qualidade dos produtos. 

Nesse caso, é fundamental definir objetivos concretos para os operadores seguirem a fim de reduzir a incidência e geração de resíduos. 

Como Aplicar a Gestão à Vista no seu chão de fábrica?

Tudo bem! Até agora você já entendeu quais são os problemas de um chão de fábrica e que a gestão à vista pode ser a metodologia que vai solucionar todos eles. Mas como fazer isso? Como aplicar essas ideias da melhor forma?

Existem vários modelos que servem para aplicar essa  prática, muitas delas de início rápido, e em diversos formatos, como: Mural, Painéis, Linha do Tempo, Kanban, TV Corporativa, Gráficos, e muito mais.

Caberá aos gestores determinarem qual formato melhor se adapta e proporciona mais resultados na organização em que trabalha.

Por esse motivo, convém lembrar que esse tipo de gestão não é apenas uma divulgação direta de todas as informações. Os dados compartilhados entre os departamentos devem fazer sentido e estar dentro do contexto da equipe.

Por exemplo, de nada adianta simplesmente divulgar as vendas para os operadores das máquinas, mas para o setor comercial é importante acompanhar os dados de fabricação dos operadores.

O ideal é que as relações causais entre o trabalho dos colaboradores e os indicadores do negócio apresentados sejam próximos e perceptíveis, assim será mais fácil identificar pontos de melhoria.

Para realizar uma gestão a vista é preciso muito conhecimento prévio como estratégias corporativas, análise de mercado, contabilidade industrial, patrimônio etc. para entender adequadamente como compartilhar os dados certos para cada setor.

Quanto mais direta a relação entre a informação visual e o trabalho do espectador, maior a possibilidade desse funcionário se sentir obrigado a melhorar as métricas relevantes, o que definitivamente afetará seu trabalho.

3 Exemplos de Gestão à Vista

Balanced Scorecard

Essa abordagem, também conhecida como Balanced Performance Metrics (BSC), é amplamente utilizada na gestão estratégica e se baseia em quatro pilares de perspectiva: financeiro, cliente, processo interno e aprendizado.

Cada etapa da BSC tem seus próprios objetivos e o segredo desse modelo de gestão está em auxiliar o líder a entender claramente as finalidades dos projetos e, a partir disso, definir um plano estratégico para execução.

Kanban 

O modelo de quadro de atividade, também conhecido como kanban, mantém a equipe informada sobre os processos internos, gerenciando todas as atividades do projeto.

Esse formato é um excelente organizador e é relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento das etapas de produção.

Essa metodologia pode ser personalizável para cada setor, além de melhorar a comunicação interna, gerenciar as métricas, comunicar os resultados, integrar as equipes e guiar as reuniões. 

Modelo de Kanban para Indústrias - Sensio ERP

Dashboard de Indicadores

Com o uso de dashboard, é possível coletar diversos dados e métricas da empresa por formas de gráficos e tabelas, que facilitam a visualização dos resultados e ajudam a trabalhar novos insights. 

Esse tipo de ferramenta permite monitorar grandes quantidades de informações simultaneamente e visualizadas em um único ambiente.

Considerações finais 

A maior parte dos problemas encontrados no chão de fábrica são facilmente resolvidos com a gestão à vista. Vimos que esse conceito é amplo e aborda diversas formas de controle. 

Por isso, a grande sacada para que as empresas consigam obter bons resultados é saber adotar a metodologia ideal para a sua particularidade.

Atualmente, existem inúmeras soluções tecnológicas que facilitam esse processo e integram as principais informações da empresa em um único lugar, dando acesso a todos os departamentos que precisam analisar esses dados. 

Um sistema de gestão integrado, conhecido como ERP, é a ferramenta ideal para todo tipo de empresa que precisa melhorar todos os aspectos que comentamos ao longo do texto. A Sensio pode ajudar!

Assim como na imagem ilustrativa do Kanban, o controle da produção e de outras frentes da empresa como vendas e financeiros, serão feitos com uma taxa menor de erros e com mais qualidade operacional. Portanto, a visualização das etapas é feita em tempo real e, para algumas plataformas, também será disponibilizado relatórios gerenciais dessas atividades.  

A tecnologia otimiza o trabalho das indústrias, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para tomar decisões estratégicas. Para melhorar seu entendimento sobre esse assunto preparamos um artigo complementar para esse artigo 5 benefícios de um ERP em nuvem para pequenas empresas.

Esperamos que tenha curtido esse post! Assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores assuntos sobre tecnologia e produção. 

Até a próxima