9 benefícios do sistema ERP para marcenarias

Uma das mais importantes vantagens do ERP é permitir aos gestores de diferentes tipos de empresas a visualização da cadeia produtiva como um todo. Afinal, esse é um aspecto fundamental para fazer ajustes estratégicos com agilidade, independentemente do nicho. Hoje você vai conhecer 9 benefícios desse sistema para sua mercenária. Confira!

Luiza Caroliny
Gestão

Você que é gestor de uma pequena marcenaria, sabe quais os benefícios do sistema ERP para seu negócio?

Possuir os dados da sua empresa em uma plataforma em nuvem é algo cada vez mais comum na atualidade.

Isso porque a marcenaria online já é uma realidade, afinal, para ter um controle rápido e produtivo, o gestor não pode deixar de contar com a tecnologia.

Então, se liga no conteúdo de hoje e saiba 9 benefícios de usar o ERP para marcenaria. Confira!

1. Controle do estoque 

O controle do estoque na marcenaria é fundamental na administração de custos, fluxo de trabalho e na organização geral da empresa.

O setor de marcenaria demanda uma produção mais enxuta, dado que a maioria dos itens é feito sob medida.

Dito isso, fica claro que a falta de controle do estoque pode prejudicar a produção, já que a entrada e uso de matéria-prima corre risco de ser mal dirigida sem esse controle.

Assim, um ERP para marcenaria é o método mais recomendado para controlar o estoque, porque ele registra as entradas e saídas de materiais, cria inventários e dispõe de cadastro de produtos armazenados.

Tudo isso possibilita enxergar a que pé está a produção e peças estocadas, evitando desperdícios ou faltas.

Como aumentar a eficiência do seu estoque?

Em uma empresa, o estoque é a base que garante o andamento e a manutenção de toda a cadeia produtiva.

Atualmente, um processo de estocagem pode ser baseado em diversas estratégias e metodologias, sendo extremamente importante manter a padronização das atividades para que construir resultados sólidos e mensuráveis.

A seguir, selecionamos 8 dicas valiosas para tornar sua gestão de estoques mais precisa:  

1. Atualize dados diariamente;

2. Categorize os produtos;

3. Mantenha um inventário;

4. Aprimore o layout - valorize cada centímetro da sala de estocagem;

5. Recicle o estoque;

6. Prepare as equipes;

7. Automatize os processos;

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2. Parte financeira controlada

A administração dos recursos se faz extremamente vital para o andamento de qualquer companhia, inclusive para ela planejar novos investimentos.

É imprescindível ter controle financeiro para ter controle do fluxo de caixa, sabendo cada centavo que entra e sai.

Assim, fica fácil entender alguma incoerência entre os resultados financeiros de uma do período, por exemplo.

Dessa forma, para evitar um problema mais sério que venha a prejudicar o capital da empresa e o pagamento da folha, o ERP para marcenaria é a melhor opção.

A marcenaria online se beneficia do ERP através da disposição de contas a pagar e receber, gestão de boletos, registro de lançamentos recorrentes, notas fiscais e muito mais.

Dicas para o seu controle financeiro

O controle de finanças ajuda a solucionar o problema do endividamento, favorece a previsibilidade quanto ao uso dos recursos e aumenta a segurança financeira. Com sua aplicação contínua, é possível conquistar maior estabilidade e concretizar planos variados. 

Além disso, um bom controle permite desenvolver uma relação mais positiva com o dinheiro, reduzindo o estresse e as dificuldades quanto ao orçamento. Ou seja, é uma forma de melhorar a tomada de decisão.

7 passos para fazer seu controle financeiro:

1. Comece pelo controle do caixa;

2. Classifique seus custos e receitas;

3. Planeje os pagamentos e recebimentos;

4. Determine a necessidade de capital de giro;

5. Não misture os controles da empresa com as finanças pessoais;

6. Tenha um fundo de reserva;

7. Acompanhe o desempenho da empresa.

3. Maior confiança dos dados

Os dados da sua marcenaria contam com a agilidade da Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia que minimiza falhas humanas e trabalha com as informações de forma automatizada.

O sistema conta com processamentos de verificação constante, que avaliam e filtram os registros do negócio, apresentando os resultados através de relatórios e planilhas precisas.

Sem falar que o ERP para marcenaria tem conexão com os órgãos do governo, o que facilita no cumprimento dos deveres fiscais e previdenciários.

A importância da análise de dados 

Você já reparou na quantidade de dados que são gerados todos os dias em uma empresa? 

Nesse sentido, a análise de dados pode auxiliar em um dos maiores problemas que muitos gestores enfrentam: a maneira de como lidar com estes dados e como os transformar em informações úteis para auxiliar na solução de problemas. 

Além disso, você pode encontrar as seguintes vantagens:

  • Monitorar seu negócios;
  • Auxílio na tomada de decisão;
  • Conhecer seus clientes e suas preferências; 
  • Foco em metas e melhores resultados.

4. Fácil acesso das informações

Uma das principais vantagens da marcenaria online é acessar as informações da empresa de qualquer lugar com acesso à internet, coisa que não é possível nos servidores locais.

Essa flexibilidade ocorre graças ao armazenamento dos dados na nuvem, que guarda os dados em um ambiente virtual seguro e rápido de acessar.

Portanto, esqueça aquela montanha de planilhas e livros-caixa! Com um ERP para marcenaria, você vê tudo na palma da sua mão, em qualquer lugar e momento!

As vantagens de um sistema de gestão integrado 

Agora que você já entendeu o que é sistema de gestão integrado ERP, é muito importante compreender melhor os motivos que fazem essa ferramenta ser tão utilizada pelas empresas:

  • Tornar processos operacionais mais simples;
  • Automatizar atividades;
  • Garantir maior eficiência e produtividade para a empresa;
  • Informações mais precisas e com maior qualidade;
  • Maior controle sobre dados e processos.

Vantagens:

  • Maior qualidade e segurança de informações;
  • Dados centralizados;
  • Maior rapidez na tomada de decisão;
  • Redução de custos;
  • Maior integração;
  • Aumento de produtividade.

5. Otimização do tempo e produtividade 

O departamento de recursos humanos impacta diretamente o fluxo de caixa da marcenaria, especialmente se a organização está começando as atividades agora.

Fora isso, essa tarefa consome um certo tempo do empreendedor, o qual está ocupado com inúmeras questões, além do pagamento dos colaboradores.

Para evitar essa sobrecarga e realizar as tarefas com maior produtividade, o sistema de gestão para marcenaria facilita a gestão do tempo e do pessoal.

Isso acontece porque o software automatiza uma boa parte das tarefas manuais, o que pode reduzir a médio prazo, na redução do número de funcionários contratados.

E além da economia da folha de pagamento, as atividades não são prejudicadas, pois essa utilização ajuda justamente na prevenção de erros manuais e necessidade de retrabalhos. 

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6. Auxílio na tomada de decisões

Sabemos que a rotina de todo gestor é cheia de decisões para serem tomadas.

Porém, se faz necessário uma base sólida de informações para que as melhores ações sejam decididas.

Por isso, o planejamento depende tanto de uma fundamentação baseada em dados verídicos.

Aliás, diversas decisões precisam ser tomadas em um tempo reduzido, ou até mesmo quando o gestor não está presente, demandando a autonomia dos funcionários nessa ocasião.

Portanto, cada vez mais o empresário tem uma função gerencial e, nesse caso, o ERP para marcenaria ajuda bastante, visto que ele apresenta relatórios completos sobre o negócio, o que certifica a tomada de decisão com assertividade e segurança.

Como tomar decisões melhores?

As decisões são tomadas para sustentar as atividades do negócio. Assim, é possível garantir um bom funcionamento organizacional em todos os níveis da administração a fim de alcançar as metas projetadas. 

Em um ambiente de gerenciamento, por exemplo, a decisão não pode ser tomada abruptamente. Nesse caso, existem alguns passos que devem ser seguidos:

  • Definir o problema;
  • Coletar dados e informações;
  • Analisar as alternativas;
  • Escolher a melhor opção;
  • Planejar e executar;
  • Monitorar os resultados.

7. Diminuição de problemas

Ainda que seja impossível prever todos os problemas, um ERP para marcenaria pode agilizar a resolução de um mal entendido ou desordem.

Digamos que houve atraso na entrega de um produto. 

Além de registrar as falhas que ocorreram, o sistema pode informar quando esse problema estiver próximo a acontecer novamente, ajudando o empresário a resolver a dificuldade.

Isso é possível pois com as datas de entrega sob supervisão, a equipe é alertada caso ocorra algum atraso.  

Mais uma vez, fica visível o quão o recurso é útil para solucionar problemas de uma marcenaria online.

Como evitar erros?

Para não ocorrerem falhas na gestão de projetos, é preciso um bom planejamento e uma comunicação eficaz entre os colaboradores e as equipes. 

Para essa finalidade, as empresas precisam organizar seus processos de acordo com suas características e necessidades. Ela pode tomar como base as seguintes etapas:

1. Planeje de forma automatizada;

2. Invista em qualidade;

3. Trabalhe de modo interativo e ágil;

4. Estabeleça prazos possíveis;

5. Pratique o gerenciamento de riscos;

6. Inove de forma contínua.

8. Melhor interação com fornecedores e clientes

Uma vez que os clientes são o principal ativo da empresa, é preciso elaborar estratégias para aproximar essas pessoas do seu negócio.

É importante também fazer uma segmentação para avaliar se os seus clientes são em sua maioria consumidores finais ou outras companhias.

Aqui, o ERP para marcenaria é a ferramenta ideal para fazer essa aproximação, já que o software tem um banco de dados o qual registra as preferências de cada cliente, o que ajuda na criação de soluções personalizadas.  

Igualmente, o sistema registra o trabalho dos fornecedores, outros atores essenciais para a marcenaria online.

Com isso, você pode selecionar sempre os melhores profissionais de acordo com o histórico de cada um. 

Como melhorar seu relacionamento com os fornecedores?

Diferente do que alguns possam pensar, o sucesso das empresas também está atrelado à gestão eficiente de fornecedores.

Nesse caso, a política da boa convivência é um dos trunfos para quem deseja ir longe em qualquer projeto, pois um bom relacionamento, com os parceiros certos, favorece as atividades comerciais, desenvolvendo estratégias para gerar resultados mais positivos.

  1. Relação transparente;
  2. Cumprimento de prazos;
  3. Flexibilidade nos pagamentos;
  4. Dicas de bom relacionamento com fornecedores;
  5. Comunicação;
  6. Pagamento -  melhores condições;
  7. Organização.
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7 dicas para escolher fornecedores.
Como lidar com fornecedores ruins?

9. Interface dinâmica e fácil de usar

Até aqui vimos que um software de marcenaria online oferece inúmeras soluções, o que já é uma maravilha, certo?

E o melhor é que tudo isso pode ser acompanhado pelo gestor de modo simples e dinâmico, sem complicações.

Afinal, você não precisa ficar procurando uma informação em planilhas manuais, já que o sistema entrega isso em segundos, pela nuvem e aplicativo.

Assim, esse é mais um ponto que reforça a necessidade de se contratar um sistema de gestão para marcenaria.

Como pudemos ver, um ERP para marcenaria é uma solução perfeita para alavancar o negócio e atrair novos consumidores.

Além disso, ter a marcenaria online coloca sua empresa na modernidade e ajuda a obter melhores resultados internamente. 

Aproveite então para conhecer o Sensio ERP, um sistema de gestão que atende sua marcenaria, colocando-a em um patamar de sucesso!

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