Você que é gestor de uma pequena marcenaria, sabe quais os benefícios do sistema ERP para seu negócio?
Possuir os dados da sua empresa em uma plataforma em nuvem é algo cada vez mais comum na atualidade.
Isso porque a marcenaria online já é uma realidade, afinal, para ter um controle rápido e produtivo, o gestor não pode deixar de contar com a tecnologia.
Então, se liga no conteúdo de hoje e saiba 9 benefícios de usar o ERP para marcenaria. Confira!
1. Controle do estoque
O controle do estoque na marcenaria é fundamental na administração de custos, fluxo de trabalho e na organização geral da empresa.
O setor de marcenaria demanda uma produção mais enxuta, dado que a maioria dos itens é feito sob medida.
Dito isso, fica claro que a falta de controle do estoque pode prejudicar a produção, já que a entrada e uso de matéria-prima corre risco de ser mal dirigida sem esse controle.
Assim, um ERP para marcenaria é o método mais recomendado para controlar o estoque, porque ele registra as entradas e saídas de materiais, cria inventários e dispõe de cadastro de produtos armazenados.
Tudo isso possibilita enxergar a que pé está a produção e peças estocadas, evitando desperdícios ou faltas.
Como aumentar a eficiência do seu estoque?
Em uma empresa, o estoque é a base que garante o andamento e a manutenção de toda a cadeia produtiva.
Atualmente, um processo de estocagem pode ser baseado em diversas estratégias e metodologias, sendo extremamente importante manter a padronização das atividades para que construir resultados sólidos e mensuráveis.
A seguir, selecionamos 8 dicas valiosas para tornar sua gestão de estoques mais precisa:
1. Atualize dados diariamente;
2. Categorize os produtos;
3. Mantenha um inventário;
4. Aprimore o layout - valorize cada centímetro da sala de estocagem;
5. Recicle o estoque;
6. Prepare as equipes;
7. Automatize os processos;
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2. Parte financeira controlada
A administração dos recursos se faz extremamente vital para o andamento de qualquer companhia, inclusive para ela planejar novos investimentos.
É imprescindível ter controle financeiro para ter controle do fluxo de caixa, sabendo cada centavo que entra e sai.
Assim, fica fácil entender alguma incoerência entre os resultados financeiros de uma do período, por exemplo.
Dessa forma, para evitar um problema mais sério que venha a prejudicar o capital da empresa e o pagamento da folha, o ERP para marcenaria é a melhor opção.
A marcenaria online se beneficia do ERP através da disposição de contas a pagar e receber, gestão de boletos, registro de lançamentos recorrentes, notas fiscais e muito mais.
Dicas para o seu controle financeiro
O controle de finanças ajuda a solucionar o problema do endividamento, favorece a previsibilidade quanto ao uso dos recursos e aumenta a segurança financeira. Com sua aplicação contínua, é possível conquistar maior estabilidade e concretizar planos variados.
Além disso, um bom controle permite desenvolver uma relação mais positiva com o dinheiro, reduzindo o estresse e as dificuldades quanto ao orçamento. Ou seja, é uma forma de melhorar a tomada de decisão.
7 passos para fazer seu controle financeiro:
1. Comece pelo controle do caixa;
2. Classifique seus custos e receitas;
3. Planeje os pagamentos e recebimentos;
4. Determine a necessidade de capital de giro;
5. Não misture os controles da empresa com as finanças pessoais;
6. Tenha um fundo de reserva;
7. Acompanhe o desempenho da empresa.
3. Maior confiança dos dados
Os dados da sua marcenaria contam com a agilidade da Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia que minimiza falhas humanas e trabalha com as informações de forma automatizada.
O sistema conta com processamentos de verificação constante, que avaliam e filtram os registros do negócio, apresentando os resultados através de relatórios e planilhas precisas.
Sem falar que o ERP para marcenaria tem conexão com os órgãos do governo, o que facilita no cumprimento dos deveres fiscais e previdenciários.
A importância da análise de dados
Você já reparou na quantidade de dados que são gerados todos os dias em uma empresa?
Nesse sentido, a análise de dados pode auxiliar em um dos maiores problemas que muitos gestores enfrentam: a maneira de como lidar com estes dados e como os transformar em informações úteis para auxiliar na solução de problemas.
Além disso, você pode encontrar as seguintes vantagens:
- Monitorar seu negócios;
- Auxílio na tomada de decisão;
- Conhecer seus clientes e suas preferências;
- Foco em metas e melhores resultados.
4. Fácil acesso das informações
Uma das principais vantagens da marcenaria online é acessar as informações da empresa de qualquer lugar com acesso à internet, coisa que não é possível nos servidores locais.
Essa flexibilidade ocorre graças ao armazenamento dos dados na nuvem, que guarda os dados em um ambiente virtual seguro e rápido de acessar.
Portanto, esqueça aquela montanha de planilhas e livros-caixa! Com um ERP para marcenaria, você vê tudo na palma da sua mão, em qualquer lugar e momento!
As vantagens de um sistema de gestão integrado
Agora que você já entendeu o que é sistema de gestão integrado ERP, é muito importante compreender melhor os motivos que fazem essa ferramenta ser tão utilizada pelas empresas:
- Tornar processos operacionais mais simples;
- Automatizar atividades;
- Garantir maior eficiência e produtividade para a empresa;
- Informações mais precisas e com maior qualidade;
- Maior controle sobre dados e processos.
Vantagens:
- Maior qualidade e segurança de informações;
- Dados centralizados;
- Maior rapidez na tomada de decisão;
- Redução de custos;
- Maior integração;
- Aumento de produtividade.
5. Otimização do tempo e produtividade
O departamento de recursos humanos impacta diretamente o fluxo de caixa da marcenaria, especialmente se a organização está começando as atividades agora.
Fora isso, essa tarefa consome um certo tempo do empreendedor, o qual está ocupado com inúmeras questões, além do pagamento dos colaboradores.
Para evitar essa sobrecarga e realizar as tarefas com maior produtividade, o sistema de gestão para marcenaria facilita a gestão do tempo e do pessoal.
Isso acontece porque o software automatiza uma boa parte das tarefas manuais, o que pode reduzir a médio prazo, na redução do número de funcionários contratados.
E além da economia da folha de pagamento, as atividades não são prejudicadas, pois essa utilização ajuda justamente na prevenção de erros manuais e necessidade de retrabalhos.
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6. Auxílio na tomada de decisões
Sabemos que a rotina de todo gestor é cheia de decisões para serem tomadas.
Porém, se faz necessário uma base sólida de informações para que as melhores ações sejam decididas.
Por isso, o planejamento depende tanto de uma fundamentação baseada em dados verídicos.
Aliás, diversas decisões precisam ser tomadas em um tempo reduzido, ou até mesmo quando o gestor não está presente, demandando a autonomia dos funcionários nessa ocasião.
Portanto, cada vez mais o empresário tem uma função gerencial e, nesse caso, o ERP para marcenaria ajuda bastante, visto que ele apresenta relatórios completos sobre o negócio, o que certifica a tomada de decisão com assertividade e segurança.
Como tomar decisões melhores?
As decisões são tomadas para sustentar as atividades do negócio. Assim, é possível garantir um bom funcionamento organizacional em todos os níveis da administração a fim de alcançar as metas projetadas.
Em um ambiente de gerenciamento, por exemplo, a decisão não pode ser tomada abruptamente. Nesse caso, existem alguns passos que devem ser seguidos:
- Definir o problema;
- Coletar dados e informações;
- Analisar as alternativas;
- Escolher a melhor opção;
- Planejar e executar;
- Monitorar os resultados.
7. Diminuição de problemas
Ainda que seja impossível prever todos os problemas, um ERP para marcenaria pode agilizar a resolução de um mal entendido ou desordem.
Digamos que houve atraso na entrega de um produto.
Além de registrar as falhas que ocorreram, o sistema pode informar quando esse problema estiver próximo a acontecer novamente, ajudando o empresário a resolver a dificuldade.
Isso é possível pois com as datas de entrega sob supervisão, a equipe é alertada caso ocorra algum atraso.
Mais uma vez, fica visível o quão o recurso é útil para solucionar problemas de uma marcenaria online.
Como evitar erros?
Para não ocorrerem falhas na gestão de projetos, é preciso um bom planejamento e uma comunicação eficaz entre os colaboradores e as equipes.
Para essa finalidade, as empresas precisam organizar seus processos de acordo com suas características e necessidades. Ela pode tomar como base as seguintes etapas:
1. Planeje de forma automatizada;
2. Invista em qualidade;
3. Trabalhe de modo interativo e ágil;
4. Estabeleça prazos possíveis;
5. Pratique o gerenciamento de riscos;
6. Inove de forma contínua.
8. Melhor interação com fornecedores e clientes
Uma vez que os clientes são o principal ativo da empresa, é preciso elaborar estratégias para aproximar essas pessoas do seu negócio.
É importante também fazer uma segmentação para avaliar se os seus clientes são em sua maioria consumidores finais ou outras companhias.
Aqui, o ERP para marcenaria é a ferramenta ideal para fazer essa aproximação, já que o software tem um banco de dados o qual registra as preferências de cada cliente, o que ajuda na criação de soluções personalizadas.
Igualmente, o sistema registra o trabalho dos fornecedores, outros atores essenciais para a marcenaria online.
Com isso, você pode selecionar sempre os melhores profissionais de acordo com o histórico de cada um.
Como melhorar seu relacionamento com os fornecedores?
Diferente do que alguns possam pensar, o sucesso das empresas também está atrelado à gestão eficiente de fornecedores.
Nesse caso, a política da boa convivência é um dos trunfos para quem deseja ir longe em qualquer projeto, pois um bom relacionamento, com os parceiros certos, favorece as atividades comerciais, desenvolvendo estratégias para gerar resultados mais positivos.
- Relação transparente;
- Cumprimento de prazos;
- Flexibilidade nos pagamentos;
- Dicas de bom relacionamento com fornecedores;
- Comunicação;
- Pagamento - melhores condições;
- Organização.
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Como lidar com fornecedores ruins?
9. Interface dinâmica e fácil de usar
Até aqui vimos que um software de marcenaria online oferece inúmeras soluções, o que já é uma maravilha, certo?
E o melhor é que tudo isso pode ser acompanhado pelo gestor de modo simples e dinâmico, sem complicações.
Afinal, você não precisa ficar procurando uma informação em planilhas manuais, já que o sistema entrega isso em segundos, pela nuvem e aplicativo.
Assim, esse é mais um ponto que reforça a necessidade de se contratar um sistema de gestão para marcenaria.
Como pudemos ver, um ERP para marcenaria é uma solução perfeita para alavancar o negócio e atrair novos consumidores.
Além disso, ter a marcenaria online coloca sua empresa na modernidade e ajuda a obter melhores resultados internamente.
Aproveite então para conhecer o Sensio ERP, um sistema de gestão que atende sua marcenaria, colocando-a em um patamar de sucesso!
