Por que você deveria ter uma loja no Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa argentina que solucionou de forma eficiente o comércio eletrônico. Se você tem interesse em comprar ou vender algum tipo de mercadoria, essa plataforma vai servir.  Quer saber como sua empresa pode aproveitar essa ferramenta? Então, bora para mais uma leitura!

Luiz Pires
Estratégia

Um Marketplace é uma plataforma de e-commerce que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente de vendas. 

Funciona tipo assim: um shopping virtual, em um único lugar, onde os usuários adquirem produtos de diferentes lojas. 

Legal né!

Mas o que o Mercado Livre tem a ver com isso? 

Bom, Líder em comércio eletrônico e site de varejo mais visitado da América Latina, o Mercado Livre é um marketplace que facilita os anúncios, vendas e compras de produtos na internet. 

Quer entender como a sua empresa pode usar essa ferramenta poderosa em seu negócio? É só continuar a leitura que contamos tudo.  

Como funciona a loja no Mercado Livre

O Mercado Livre, plataforma lançada em 1999 na Argentina, apresenta mais de 60 milhões de ofertas em tempo real, incluindo mercadorias como imóveis, carros e serviços. Esse site tem versões próprias no Brasil e em mais 17 países. 

Essa variedade e disponibilidade de serviços tem chamado cada vez mais a atenção dos internautas, principalmente, aqueles que não abrem mão da comodidade para adquirir bons produtos e com preços mais em conta.

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Dicas para aplicar na hora de criar um site para sua indústria.

No geral, o Mercado Livre, tanto para quem compra quanto para quem vende, oferece inúmeros benefícios: desde a integração com outras plataformas até o marketing impulsionador por estar utilizando um sistema seguro e confiável para os consumidores.

Além disso, o passo a passo para vendedores anunciarem e comercializarem seus  produtos é muito simples. São eles: 

  • Entrar no site www.mercadolivre.com.br e criar uma conta;
  • Inserir os dados (nome, sobrenome, e-mail e senha) para criar uma conta pessoal;
  • Preencher os campos para pessoa jurídica (razão social, CNPJ, endereço eletrônico e senha) quando a conta é de empresa;
  • É muito importante ler as Políticas do Mercado Livre para compreender os direitos e as obrigações dos anunciantes;
  • Escolher uma categoria de comércio/mercado  (imóveis, serviços, veículos, produtos e outros);
  • Organizar as informações sobre as mercadorias que serão vendidas, colocando imagens relativas ao produto e outros aspectos interessantes. Nesse caso, é importante manter uma qualidade padrão das fotos como estratégia de marketing;
  • Inserir a descrição e preencher a ficha técnica;
  • Informar se a mercadoria é nova ou não;
  • Preencher as condições comerciais (preço fixo, valor de venda e estoque disponível)
  • Adicionar o endereço de postagem;
  • Escolher o nível de visibilidade dos anúncios, sendo que os Premium têm maior exposição
  • Confirmar o cadastro e iniciar anúncio.

Após realizar todas essas etapas, você terá um anúncio no Mercado Livre. Viu como é facil?

Convém dizer, que uma das etapas mais importante desse processo é a leitura do contrato e as Políticas de Privacidade. Essa medida é importante  para evitar problemas na veiculação dos anúncios e obter os resultados esperados.

Quais os benefícios de ter uma loja no Mercado Livre

Você, como empreendedor ou não, já deve ter percebido que o comércio eletrônico vem ganhando força há algum tempo.

O que antes era tendência, virou requisito básico para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas. Para alcançar esse resultados  existem inúmeras ferramentas que podem otimizar o seu e-commerce, sendo o Mercado Livre uma delas. 

Imagina ter que gastar com a construção de uma plataforma online, com a manutenção e contratação de engenheiros de softwares para lidar com esse processo. E aí, pensou?

Só de ouvir isso um empreendedor já se desespera ao pensar que começar um comércio online é impossível . Essa realidade ainda é mais dramática quando o assunto são os micro negócios. 

Nesse cenário, os benefícios do Mercado do Livre já são vantajosos, pois qualquer empresa que queira entrar no mundo digital consegue começar suas operações de um jeito simples e fácil, assim como mencionamos no tópico acima. 

Para além disso, apostar nessa plataforma para fazer suas vendas é ótimo negocio e você encontra os seguintes benefícios: 

Plataforma já pronta

O Mercado livre é a sua ferramenta, ele já está pronto para que sua empresa comece a usá-lo. 

Não é preciso perder tempo com códigos para criar uma loja virtual ou com a espera para ativação. Com apenas alguns cliques sua conta é criada e os anúncios aparecem de forma automática para os usuários da plataforma.

Ou seja, sem conhecimento de programação e design e sem custo iniciais, você tira sua ideia do papel e começa a vender. Isso mostra como é simples ter o seu próprio e-commerce no site.

Custo zero      

Para os empreendedores digitais a simples ausência de cobranças para a manutenção e ativação chama a atenção. Isso dá uma economia de custo ainda maior para as empresas, aumentando a taxa de retorno e lucro para as vendas. 

Mas então a plataforma é gratuita? Gostaríamos  Mas essa realidade é apenas um sonho!

Os usuários dessa plataforma pagam somente as porcentagens de comissão por venda, que variam de acordo com a publicação. 

Lembra que comentamos sobre a linha premium na hora de realizar seu cadastro? Pois é isso que diferencia os preços praticados dentro da plataforma

Apesar disso, são esses os fatores que  incentivam os internautas a anunciar no Mercado Livre: investimento baixo e maiores chances de retorno.

Personalização

A plataforma do mercado livre permite que a sua loja virtual seja personalizada de maneira especial.

Nesse caso, o usuário pode inserir logo, cores e até URL, proporcionando mais autonomia e credibilidade a sua marca.

Esse tipo de estratégia é essencial para aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros.

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Sistema de pagamentos           

Além da autonomia para fazer os anúncios, o Mercado Livre conta com as principais formas de pagamento e envio adotadas pelos lojistas tradicionais.

Para os clientes de plataforma online, que já estão acostumados a comprar mercadorias com praticidade, tornou-se ainda mais fácil realizar essa ação, já que existem inúmeras formas de pagamento. 

Isso mostra como o comportamento das empresas está mudando, tornando mais fácil a vida dos consumidores. Se fosse ao contrário, possivelmente, as vendas  online não estariam crescendo e trazendo mais oportunidades de negócios.

Autoridade do Mercado Livre   

Contar com o apoio de uma plataforma com grande destaque na internet é uma vantagem considerável. 

A credibilidade e  a confiança que o Mercado Livre alcançou,  proporciona aos seus usuários muita tranquilidade na hora de fornecer dados e realizar a compra. 

Um ponto importante a considerar é o Mercado pago. Esse sistema é o braço direito do mercado livre e é o que garante a entrega do produto ou seu dinheiro de volta.

Além disso, a dinâmica de avaliação da plataforma permite que os clientes confie mais facilmente na idoneidade das lojas virtuais e na qualidade dos produtos.

Dicas: como aumentar as vendas nessa plataforma?

Como sempre, tudo na vida tem um jeito! E para aumentar suas vendas no mercado livre isso não seria diferente. 

Confira a seguir algumas dicas para melhorar seus resultados nessa plataforma:

Descreva com precisão os produtos              

Tenha muito cuidado para preencher as fichas técnicas. As informações devem ser inseridas com bastante clareza.

À medida que um vendedor trabalha com precisão e transparência, maiores são as chances de fidelizar os compradores.

Nossa dica é, antes de tudo, pesquisar os parâmetros de qualidade do Mercado Livre e evitar a inserção equivocada de dados e informações enganosas.

Isso também vai te ajudar a obter uma boa avaliação, o que é visto pelos usuários de maneira muito positiva.   

Tire boas fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras!

Em uma plataforma online, essa máxima deve ser seguida à risca pelos vendedores.

No Mercado Livre, por exemplo, onde os vendedores não encontram barreiras para começar  a comercializar, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Nesse caso, a qualidade da imagem sinaliza um ar profissional para sua mercadoria, o que impressiona positivamente o público. 

Também é interessante expor diversas fotos de um mesmo produto, onde todas retratam fielmente o estado e a conservação da mercadoria. 

Essa iniciativa ajuda o cliente em potencial a fazer a escolha.

Responda às questões com cortesia e rapidez 

Mesmo que tenha todas as informações necessárias para o comprador decidir se vai ou não efetuar a compra, é possível que ele ainda queira saber mais. 

É importante responder e tirar as eventuais dúvidas de forma educada e com bom senso.     

Lembre-se: não basta usar o português corretamente para oferecer os produtos no Mercado Livre.

Deixe bem claro como será o frete     

O Mercado Livre oferece frete grátis para as compras com valor superior a R$120,00 em algumas mercadorias. 

Mas além disso, também é possível que os vendedores ofereçam o seu próprio frete grátis, promovendo mais engajamento para o seu produto. 

Para efetivar essa ação, o valor do envio é dividido de forma igual entre o lojista e a plataforma.

E para evitar problemas com os clientes, os vendedores precisam detalhar com precisão tudo a respeito da cobrança do frete.

Como gerenciar sua loja no Mercado Livre

Para melhorar seu desempenho no Mercado Livre, a indicação é que você utilize uma boa ferramenta de gestão, como por exemplo um ERP, para organizar e estruturar todo o seu estoque de mercadoria. 

Com um sistema de gestão integrado é possível ter um controle eficiente da entrada e saída dos seus produtos, o que permite organizar melhor suas estratégias de vendas, focando apenas no que é necessário.

O bom ERP, por exemplo, vai dar mais autonomia aos micro e pequenos empreendedores do Mercado Livre, economizando em até 90% o tempo gasto em atividades como gerenciamento de estoque, compras de produtos, emissão de notas, gestão financeira, expedição de produtos e integração com vários outros sistemas.

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Como evitar a inutilização do estoque?

8 dicas para controle de estoque

Aqui na Sensio ERP, além do controle de estoque, você também tem acesso a uma única plataforma que controla sua rotina financeira e fiscal, facilitando ainda mais suas atividades.

Uma grande vantagem do Sensio é que ele conta com Inteligência Artificial e, por meio disso, é possível realizar relatórios mais assertivos sobre a saúde operacional das suas vendas. 

A Sensio ERP já é parceira do Mercado Livre e isso faz com que a integração dessas plataformas seja rápida e direta, sem precisar ter nenhuma dor de cabeça.

Ah! Faltou comentar que nosso foco é em microempresa e oferecemos um serviço justo e de qualidade para que seu comércio online cresça.

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Te vejo na próxima!

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